Siga o OTD

Vôlei de Praia

Lili e Josi vão à final pela primeira vez na etapa de Maceió

Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Lili e Josi alcançam decisão inédita contra Ana Patrícia/Rebecca, que buscam primeiro ouro na temporada.

A etapa de Maceió (AL) do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia terá uma dupla campeã inédita na temporada 2017/2018. Lili/Josi (ES/SC) avançaram pela primeira vez à decisão juntas e enfrentam neste domingo (18), às 11h (de Brasília), Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE), que possuem uma prata até aqui. O duelo acontece na arena montada na Praia da Pajuçara, com entrada franca à torcida e transmissão ao vivo pelo canal SporTV 2.

Ana Patrícia/Rebecca e Josi/Lili se enfrentaram três vezes na carreira, com duas vitórias das primeiras. A disputa de bronze será às 10h (de Brasília), entre Ágatha/Duda (PR/SE), que lideram o ranking, e Carol Solberg e Maria Elisa (RJ), logo na cola, apenas 40 pontos atrás das adversárias. O duelo pode ser decisivo para a definição do time campeão da temporada.

Josi e Lili estão juntas desde 2017 e comemoraram demais a primeira final da parceria. A evolução do time se mostrou constante, já que na etapa passada elas haviam alcançado a semifinal pela primeira vez. Agora, subiram um degrau e buscam o ouro na final. Elas superaram na semifinal Maria e Carol por 2 sets a 1 (22/20, 14/21, 15/12), em 1h02.

“Fico feliz em notar esse crescimento com a Lili, nossa primeira final, é uma alegria enorme. Não tinha como ser diferente, sabíamos que a semifinal seria uma grande partida, difícil e disputada até o último ponto. Maria e Carol Solberg estão vivendo um momento melhor, estão brigando pelo título da temporada, mas nós queríamos muito essa decisão. Entramos com um espírito muito aguerrido, ninguém poderia nos vencer na vontade”, disse Josi.

Para chegar à final, Ana Patrícia e Rebecca superaram Ágatha e Duda por 2 sets a 0 (21/14, 21/12), em 34 minutos de duração. Destaque para o excelente aproveitamento da mineira e da cearense no ataque, com pouquíssimos erros – foram 24 ataques certos, contra 14 das adversárias. Após a classificação, Rebecca comemorou a evolução constante do time, que é comandado pelo técnico Reis Castro.

“Estamos trabalhando muito forte com nossa comissão técnica em Fortaleza. Temos grandes duplas no nosso circuito, de alto nível, e sem desmerecer ninguém, estamos extremamente focadas para sempre conseguir uma vaga na semifinal e final. Tivemos uma crescente nas etapas neste ano. Primeiro um quarto lugar em Fortaleza, depois bronze em João Pessoa. Agora alcançamos a final. Viemos ainda mais concentradas e unidas aqui em Maceió e vamos seguir da mesma maneira nesta decisão amanhã”, analisou Rebecca.

Se esta é a primeira final da dupla Lili e Josi, Ana Patrícia e Rebecca já conquistaram uma prata juntas. Foi na etapa de Itapema (SC), em novembro de 2017, quando acabaram superadas na decisão por Carol Solberg e Maria Elisa. A dupla quer agora o primeiro ouro, que representaria também o inédito título para a mineira Ana Patrícia. Com outras parceiras, Rebecca já soma três ouros de etapas do Brasileiro.

O Circuito Brasileiro é composto por sete etapas, três que foram realizadas em 2017 – Campo Grande (MS), Natal (RN) e Itapema (SC) – e mais quatro neste ano. Além de Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e agora Maceió (AL), a competição passará por Aracaju (SE), de 4 a 8 de abril. Ainda em abril ocorre também a disputa do SuperPraia, que reúne os melhores times da temporada e ocorre de 25 a 29, em Brasília (DF).

A competição distribui R$ 45 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são quase R$ 500 mil por etapa. A novidade nesta temporada fica por conta da volta do classificatório e do aumento de duplas, passando de 16 para 24 times na fase de grupos da competição.

Mais em Vôlei de Praia