Siga o OTD

Vôlei de Praia

Jaboatão (PE) recebe quarta e última etapa da temporada

Divulgação/CBV

Com entrada franca à torcida na cidade pernambucana de Jaboatão dos Guararapes, será realizada a quarta e última etapa do Circuito Brasileiro Challenger 2018

O aquecimento começou com a disputa do Circuito Brasileiro Sub-21, mas agora é a hora de grandes estrelas do vôlei de praia brasileiro da categoria principal entrarem em ação em Jaboatão dos Guararapes (PE). A cidade recebe neste final de semana, de sexta-feira (17.08) a domingo (19.08), a quarta e última etapa do Circuito Brasileiro Challenger 2018.

Os jogos ocorrem na arena montada na Praia de Piedade, com entrada franca à torcida. A competição também terá transmissão ao vivo no Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), a partir de sábado (18.08), quando começa a fase de grupos. E o evento conta com presença de medalhistas olímpicos e vários nomes da nova geração.

Márcio Araújo, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e Juliana, bronze nos Jogos de Londres, em 2012, já estão garantidos no torneio pelo ranking. Já o brasiliense Harley, campeão do Circuito Mundial em 2008 e eleito melhor do mundo por duas vezes, disputará o classificatório buscando uma das últimas vagas à fase de grupos.

A competição conta com 12 duplas em cada gênero, divididas em três grupos de quatro. Oito delas já entram direto na fase de grupos, pelo ranking de entradas, enquanto quatro times saem da disputa do classificatório, disputa preliminar que ocorre no primeiro dia (sexta-feira). Os primeiros e segundos de cada chave, além de dois melhores terceiros, avançam às quartas de final, e deste ponto o torneio segue em formato eliminatório simples.

Já foram realizadas as etapas de Maringá (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). Além dos campeões de cada cidade, também existe um campeão geral, com a soma dos pontos dos quatro eventos. O naipe feminino tem como líderes do ranking Tainá/Victoria (SE/MS), com 1.040 pontos. No naipe masculino, Léo Vieira/Jô (DF/PB) aparece em primeiro lugar: 880 pontos.

Já estão garantidas na fase de grupos do naipe feminino, pelo ranking de entradas ou convite, Victoria/Tainá (MS/SE), Juliana/Andressa (CE/PB), Andrezza/Neide (AM/AL), Val/Izabel (RJ/PA), Vivian/Vitoria (PA/RJ), Aline/Diana (SC/RJ), Rachel/Flávia (RJ) e India/Andrea (PA/AM). Outros 21 times disputam as quatro vagas no classificatório.

Entre os homens, os times já classificados são Léo Vieira/Jô (PB/DF), Márcio Araújo/Allison Francioni (CE/SC), Ramon Gomes/Adrielson (RJ/PR), Jefferson/Miguel (CE/MS), Vinícius/Fernandão (ES), Eduardo Davi/Borlini (PR/ES), Marcus/Ferramenta (RJ) e Rafael/Renato (PB). Outras 26 duplas disputam as últimas vagas no classificatório.

Na abertura do Challenger, em Maringá (PR), títulos para Márcio Araújo/Luciano (CE/ES) e Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE). Na segunda etapa, no Rio de Janeiro (RJ), Vivian/Vitoria (PA/RJ) e Marcus/Luciano (RJ/ES) ficaram com a medalha de ouro. Em Brasília (DF), ouro para Tainá/Victoria (SE/MS) e Léo Vieira/Jô (DF/PB). Os campeões de uma etapa recebem 200 pontos no ranking geral e cerca de R$ 13 mil em premiações.

O Challenger é composto por quatro torneios em quatro cidades diferentes, entre junho e agosto de 2018, e que esse ano vai terminar na cidade de Joboatão. Ele ocorre entre o término de uma temporada, e o início de outra do Circuito Brasileiro Open, mantendo em atividade atletas que não estão atuando no Circuito Mundial, garantindo um calendário competitivo durante todo ano para mais competidores.

Mais em Vôlei de Praia