Siga o OTD

Vôlei de Praia

Pela 27ª vez, João Pessoa recebe circuito brasileiro de vôlei de praia

Uma das cidades mais identificadas com o vôlei de praia brasileiro será sede do primeiro torneio do ano. João Pessoa (PB) recebe dois eventos seguidos nesta semana, com os principais atletas do país. De terça (24.01) a quinta-feira (26.01) ocorre o Circuito Nacional, divisão de acesso ao Circuito Brasileiro Open, realizado de sexta-feira (27.01) a domingo (29.01), ambos com entrada franca na Av. Cabo Branco, altura do nº 2.500.

Evandro (dir.) e Pedro Solberg estreiam suas novas parcerias na Etapa João Pessoa

E não faltarão novidades na  etapa João Pessoa, com a estreia de várias duplas novas. Só entre os atletas que defenderam o Brasil na última edição dos Jogos Olímpicos serão três mudanças. O carioca Pedro Solberg passará a atuar ao lado do jovem Guto, eleito ‘novato do ano’ pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) em 2016. Evandro, que jogava ao lado de Pedro, formará dupla com o capixaba André Stein.

No feminino, a medalhista de prata no Rio de Janeiro Ágatha inaugura time ao lado de Duda, jovem de apenas 18 anos e dona de cinco títulos mundiais na base. Ao todo serão 13 estreias de novas duplas ou reestreias de equipes refeitas. A etapa João Pessoa terá a presença de 13 atletas olímpicos, sete deles medalhistas.

O Circuito Brasileiro Open é composto por 16 equipes no torneio masculino e outras 16 no torneio feminino. Os times são divididos em quatro grupos de quatro duplas na disputa da primeira fase, na sexta-feira. No dia seguinte ocorrem jogos válidos pela repescagem, quartas de final e semifinal. As disputas da medalha de bronze e das finais dos dois naipes ocorrem no domingo, com partidas apenas na parte da manhã.

Os primeiros colocados de cada grupo avançam direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros de cada chave disputam o Round 1 (repescagem).

Já o Circuito Nacional, que começa nesta terça-feira, é uma divisão de acesso ao Open. As duplas com bom desempenho em uma etapa do Nacional somam pontos e vão ganhando posições no ranking. O campeão do Nacional soma mais pontos (260) do que o quinto colocado de uma etapa Open (240).

O Nacional é composto por 12 duplas em cada naipe. As seis melhores do ranking – que não conseguiram vaga entre as 16 melhores do Open – e dois times convidados (wild card) entram direto na fase de grupos, que começa na quarta-feira. Um dia antes, na terça, ocorre o qualificatório, onde até 32 times (limite) em cada naipe disputam as últimas quatro vagas no torneio, em jogos eliminatórios diretos.

A temporada do Circuito Brasileiro Open 2016/2017 começou em setembro do ano passado, e João Pessoa (PB) será a sexta parada dos nove eventos programados. As próximas cidades que receberão o tour nacional em 2017 serão Maceió (AL), Aracaju (SE) e Vitória (ES).

No torneio feminino, Larissa e Talita (PA/AL), que venceram as três primeiras etapas, lideram com 1.480 pontos. No naipe masculino, Álvaro Filho e Saymon (PB/MS), que venceram em Brasília e Curitiba, além de terem conquistado três vices, estão em primeiro lugar no ranking geral da temporada com 1.880 pontos.

Etapa João Pessoa de vôlei de praia começa nesta terça

LISTA DE ATLETAS NA ETAPA JOÃO PESSOA:

CIRCUITO OPEN – TORNEIO MASCULINO
Alison e Bruno Schmidt (ES/DF)
Álvaro Filho e Saymon (PB/MS)
Evandro e André Stein (RJ/ES)
Pedro Solberg e Guto (RJ)
Oscar e Hevaldo (RJ/CE)
Jô e Vitor (PB)
Léo Gomes e Ferramenta (RJ)
Luciano e Bruno de Paula (ES/AM)
Felipe Cavazin e Pedro Resende (PR/PB)
Thiago e George (SC/PB)
Arthur Lanci e Eduardo Davi (PR)
Léo Vieira e Averaldo (DF/TO)
Márcio Araújo e Luizão (CE/AM)
Benjamin e Moisés (MS/BA)
Luccas Lima e Guto (SP)
Vinícius e Marcus Borlini (ES)

CIRCUITO OPEN – TORNEIO FEMININO
Larissa e Talita (PA/AL)
Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE)
Elize Maia e Taiana (ES/CE)
Juliana e Carolina (CE/RJ)
Ágatha e Duda (PR/SE)
Fernanda Berti e Bárbara Seixas (RJ)
Josi e Lili (SC/ES)
Renata e Thati (RJ/PB)
Val e Ângela (RJ/DF)
Maria Elisa e Carol Horta (PE/CE)
Tainá e Victoria (SE/MS)
Eunyce e Rafaela (AL/PA)
Semírames e Luiza Amélia (SP/CE)
Amanda e Fernanda Nunes (RJ)
Érica Freitas e Neide (MG/AL)
Flávia e Thais (RJ)

CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA ETAPA JOÃO PESSOA:
Data Nacional: Terça-feira (24.01) a quinta-feira (26.01)
Data Open: Sexta-feira (27.01) a domingo (29.01)
Local: Av. Cabo Branco, altura do nº 2500

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei de Praia