Siga o OTD

Vôlei de Praia

Elize Maia estreia dupla com Maria Clara no Superpraia

Depois de ficar afastada por lesão e ver encerrada a dupla com Taiana, Elize Maia volta às quadras no Superpraia com uma nova parceira: Maria Clara Salgado

A edição 2018 do SuperPraia, que acontece nesta semana, em Brasília (DF), marcará a estreia de uma nova dupla. A capixaba Elize Maia disputará na capital federal sua primeira competição junto da carioca Maria Clara Salgado. Elas serão um dos 16 times na disputa da principal competição nacional da modalidade, que ocorre de quinta-feira (26.04) a domingo (29.04), no estacionamento do estádio Mané Garrincha, com entrada franca.

Elize Maia retorna às quadras após quase quatro meses afastada por uma lesão no joelho, sofrida no início de janeiro, em uma etapa do Circuito Mundial 2018. Na época, ainda atuava ao lado da cearense Taiana. Desde o mês passado, porém, fechou parceria para atuar com a defensora Maria Clara Salgado e agora comemora o convite para disputar o torneio. Como não atuaram juntas, a dupla não ficou entre as 14 melhores da temporada 17/18.

“Estou muito feliz por estar jogando novamente, isso é o ponto principal para mim. É uma alegria ter recebido o convite e poder estrear minha dupla no evento que vai reunir os melhores da temporada, disputei as outras edições, fui prata em 2014 e sei o quanto é especial participar do SuperPraia, agradeço demais a oportunidade”, comentou.

“Maria e eu estamos nos conhecendo ainda. É cedo para falar alguma coisa ou criar expectativas. Mas estamos encarando esse desafio com curiosidade e alegria, curtindo o momento. O que posso dizer é que estou entusiasmada por voltar a treinar e trabalhar no que acredito e gosto de fazer, no alto nível”, completou Elize.

Se Elize Maia será uma das novidades, a bloqueadora mineira Ana Patrícia é um desfalque, já que sofreu uma fratura no dedo mínimo da mão direita, na final da etapa de Aracaju (SE) do Circuito Brasileiro Open, no início do mês. Com isso, sua parceira Rebecca atuará provisoriamente com a paraibana Thati em Brasília (DF).

As partidas da quadra central terão transmissão ao vivo pelo Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), enquanto as finais, no sábado de noite e no domingo de manhã, serão exibidas com exclusividade pelos canais SporTV. Será a primeira vez que Brasília (DF) recebe uma edição do SuperPraia, torneio criado em 2014.

A competição reúne apenas os melhores times da temporada. Enquanto uma etapa do Circuito Brasileiro Open conta com 24 times na fase de grupos, em cada gênero, no SuperPraia estarão apenas os 14 primeiros do ranking brasileiro 17/18, além de dois times convidados, completando 16 duplas.

No SuperPraia também serão conhecidos os vencedores dos prêmios ‘Craque da Galera’, de votação popular, e dos melhores da temporada em cada fundamento (saque, recepção, levantamento, ataque, bloqueio, defesa, revelação, atleta que mais evoluiu e melhor jogador). Esta escolha é feita pelos próprios atletas e treinadores.

Os 16 times de cada naipe são divididos em quatro grupos de quatro, onde jogarão entre si no sistema de eliminatória dupla, em que vencedores enfrentam vencedores, e perdedores encaram os perdedores da primeira rodada.

Os primeiros colocados dos grupos vão direto para as quartas de final, enquanto segundos e terceiros disputam a repescagem. O naipe feminino começa na quinta-feira, com a final no sábado à noite, enquanto o torneio masculino se inicia na sexta-feira, com a disputa de medalhas no domingo de manhã.

Os times inscritos no naipe masculino são Evandro/André (RJ/ES), Pedro Solberg/George (RJ/PB), Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Léo Vieira/Jô (DF/PB), Ramon Gomes/Fernandão (RJ/ES), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR), Harley/Jeremy (DF/RJ), Vinícius/Luciano (ES), Márcio Gaudie/Moisés (RJ/BA), Álvaro Filho/Saymon (PB/MS), Ricardo/Eduardo Davi (BA/PR), Thiago/Marcus Borlini (SC/ES), Lipe/Fábio (CE), Marcus/Vinícius (RJ), Luccas Lima/Guto (SP) e Averaldo/Bernardo Lima (TO/CE).

No naipe feminino as duplas inscritas são Maria Elisa/Carol Solberg (RJ), Thati/Rebecca (PB/CE), Lili/Josi (ES/SC), Tainá/Victoria (SE/MS), Val/Ângela (RJ/DF), Taiana/Carol Horta (CE), Juliana/Andressa (CE/PB), Rachel/Andrezza (RJ/AM), Izabel/Renata (PA/RJ), Vitoria/Juliana Simões (RJ/PR), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Flávia/Bárbara Ferreira (RJ), Naiana/Vivian (CE/PA), Aline/Diana (SC/RJ), Sandressa/Neide (AL) e Maria Clara/Elize Maia (RJ/ES).

Os campeões olímpicos Alison e Bruno Schmidt (ES/DF) dominam entre os homens e ficaram com o ouro em todas as edições do SuperPraia, sendo tetracampeões. No feminino, a primeira edição, em Salvador (BA), em 2014, Taiana/Talita (CE/AL) venceu, enquanto nos dois anos seguintes, em Maceió (AL) e João Pessoa (PB), Ágatha/Bárbara (PR/RJ) foram bicampeãs. Na temporada passada, em Niterói, vitória de Ágatha/Duda (PR/SE).

O SuperPraia encerra o calendário nacional e possui um campeão único. Já o Circuito Brasileiro, que terminou no início deste mês, conta com sete etapas, três que foram realizadas em 2017 – Campo Grande (MS), Natal (RN) e Itapema (SC) – e mais quatro neste ano: Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Aracaju (SE). Evandro/André Stein (RJ/ES), no masculino, e Maria Elisa/Carol Solberg (RJ), no feminino, foram os campeões.

HORÁRIOS DOS JOGOS:
Quinta-feira: 9h às 16h
Sexta-feira: 8h às 19h
Sábado: 9h às 14h e 15h45 às 20h
Domingo: 10h às 12h

TODOS OS CAMPEÕES DO SUPERPRAIA:
2014 – Salvador – Talita/Taiana (AL/CE) e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF)
2015 – Maceió – Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF)
2016 – João Pessoa – Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF)
2017 – Niterói – Ágatha/Duda (PR/SE) e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF)

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei de Praia