Siga o OTD

Volta Olímpica

Laís Nunes vai para a repescagem no Mundial de Wrestling

Brasileira acaba derrotada por 7 a 1 para búlgara nas quartas de final, mas consegue vaga na repescagem. Giulia Penalber acaba derrotada nas oitavas para norueguesa

Guilherme Costa

Brasileira vence uma luta no Mundial de Wrestling, perde nas quartas e irá disputar a repescagem nesta quinta-feira; Giulia foi derrotada nas oitavas

As duas brasileiras que participaram nesta quarta-feira do Campeonato Mundial de Wrestling, que está sendo disputado em Budapeste, na Hungria, tiveram caminhos parecidos. Laís Nunes, na categoria até 62kg, e Giulia Penalber, até 57kg, venceram uma luta, caíram no combate seguinte. A diferença é que Laís, que chegou até às quartas de final, poderá disputar a repescagem pelo bronze, enquanto Giulia está eliminada do torneio.

Como era cabeça de chave, a Laís não precisou disputar a primeira rodada, o que fez com que sua vitória na estreia, contra a canadense Jessica Brouillette, já a colocasse nas quartas de final. Ali, enfrentou a búlgara Taybe Yusein, atual campeã europeia e quatro vezes medalhista em Campeonatos Mundiais. O placar foi de 7 a 1 para a rival.

A brasileira disputará a repescagem nesta quinta-feira e, caso vença duas lutas, levará o bronze. Isso porque sua algoz, Yusein, conseguiu a classificação para a decisão do ouro.

O técnico da seleção, Angel Torres Aldama, reclamou da arbitragem. Para ele, no fim do primeiro round, quando a búlgara vencia por 1 a 0, a brasileira conseguiu uma pontuação. Ele pediu o desafio de vídeo para os árbitros, que revisaram, mas não deram o ponto para Lais:

“Infelizmente, a arbitragem, sempre acontece o mesmo. Foi claramente uma ação técnica para a brasileira, eram dois pontos claros para ela. Na regra, a ação continua, ela pisou fora, mas tinha o controle e valeriam os pontos. Infelizmente, a arbitragem continua decidindo lutas”, disse o treinador.

Laís começou muito bem sua campanha, ao derrotar por superioridade técnica a canadense Jessica Lisa Brouillette. A brasileira abriu 10 a 0 antes do fim do segundo round, interrompendo o combate e garantindo a vitória. Logo no início, Lais já conseguiu 1 a 0 após punição de sua rival. No fim do primeiro round, já vencia por 3 a 0. Na segunda etapa, conseguiu mais três bons golpes, além de conseguiu jogar  a rival para  fora do tapete uma vez, fechando em 10 a 0.

Na segunda luta, que já valia pelas quartas de final, Lais enfrentou a búlgara Taybe Yussein, prata nos Mundiais de 2012 e 2013, e bronze em 2014 e 2015. No início, Lais foi punida e a búlgara conseguiu abrir 1 a 0. No fim do primeiro round, o lance polêmico, que deixou a búlgara com 3 a 0 no placar, já que, pela regra, quando você pede um desafio de vídeo e este não é válido, a atleta rival recebe um ponto. Na segunda etapa, a búlgara conseguiu abrir mais e fechou 7 a 1.

O Campeonato Mundial de luta olímpica teve início no último domingo, mas o Brasil só entrou em ação pela primeira vez nesta quarta-feira. Além de Giulia e Lais, a seleção tem outros quatro representantes: Sargis Khachatryan, Joilson Júnior, Marat Garipov e Angelo Moreira.

Giulia Penalber cai nas oitavas de final

Outra brasileira nesta quarta-feira, Giulia Penalber caiu nas oitavas de final. Ela venceu a primeira luta contra Emma Tissina, mas depois perdeu para a norueguesa Grace Jacob Bullen. Como Bullen caiu na semifinal, Giulia não pôde seguir na luta pela medalha.

Na estreia, Giulia derrotou a cazaque Emma Tissina por 5 a 2. A brasileira conseguiu abrir 1 a 0 após a adversária sofrer uma punição. No segundo round, a cazaque conseguiu derrubar a brasileira e virar, fazendo 2 a 1. Mas, faltando cerca de um minuto e meio, a brasileira conseguiu pontuar novamente, e assumiu a liderança para não perder mais, avançando de fase.

Nas oitavas de final, a norueguesa Grace Jacob começou melhor e abriu 5 a 0 nos primeiros minutos, após punição da brasileira. Giulia conseguia alguns pontos, mas sempre acabava sendo derrubada na sequência. A brasileira chegou a trazer a vantagem para 7 a 4, depois 11 a 6, mas acabou derrotada no fim por 14 a 6.

“A Giulia está pela primeira vez no peso 57kg. Foi uma primeira luta boa, contra a Noruega ela foi bem” – disse o treinador.

Mais em Volta Olímpica