Siga o OTD

Vôlei de Praia

Etapa de Xiamen é o próximo desafio de duplas brasileiras

Etapa de Xiamen é o próximo desafio de duplas brasileiras
Divulgação

Xiamen, na China, será palco do próximo desafio das duplas brasileiras no Circuito Mundial de vôlei de praia 2018.

As duplas brasileiras têm novo desafio pelo Circuito Mundial de vôlei de praia 2018 nesta semana, com a disputa da etapa de Xiamen, na China. Este é o terceiro torneio quatro estrelas da temporada e poderá contar com até sete times do país – seis já estão garantidos na fase de grupos, e Juliana/Andressa (PB/CE) buscam a vaga no classificatório.

Na escala que mede a importância dos torneios do tour internacional, os eventos quatro estrelas estão abaixo apenas dos torneios cinco estrelas (Major Series) e do Campeonato Mundial, que é disputado a cada dois anos (o próximo ocorre apenas em 2019). Os times campeões em Xiamen recebem 800 pontos no ranking geral e cerca de R$ 68 mil em prêmios. Ao todo são 150 mil dólares em premiação às duplas participantes.

No naipe feminino, já estão classificadas pela posição no ranking de entradas Ágatha/Duda (PR/SE), Carol Solberg/Maria Elisa (RJ) e Taiana/Carol Horta (CE), que entram em ação a partir de quinta-feira (19. Já Juliana e Andressa (CE/PB) terão que disputar o classificatório, e em caso de vitória, se juntam aos demais times na fase de grupos.

Carol Solberg, que no início deste mês conquistou a temporada do Circuito Brasileiro Open 17/18 em Aracaju (SE), comentou a expectativa para a etapa chinesa nesta semana.

“As etapas na China sempre têm a questão da viagem, que é bastante longa. Encaramos uma maratona, um dos voos mais longos que já fiz, mas chegamos bem, conseguimos treinar e estamos muito animadas. Ter sido campeã brasileira foi muito bacana, mas já passou, não muda nada dentro de quadra. Agora estamos muito focadas no Circuito Mundial, pensando jogo a jogo, torneio a torneio. Sabemos que cada evento conta muito e vamos dar nosso máximo”, analisou a bloqueadora parceira de Maria Elisa.

Entre os homens o Brasil será representado por Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Álvaro/Saymon (PB/MS) e Vitor Felipe/Guto (PB/RJ). Os últimos chegam embalados pelo ouro na etapa da Argentina do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia 2018, onde garantiram o título da temporada para o Brasil. Vitor Felipe analisou o desafio.

“Saímos direto da etapa da Argentina para o Circuito Mundial. Nessas horas é preciso deixar o cansaço um pouco de lado, buscar se adaptar ao fuso horário, ao clima, e entrar com a concentração alta. Estamos treinando duro e buscando evoluir. O nível está muito alto e temos que encarar toda partida como algo decisivo”, declarou.

O sistema de disputa acontece com os 32 times de cada naipe divididos em oito grupos de quatro duplas. Os primeiros colocados de cada chave após a fase de grupos vão direto às oitavas de final, enquanto segundos e terceiros disputam a repescagem. Desta fase em diante, a competição segue em formato eliminatório simples até as disputas de medalha.

Esta será a sexta vez que a cidade de Xiamen recebe uma etapa do Circuito Mundial, estando presente no tour seguidamente desde 2013. O Brasil soma quatro medalhas, sendo três de ouro, com Alison/Vitor Felipe, em 2013, Juliana/Maria Elisa, em 2014, e Fernanda Berti/Bárbara Seixas, em 2017. A prata foi conquistada por Talita/Taiana, em 2013.

Os times brasileiros somam até aqui três medalhas no Circuito Mundial 2018, sendo um ouro (Fernanda Berti/Bárbara Seixas) e duas pratas (Carol Horta/Taiana e Carol Solberg/Maria Elisa). Além de Xiamen, a China sediará outras quatro etapas no Circuito Mundial 2018, de duas e três estrelas, além de ser palco do Campeonato Mundial Sub-19, que ocorre em Nanquim, de 10 a 15 de julho. Já a etapa brasileira do tour acontece de 16 a 20 de maio, em Itapema (SC).

Mais em Vôlei de Praia