Siga o OTD

Vôlei de Praia

Vôlei de praia: Álvaro/Saymon e Lili/Josi conquistam vaga para o Major Series dos EUA

A lista das duplas brasileiras que disputarão o Major Series de Fort Lauderdale, nos EUA, ficou completa nesta quinta-feira (26.01). Álvaro Filho/Saymon (PB/MS) e Lili/Josi (ES/SC) venceram seus jogos pelo Country Quota, disputado em João Pessoa (PB), e garantiram vaga ao qualifying do evento, o primeiro do Circuito Mundial 2017. A disputa na Praia de Cabo Branco envolveu seis times brasileiros, três em cada gênero.

O ‘Country Quota’ era realizado na véspera das etapas internacionais, mas foi extinto dos torneios pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Desta forma, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), em conjunto com a Comissão de Atletas, definiu que a disputa seria feita em solo brasileiro, entre os três times com melhor ranking que ainda não haviam conseguido a vaga à etapa norte-americana.

Álvaro Filho e Saymon (PB/MS), melhor ranqueados, entraram em quadra apenas uma vez. Eles venceram Oscar e Helvado (RJ/CE) por 2 sets a 0 (26/24, 21/16). Antes, Oscar e Helvado haviam superado Luciano/Bruno de Paula (ES/AM) por 2 sets a 0 (22/20, 21/18). Veja o resultado de todos os jogos ao final.

“Nós nos preparamos muito para esta partida, o Circuito Mundial é uma meta muito importante para nós em 2017. É um ano de Campeonato Mundial, então queremos buscar nosso espaço lá fora. É sempre um jogo tenso, que coloca muita coisa em jogo, mas fomos felizes em manter a tranquilidade e apresentar um bom voleibol. A força do conjunto, com o trabalho da comissão técnica, é nosso destaque”, disse Saymon.

Lili e Josi (ES/SC) também confirmaram a vantagem de disputar apenas um jogo e serem as melhores ranqueadas. Elas superaram Maria Elisa e Carolina Horta (PE/CE) de virada, por 2 sets a 1 (14/21, 21/18, 15/11). Na partida anterior, Maria e Carol haviam superado Juliana e Carolina Solberg por 2 sets a 1 (21/16, 13/21, 15/11).

“O Country Quota é sempre um jogo tenso. Eu disputei muitas vezes, é um pouco mais natural para mim, mas era o primeiro da Josi. Queria voltar jogando bem, mas também ajudando ela a ter o máximo de tranquilidade possível. Tivemos alguns erros de entrosamento, algo natural. O importante é que em nenhum momento paramos de nos ajudar, de dar a mão ao parceiro. Essa positividade fez com que vencêssemos essa partida”, disse Lili

“Foi uma experiência única. Estamos treinando há duas semanas e está sendo incrível. Sempre tive parceiras ótimas, pessoas maravilhosas, mas a Lili tem um coração imenso. Ela carrega aquela coisa de ser parceira mesmo, de levar um conforto muito grande. Por isso a vitória foi ainda mais especial”, completou a catarinense Josi.

O Brasil tem nove duplas inscritas na etapa de Fort Lauderdale. No masculino, Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Pedro Solberg/Guto (RJ), Evandro/André Stein (RJ/ES) e Ricardo/Harley (BA/DF) estão na fase de grupos, e Alvinho/Saymon (PB/MS) no torneio qualificatório.

Já no naipe feminino, estão no torneio principal Larissa/Talita (PA/AL), Ágatha/Duda (PR/SE) e Elize Maia/Taiana (ES/CE), enquanto Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ) e Lili/Josi (ES/SC) partem do qualificatório em busca da vaga na fase principal.

O Brasil é o maior campeão do Circuito Mundial, com 16 títulos de temporada entre os homens e outros 21 entre as mulheres. Em 2016, Bruno Schmidt foi eleito pelo segundo ano consecutivo o melhor jogador da temporada.

COUNTRY QUOTA
Jogo 1 – Juliana/Carol Solberg 1 x 2 Maria Elisa/Carol Horta (21/16, 13/21, 15/11)
Jogo 2 – Luciano/Bruno 0 x 2 Oscar/Hevaldo – (22/20, 21/18)
Jogo 3 – Josi/Lili 2 x 1 Maria Elisa/Carol Horta – (14/21, 21/18, 15/11)
Jogo 4 – Álvaro Filho/Saymon 2 x 0 Oscar/Hevaldo – (26/24, 21/16)

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei de Praia