Siga o OTD

Vôlei de Praia

Ana Patrícia e Rebecca conquistam etapa do Brasileiro

Ana Patrícia e Rebecca venceram Tainá e Victória e conquistaram a etapa de Palmas, no Tocantins, na abertura da temporada de 2018/2019 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

Ana Patrícia/Inovafoto/CBV

Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE) começaram a temporada 2018/2019 do Circuito Brasileiro de vôlei de praia como encerraram a passada, conquistando o ouro. A dupla superou na manhã deste domingo (16.09) Tainá e Victoria (SE/MS) por 2 sets a 1 (21/17, 17/21, 15/10), em 59 minutos, na decisão da etapa de Palmas (TO), primeira do calendário.

O bronze da etapa tocantinense, a primeira do tour brasileiro no estado, ficou com Fernanda Berti e Bárbara Seixas (RJ), que superaram Juliana e Andressa (CE/PB) por 2 sets a 0 (21/16, 21/12), em 33 minutos, na arena montada na Praia da Graciosa. A próxima parada do torneio ocorre em Vila Velha (ES), de 24 a 28 de outubro.

Este é o terceiro título da dupla em etapas do Circuito Brasileiro, sendo os três em sequência. Elas venceram em Maceió (AL) e Aracaju (SE), respectivamente penúltima e última paradas da temporada passada, e agora largaram novamente no lugar mais alto do pódio. Ana Patrícia avaliou o desempenho na decisão e a constância da equipe.

“Este resultado só nos dá mais motivação para continuarmos nosso trabalho para as próximas etapas. Precisamos manter a constância. E é justamente a consistência que faz os grandes times conquistarem os objetivos. É isso que acreditamos e temos como foco”, analisou Ana Patrícia, que conquistou os três títulos de etapa que possui ao lado de Rebecca.

A medalha de ouro rende à dupla 400 pontos no ranking geral da temporada, onde elas largam em primeiro lugar, já que  além dos vencedores de cada parada, existe o campeão geral, no somatório dos pontos de todas as etapas.

Rebecca, que chega ao seu sexto ouro em etapas do Circuito Brasileiro individualmente, contando antigas parcerias, comentou a preparação especial para o calor em Palmas (TO), que durante a final era superior aos 40ºC.

“Acho que nossa preparação nas últimas semanas ajudou muito, treinamos sob um sol quente já esperando o que estaria por vir aqui em Palmas. Nossa união fez toda a diferença, e junto com nosso técnico (Reis Castro), estivemos focadas, sempre acreditando. Uma apoiando a outra, e isso faz o jogo fluir, mesmo nos erros ao longo do jogo. Estávamos muito bem uma com a outra e esta união foi fundamental para a vitória”.

A disputa de bronze também foi bastante disputada, com belas jogadas. O bronze foi para as atuais campeãs do Major Series de Fort Lauderdale e da etapa quatro estrelas de Huntington Beach, Fernanda e Bárbara, que abriram a temporada com um importante pódio.

“Eu valorizo muito os pequenos passos, acho que só com uma boa base, conseguimos construir um time. Fernanda é uma excelente parceira. E a cada dia ganhamos mais cumplicidade e evoluindo como equipe. Apesar de estabelecermos uma meta de vencermos uma etapa do Circuito Brasileiro, as medalhas são sempre valorizadas, independente da cor”, destacou a carioca Bárbara Seixas.

O Jogo

Ana Patrícia começou em sua especialidade, pressionando no bloqueio e forçando o time adversário a tentar ataques mais ineficientes. Aos poucos, porém o duelo se equilibrou e Tainá/Victoria empataram a partida: 5 a 5. A maior constância na virada de bola, porém, fez Ana e Rebecca chegarem à primeira parada técnica vencendo por 12 a 9.

Victoria, que vinha tendo dificuldades na virada de bola, conseguiu encontrar bons saques e o jogo ficou acirrado, empatando em 14 a 14. Foi a vez de Rebecca aparecer e decidir o set. Saques potentes, defesas e pontos de contra-ataque e vantagem de 17 a 14 no placar. Em erro de ataque de Tainá, Ana Patrícia e Rebecca fecharam a parcial por 21 a 17.

O segundo set começou com Ana/Rebecca abrindo 4 a 0 e forçando logo pedido de tempo da técnica Cida Lisboa. Tainá e Victoria foram evoluindo e na primeira parada técnica do set a desvantagem era de apenas um ponto: 10 a 11. A virada veio pouco depois e elas deslancharam, abrindo 18 a 14 com lindo bloqueio de Tainá e ace de Victoria. Mantendo a calma, administraram a liderança e fecharam o set em 21 a 17 em largada de Tainá.

O tie-break começou muito disputado, com os dois times trocando pontos, sem que ninguém abrisse vantagem. Um lindo rally finalizado em diagonal curta de Rebecca levantou a torcida e fez a dupla embalar, abrindo dois pontos: 7 a 5. Ana Patrícia surgiu em momento decisivo e em bloqueio aumentou a vantagem para 10 a 7. Administrando a vantagem, Ana e Rebecca foram seguradas na virada de bola e fecharam por 15 a 10, em ataque para fora das adversárias.

Após Palmas (TO), o Circuito Brasileiro Open seguirá para Vila Velha (ES), de 24 a 28 de outubro, enquanto a terceira parada ocorre em Campo Grande (MS), de 21 a 25 de novembro. Em 2019, outras etapas da temporada 18/19 serão realizadas. As datas e cidades ainda serão divulgadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

Mais em Vôlei de Praia