Siga o OTD

Vôlei de Praia

Carol Horta/Rebecca e Rafael/Renato levam o título no PE

Divulgação CBV

Na última etapa do Circuito Challenger de Vôlei de Praia, Carol Horta/Rebecca e Rafael/Renato levam o título em Jaboatão dos Guararapes (PE)

A quarta e última etapa do Circuito Challenger de vôlei de praia 2018, em Jaboatão dos Guararapes (PE), contou com campeões inéditos. Carolina Horta/Rebecca (CE) e Rafael/Renato (PB) conquistaram o título na manhã deste domingo (19.08), subindo ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez. Além disso, o título geral – que soma o resultado das quatro paradas – também foi definido após os jogos na arena montada na Praia de Piedade.

No naipe masculino, os irmãos gêmeos Rafael e Renato concluíram uma semana perfeita em Jaboatão. Eles já haviam conquistado o título do Circuito Brasileiro Sub-21, na última quinta-feira, e mostraram que podem bater de frente com duplas mais experientes. E foi o que aconteceu. Vitória por 2 sets a 0 (21/17, 22/20) sobre Léo Vieira/Jô (DF/PB), em 45 minutos.

“Só temos a agradecer aos nossos familiares, por acreditarem em nosso trabalho e nos incentivarem. E ao nosso centro de treinamento, o CT Cangaço. Representar nosso estado e sentir a evolução que temos tido como dupla é algo incrível. Queremos seguir evoluindo e vamos focar nos próximos objetivos na temporada”, disse Rafael.

A derrota na final, porém, não foi tão amarga para o brasiliense e o paraibano. Com a segunda posição, eles confirmaram o título geral da temporada, chegando aos 1.240 pontos no ranking. Completando o pódio da etapa de Jaboatão, Matheus Maia e Felipe Cavazin (RJ/PR) superaram Marcus e Ferramenta (RJ) na disputa da medalha de bronze.

A mesma situação ocorreu no naipe feminino. Carolina Horta e Rebecca (CE) superaram Victoria e Tainá (MS/SE) por 2 sets a 0 (21/12, 21/16), em 30 minutos, conquistando o primeiro ouro no Challenger 2018. Mas as vice-campeãs da etapa acabaram ficando com o título geral da temporada, somando 1.400 pontos no total, na liderança isolada. Carol Horta comentou a felicidade pelo título reencontrando sua primeira parceira.

“A Ana Patrícia, parceira da Rebecca, estava passando férias com os familiares. Surgiu o convite da Rebecca e topei. Foi muito bacana, relembramos a época de base, quando atuamos juntas. Começamos lado a lado, em 2009. Sempre treinamos e isso já dá um entrosamento natural. Ajudou muito durante o torneio. Estou muito feliz, amanhã é meu aniversário, então foi um presente antecipado”, disse Carol Horta.

A medalha de bronze do torneio pernambucano ficou com Andrezza e Neide (AM/AL), que superaram Val e Izabel (RJ/PA) por 2 sets a 1 (21/13, 16/21, 14/16), em 48 minutos de duração. O Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol  transmitiu todas as partidas da quadra central ao vivo e todas as partidas tiveram entrada franca.

Na abertura do Challenger, em Maringá (PR), os títulos foram para Márcio Araújo/Luciano (CE/ES) e Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE). Na segunda etapa, no Rio de Janeiro (RJ), Vivian/Vitoria (PA/RJ) e Marcus/Luciano (RJ/ES) ficaram com a medalha de ouro.

A competição tem o seguinte formato: 12 duplas em cada gênero são divididas em três chaves de quatro. Os primeiros e segundos de cada chave, além de dois melhores terceiros, avançam às quartas de final, e deste ponto o torneio segue em formato eliminatório simples.

Em Brasília (DF), ouro para Tainá/Victoria (SE/MS) e Léo Vieira/Jô (DF/PB), fechando a temporada com os campeões de Jaboatão, Carol Horta/Rebecca e Rafael/Renato. Os campeões de uma etapa recebem 200 pontos no ranking geral e cerca de R$ 13 mil em premiações.

O Challenger é composto por quatro torneios em quatro cidades diferentes, entre junho e agosto de 2018. Ele ocorre entre o término de uma temporada, e o início de outra do Circuito Brasileiro Open, mantendo em atividade atletas que não estão atuando no Circuito Mundial, garantindo um calendário competitivo durante todo ano para mais competidores.

Mais em Vôlei de Praia