Siga o OTD

Vôlei de Praia

Classificatório define últimas vagas para a etapa de Jaboatão

Divulgação CBV

Com o fim do classificatório, foram definidos os últimos classificados para a chave principal do Circuito Brasileiro Sub-21 de vôlei de praia

A disputa do classificatório, nesta terça-feira (14.08), definiu os grupos e os últimos times a conquistarem vaga para a etapa de Jaboatão dos Guararapes (PE) do Circuito Brasileiro Sub-21 de vôlei de praia. Os jogos acontecem na arena montada na Praia de Piedade e seguem até quinta-feira (16.08), sempre com entrada franca à torcida. Esta é a terceira parada da temporada 2018, que será encerrada em Manaus (AM).

Foram realizados 29 jogos nesta terça-feira, somando os torneios masculino e feminino. Entre os homens, 20 duplas disputaram as últimas três vagas à fase de grupos. Avançaram Gabriel/Lippi (RJ), que superou Thiago/Thiego (PB) por 2 sets a 0 (21/15, 21/17), Lucas/João Pedro (RJ), que venceu Luis Felipe/Humberto (SC) por 2 sets a 0 (21/10, 21/8), e Mateus/Isac (PB), que derrotou Gabriel/João (PR) na última rodada, valendo a vaga.

Já no torneio feminino, a disputa reuniu 15 duplas lutando pelas vagas em três rodadas eliminatórias diretas. Avançaram Karol/Carol (SE), que venceu na rodada decisiva Thainara/Vitória (CE) por 2 sets a 0 (21/14, 21/9), Ana Clara/Juliana (RO), que derrotou May/Ana (PR) por 2 sets a 0 (21/16, 26/24), e Ariany/Sabrina (MT), que eliminou Tamires e Bianca (PE) por 2 sets a 1 (21/16, 18/21, 15/9).

A competição terá início a partir das 08h desta quarta-feira. Já estavam garantidos no naipe masculino pelo ranking Jonh/Ícaro Passos (BA), Felipe/André Luis (DF), Rafael/Renato (PB), Patrick/Lipe (PR), Gabriel/Gabriel Cândido (RJ), André Danilo/Matheus (SE), Pedro/Gabriel (SP), Jean/Gui (MS) e João Victor/Wesley (PE).

No naipe feminino, os times já classificados pelo ranking eram Amanda/Talita (CE), Débora/Thamela (ES), Aninha/Victoria (MS), Ingridh/Amanda (PR), Gabriella/Carol Paiva (RJ), Milena/Bárbara (RN), Helena/Lari (SC), Anna/Fernanda (BA) e Carol/Emilly (PE).

A competição conta com 12 times em cada gênero, sendo nove pré-classificados pelo ranking (em Jaboatão, foi concedido um convite para duplas da casa na fase de grupos), de acordo com o resultado da etapa anterior, e outras três duplas definidas pelo torneio classificatório.

Os times são divididos em quatro grupos com três, jogando no sistema “todos contra todos” dentro da chave. Todos avançam à segunda fase, mas os times que terminarem em primeiro no grupo vão direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros disputam a repescagem. A partir desta fase ocorrem semifinais e disputas de medalha.

A temporada é formada por quatro etapas. Na primeira, em João Pessoa (PB), André Danilo e Matheus, representando Sergipe, e Aninha/Victoria, defendendo o estado do Mato Grosso do Sul, ficaram com o título. Na segunda etapa, no Rio de Janeiro (RJ), o título ficou com Aninha/Victória (MS) e com Rafael/Renato (PB). Após a disputa em Jaboatão dos Guararapes, a temporada se encerra em Manaus (AM), de 5 a 7 de outubro.

Rio de Janeiro, no naipe masculino, e o Ceará, no naipe feminino, foram os campeões da temporada 2017. A competição revelou diversos atletas que foram campeões e posteriormente se tornariam olímpicos como Pedro Solberg (RJ), Bruno Schmidt (DF), Bárbara Seixas (RJ), Juliana (CE) e Maria Elisa (RJ).

Mais em Vôlei de Praia