Siga o OTD

Vôlei de Praia

Atleta de Palmas comemora disputa do 1º Open em casa

Atleta de Palmas comemora chance de disputar 1º Open em casa
Daniel Zappe/MPIX/CBV

A 1ª Etapa do Circuito Brasileiro Open será em Palmas, no Tocantins, entre os dias 11 e 16 de setembro.

O Circuito Brasileiro Open, principal competição do vôlei de praia nacional, irá desembarcar pela primeira vez em seus 27 anos em Palmas (TO). E um atleta em especial não esconde a ansiedade com o torneio que ocorre de 12 a 16 de setembro, na Praia da Graciosa. O tocantinense Averaldo representará o estado, contando com o apoio de amigos e familiares.

Além de Averaldo, que já está classificado pelo ranking de entradas, outros 10 atletas tocantinenses buscarão uma vaga na fase de grupos disputando o classificatório. No masculino, que ocorre quarta-feira, estão inscritos Cleomar, Davi, Luis, Júlio, Victor Hugo e Yuri. Entre as mulheres, buscam a vaga Mayana, Silvania, Thaís e Jéssica, na quinta.

Formando nova parceria com o carioca Rodrigo Bernat, Averaldo, que atualmente mora em Brasília (DF), contou a expectativa pelo torneio e espera sucesso de público.

“É muito bom jogar em casa, já tive a oportunidade de ser campeão no Estadual e Regional, e agora será a primeira vez jogando o Circuito Brasileiro Open. A cidade é muito receptiva, gosta muito do vôlei de praia e com certeza vai lotar a arena. Além disso, é sempre muito positivo contar com o apoio da família e dos amigos. Não tenho tanto esta oportunidade, então vou desfrutar ao máximo e espero que seja uma excelente abertura da temporada”.

Jogando em Palmas (TO), Averaldo foi campeão do Circuito Estadual Banco do Brasil, em 2010, e vice-campeão do Circuito Banco do Brasil Regional, em2013. A cidade também recebeu etapas do Circuito Challenger de 2006 a 2008, e em 2017. Averaldo espera contar com a energia das arquibancadas para conseguir um bom resultado.

“No ano passado, no Circuito Challenger, acabei eliminado nas quartas de final, não foi tão legal para mim, particularmente. Mas a torcida demonstrou como gosta do esporte, foi um belo espetáculo e os atletas aprovaram. Fico feliz em poder estar presente nesta primeira etapa do Open em Palmas. Espero poder apresentar um bom voleibol”, disse.

A competição conta com 24 duplas em cada gênero. As 16 melhores duplas no ranking de entradas já estão pré-classificadas para a fase de grupos, enquanto as outras oito vagas em cada naipe são disputadas no classificatório, com partidas eliminatórias diretas na quarta (masculino) e quinta-feira (feminino).

No naipe masculino, os 16 times garantidos pelo ranking de entradas são Alison/André (ES), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Thiago/George (SC/PB), Jô/Léo Vieira (PB/DF), Vinícius/Moisés (ES/BA), Fernandão/Ramon Gomes (ES/RJ), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR), Eduardo Davi/Adrielson (PR), Nilton/Felipe Cavazin (RO/PR), Lipe/Fábio (CE), Márcio Gaudie/Vinícius Cardoso (RJ), Oscar/Luciano (RJ/ES), Luccas Lima/Bernardo Lima (SP/CE), Miguel/Guto (MS/SP), Marcus/Pedro Henrique (RJ/PB) e Averaldo/Rodrigo Bernat (TO/RJ).

Já no torneio feminino, as 16 duplas pré-classificadas são Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Carol Solberg/Maria Elisa (RJ), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Tainá/Victoria (SE/MS), Josi/Lili (SC/ES), Elize Maia/Maria Clara (ES/RJ), Juliana/Andressa (CE/PB), Taiana/Vivian (CE/PA), Carolina Horta/Ângela (CE/DF), Val/Naiana (RJ/CE), Izabel/Thati (PA/PB), Rachel/Érica Freitas (RJ/MG), Andrezza/Neide (AM/AL), Aline/Diana (SC/RJ), Flávia/Bárbara Ferreira (RJ) e Juliana Simões/Eunyce (PR/AL).

Os jogos da fase de grupos, a partir de quinta-feira (13), terão transmissão ao vivo pelo Facebook e site oficial da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Já as disputas de medalha dos dois naipes, no sábado (15), a partir das 19h, e domingo (16), a partir das 10h, serão exibidas ao vivo exclusivamente pelos canais SporTV.

A segunda etapa do Circuito Brasileiro Open será em Vila Velha (ES), de 24 a 28 de outubro, enquanto a terceira parada ocorre em Campo Grande (MS), de 21 a 25 de novembro. Em 2019, outras etapas da temporada 18/19 serão realizadas. As datas e cidades ainda serão divulgadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. A competição distribui R$ 45 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos quase R$ 500 mil por etapa.

Mais em Vôlei de Praia