Siga o OTD

Vôlei de Praia

Brasil garante duas duplas masculinas direto nas oitavas

Divulgação/FIVB

André e Evandro e Gute e Vitor Felipe garantem vagas nesta quinta-feira(17) e representarão o Brasil nas oitava de final de Itapema

Apesar de estarmos nos aproximando do inverno, os torcedores locais se encarregaram de manter o clima “quente” na arena montada na Meia Praia, em Itapema (SC). O público catarinense compareceu em peso nesta quinta-feira (17) no primeiro dia do torneio 4 Estrelas do Circuito Mundial de vôlei de praia 2018, que terminou com duas duplas brasileiras classificadas diretas às oitavas de final no naipe masculino.

Os campeões brasileiros e mundiais André e Evandro (ES/RJ) e a dupla Guto/Vitor Felipe (RJ/PB) venceram as duas partidas que disputaram e conseguiram a classificação antecipada. As outras parcerias brasileiras, Álvaro Filho/Saymon (PB/MS) e Ramon Gomes/Fernandão (RJ/ES) acabaram superados logo na estreia e voltarão a jogar na manhã desta sexta-feira (18).

André e Evandro abriram a participação da dupla no evento em território catarinense com vitória sobre o time austríaco Wutzl/Frühbauer por 2 sets a 0 (21/19 e 21/18), em 38 minutos de jogo na quadra central. Mais tarde, novamente no palco principal da competição, novo triunfo, desta vez sobre os alemães Flüggen e Böckermann em dois sets (21/14 e 21/13), em 35 minutos. O Capixaba André comemorou a presença massiva dos torcedores e do apoio recebido.

“A arquibancada estava quase lotada, e normalmente não é assim em uma quinta-feira. A gente percebe que a galera aqui curte o vôlei de praia. Até em nossas redes sociais recebemos mensagens de torcedores que estão organizando caravanas de outras cidades para vir aqui acompanhar. E é isso que queremos, que o público venha e apoie as duplas brasileiras. Vencer as duas partidas hoje nos garante nas oitavas, e nos poupa de um jogo. E no Circuito Mundial todo jogo é muito difícil, e se conseguirmos avançar mais rápido é melhor”, disse André.

A outra dupla invicta do Brasil é Guto e Vitor Felipe (RJ/PB) que começaram a campanha em Itapema levando a melhor sobre Thole/Wickler (ALE) por 2 sets a 1 (22/24, 21/18 e 15/13), em 56 minutos. Depois os adversários foram os campeões Pan-Americanos em Toronto 2015 Virgen/Ontiveros (MEX). Apesar do equilíbrio na disputa, os brasileiros conseguiram impor o ritmo e garantiram novo triunfo, desta vez por 2 sets a 0 (25/23 e 21/16), em 38 minutos. Para Guto, conquistar dois resultados positivos no primeiro dia poupa energia e pode fazer a diferença mais adiante no torneio.

“Muitas duplas fortes vieram aqui para Itapema, e, por isso, as duas vitórias de hoje foram importantes para pegarmos um caminho um pouco melhor até a final. Se perdêssemos hoje teríamos que passar ainda por uma repescagem. Foram jogos difíceis, e é assim mesmo em torneios do Circuito Mundial. A torcida foi muito importante, e sabíamos que seria assim, depois que viemos jogar aqui no Circuito Brasileiro”, contou Guto.

Outros dois times brasileiros entraram em ação nesta quinta-feira. Ramon Gomes e Fernandão (RJ/ES) jogaram na rodada inaugural do grupo C e foram superados por Losiak/Kantor (POL) por 2 sets a 0 (12/21 e 13/21), em 33 minutos. Para seguirem na competição eles precisam vencer Beeler/Krattiger (SUI), nesta sexta-feira, às 9h40. Já Álvaro Filho/Saymon (PB/MS) jogou pelo grupo H e sofreu o revés contra Ehler/Schumann (ALE) por 2 sets a 1 (23/21, 14/21 e 13/15), em 50 minutos. Agora o paraibano e o sul-mato-grossense enfrentam os poloneses Kujawiak e Rudol na segunda rodada, em partida marcada para 10h30.

O torneio em Itapema é da categoria quatro estrelas, distribuindo 150 mil dólares aos atletas, com as duplas campeãs nos dois naipes recebendo 20 mil dólares e somando 800 pontos para o ranking, que define os campeões da temporada. As competições do tour são classificadas de uma a cinco com base nos pontos e na premiação que distribuem.

O Brasil recebeu em sua história 42 etapas no naipe masculino e 37 etapas no naipe feminino (a maioria realizadas simultaneamente) do Circuito Mundial de vôlei de praia. Esta é a primeira vez que uma cidade da região Sul do país recebe uma etapa do giro internacional.

 

Mais em Vôlei de Praia