Siga o OTD

Volta Olímpica

Brasil avança no kumitê por equipes masculino no Mundial

Seleção passa pela Lituânia sem dificuldades, mas time feminino perde para a Sérvia; Katá feminino avança uma rodada, mas cai para favoritas

A quinta-feira foi das eliminatórias por equipes do Mundial de caratê, que está sendo disputado em Madri, na Espanha. No kumitê masculino, a seleção avançou para a segunda rodada sem maiores problemas, ao vencer a Lituânia por 3 a 0. Já o time feminino não teve a mesma sorte, e perdeu para a Sérvia por 2 a 0. No katá, os homens perderam na estreia por 5 a 0 para a Rússia, enquanto as mulheres venceram o Emirados Árabes por 5 a 0, mas pararam na Turquia por 4 a 1.

Abelardo Mendes Jr/www.rededoesporte.gov.br

Na regra do kumitê por equipes masculino, o confronto entre os dois países são em melhor de cinco lutas, caso alguma das seleções faça 3 a 0, não há a necessidade de completar os cinco combates. O kumitê feminino tem apenas três embates. No katá, os três atletas fazem sua apresentação e, em seguida, os rivais as fazem. Os cinco juízes definem quem foi o time melhor, para que avance de fase.

Os brasileiros que entraram em ação contra a Lituânia foram os três que viajaram à Espanha apenas para a competição por equipes: Adam Ramos, Breno Teixeira e Luiz Victor Barros.

A prova por equipes do kumitê segue nesta sexta-feira com a segunda rodada, as oitavas de final, as quartas, a semi e as disputas da repescagem. O Brasil enfrentará a Finlândia e, em caso de vitória, terá pela frente o vencedor do duelo entre Israel e Macedônia. Importante lembrar que as provas por equipes não fazem parte do programa olímpico.

No individual, as eliminatórias aconteceram na terça-feira e quarta-feira, com o Brasil conseguindo a classificação para uma final, na categoria até 67kg, com Vinicius Teixeira. A decisão do ouro será no sábado.

Mais em Volta Olímpica