Siga o OTD

Vôlei de Praia

Oitavas de final são definidas com atleta da casa e novas duplas

Ana Patrícia/Inovafoto/CBV

Oitavas de final da etapa de Palmas, no Tocantins, do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia são definidas entre os homens

As oitavas de final do torneio masculino pela etapa de Palmas (TO) foram definidas nesta quinta-feira (13.09), na primeira etapa do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia 18/19. Foram disputados 26 jogos pela fase de grupos, com 16 duplas avançando à fase eliminatória. Destaque para duplas recém-formadas e para o atleta da casa, Averaldo, que segue no torneio.

Os jogos do naipe masculino vão até sábado (15.09), mas o torneio continua até domingo (16.09), dia da final feminina. Tudo com entrada franca na arena montada na Praia da Graciosa, altura do Monumento à Consciência. As partidas da quadra central contam com transmissão ao vivo no Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Já as disputas de medalha serão exibidas exclusivamente no canal SporTV.

Os duelos das oitavas de final (veja todos os confrontos ao final da matéria) começam a partir das 10h30. No mesmo dia também acontece a disputa das quartas de final do naipe masculino. Averaldo, que teve uma vitória e uma derrota na fase de grupos, avançando em segundo na chave, comemorou a oportunidade de atuar em casa e contar com a energia da torcida.

“Jogar na arena central já é especial, sendo na minha casa, então, isso aumenta ainda mais. Fizemos um bom jogo na estreia, na segunda partida acabamos oscilando um pouco mais, mas vamos em busca da vaga nas quartas de final. Ter os amigos e familiares por perto é muito gratificante, são uma energia extra. Agora é descansar e se preparar para a fase eliminatória”, disse Averaldo, que ao lado de Bernat irá enfrentar Jô/Léo Vieira (PB/DF).

Destaque também para novas formações que largaram com duas vitórias, na liderança de seus respectivos grupos. Casos de Jefferson/Anderson Melo (CE/RJ) e Marcus Carvalhaes/Pedro Resende (RJ/PB). Jefferson comentou a boa estreia em Palmas (TO).

“É nossa primeira etapa do Circuito Brasileiro, apesar de já nos conhecermos. Disputamos algumas etapas do Challenger em anos anteriores, então isso ajuda um pouco. Sair com duas vitórias é muito bom, dá confiança de que estamos com um ritmo bom. O calor em Tocantins é bastante intenso, então vamos descansar e nos prepararmos para a próxima fase”.

Outro atleta que se destacou no primeiro dia foi o paraibano George, campeão mundial Sub-19 e Sub-21. O defensor, que atua ao lado de Thiago (SC), sofreu mal estar na véspera da estreia, mas conseguiu se superar para vencer os dois jogos da chave, avançando em primeiro.

“Vencer os dois jogos é sempre bom, ainda mais depois de uma noite não tão boa na véspera. Estava bastante cansado, não consegui dormir bem por conta da febre. Mas dentro de quadra sempre vamos tentar ganhar, dar 100%. Thiago me ajudou demais, bloqueou muito bem. Agora é descansar e estudar os adversários, na fase eliminatória não existe chance, perdeu, está fora. Vamos com tudo”, disse George.

Oito times deram adeus ao torneio nesta quinta-feira, caindo na primeira fase: Lipe/Fábio (CE), Marcos Cabral/Lázaro (RJ/GO), Miguel/Guto (MS/SP), Gabriel Gouveia/Igor Borges (RJ), Allyson Lima/Gabriel Mussi (CE/RJ), Gabriel Santiago/Álvaro Andrade (DF/SE), Nilton/Felipe Cavazin (RO/PR) e Márcio Araújo/Allison Francioni (CE/SC).

Após Palmas (TO), o Circuito Brasileiro Open seguirá para Vila Velha (ES), de 24 a 28 de outubro, enquanto a terceira parada ocorre em Campo Grande (MS), de 21 a 25 de novembro. Em 2019, outras etapas da temporada 18/19 serão realizadas. As datas e cidades ainda serão divulgadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. A competição distribui R$ 45 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos quase R$ 500 mil por etapa.

OITAVAS DE FINAL – TORNEIO MASCULINO

Alison/André Stein (ES) x Rafael/Renato (PB)
Léo Vieira/Jô (DF/PB) x Averaldo/Bernat (TO/RJ)
Thiago/George (SC/PB) x Léo Gomes/Raul (RJ/SE)
Anderson Melo/Jefferson (RJ/CE) x Luccas/Bernardo Lima (SP/CE)
Eduardo Davi/Adrielson (PR) x Oscar/Luciano (RJ/ES)
Marcus Carvalhaes/Pedro Resende (RJ/PB) x Vinícius/Moisés (ES/BA)
Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB) x Ramon Gomes/Fernandão (RJ/ES
Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR) x Matheus Maia/Rafael (RJ/PR)

Mais em Vôlei de Praia