Siga o OTD

Vôlei de Praia

Duelo da juventude marca decisão feminina na etapa de Palmas

Tainá e Victória

A primeira etapa da temporada 2018/2019 do Circuito Brasileiro de vôlei de praia dá mostras que a nova geração de atletas da modalidade está se consolidando no cenário nacional. A decisão do torneio feminino do Open de Palmas (TO) colocará frente a frente duas duplas formadas por jovens atletas e, em quadra, a média de idade será de apenas 21 anos. Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), com 20 e 25 anos respectivamente, e Tainá/Victoria (SE/MS), com 23 e 19, venceram as semifinais na tarde deste sábado (15.09), na arena montada na Praia da Graciosa.

A grande decisão será na manhã deste domingo (16.09), por volta das 11h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do canal SporTV 2. A disputa de bronze, entre Bárbara Seixas/Fernanda Berti (RJ) e Juliana/Andressa (CE/PB), também transmitida na TV, começa às 10h.

A primeira semifinal foi a reedição da decisão do Open de Aracaju (SE), que encerrou a temporada 17/18, entre Ana Patrícia/Rebecca e Bárbara Seixas/Fernanda Berti. Assim como naquela vez, o duelo foi decidido no tiebreak em favor de Ana e Rebeca (21/14, 18/21 e 15/8). No jogo, o bloqueio de Ana Patrícia foi importante, principalmente no primeiro set, trazendo dificuldades na virada de bola de Fernanda Berti. A dupla do Rio de Janeiro intensificou o jogo no segundo set forçando o saque. Na terceira parcial a consistência na virada de bola determinou a vitória para Ana e Rebecca.

“Assim que soube que o cruzamento seria com elas, me veio a lembrança daquele jogo, da fratura. Mas Aracaju me traz lembranças muito boas, de superação, de que posso ultrapassar as coisas que vão aparecer no caminho. Mais uma vez destaco nosso companheirismo, sabíamos que seria um jogo difícil. O companheirismo foi minha melhor lembrança de lá, e minha melhor lembrança daqui, também. Rebecca e Reis (Castro, técnico da dupla) me apoiaram demais e conseguimos triunfar juntos”, comentou Ana.

No segundo duelo das semifinais a jovem dupla formada por Tainá e Victoria conseguiu a classificação para a segunda final em uma etapa Open ao baterem Juliana/Andressa (CE/PB) por 2 sets a 0 (21/16 e 21/19). As meninas treinadas pela técnica Cida Lisboa impuseram o ritmo logo no começo do primeiro set, e mantiveram a liderança no placar até o final da parcial. No segundo set a experiência de Juliana equilibrou a disputa, mas, na reta final, o volume de jogo de Tainá e Victoria foi decisivo.

“Não tem outra palavra para definir o nosso time que não seja trabalho. Colocamos em prática tudo o que conversamos ontem. Agora temos o acompanhamento de um psicólogo, o que agregou bastante à nossa equipe. E temos fé que cada um fazendo a sua parte nós conseguiremos ir cada vez mais longe”, disse Tainá.

Após Palmas (TO), o Circuito Brasileiro Open seguirá para Vila Velha (ES), de 24 a 28 de outubro, enquanto a terceira parada ocorre em Campo Grande (MS), de 21 a 25 de novembro. Em 2019, outras etapas da temporada 18/19 serão realizadas. As datas e cidades ainda serão divulgadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. A competição distribui R$ 45 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos quase R$ 500 mil por etapa.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei de Praia