Siga o OTD

Vôlei de Praia

Juliana e Andressa estão na final da etapa de Montevidéu

Divulgação

Neste domingo, em Montevidéu, Juliana e Andressa lutam pelo sexto ouro brasileiro no Sul-Americano de vôlei de praia. Jô e Léo Vieira buscam o bronze.

O Brasil segue fazendo boa campanha na temporada 2018 do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia. Entre as mulheres, as duplas brasileiras subiram ao lugar mais alto do pódio nas cinco etapas já realizadas e, após os resultados deste sábado, há a possibilidade do sexto ouro. Juliana e Andressa (CE/PB) venceram os dois jogos que fizeram no segundo dia de disputa da etapa de Montevidéu (URU), e garantiram a classificação para a final.

As representantes do Brasil no torneio em terras uruguaias jogam na manhã deste domingo contra Diana e Yuli, da Colômbia, pelo título do evento. Neste sábado, as brasileiras venceram Mardones/Paula Vallejos (CHI) por 2 sets a 0 (21/10 e 21/14), nas quartas de final. Depois, na semifinal, nova vitória, desta vez sobre Gallay/Pereyra (ARG) por 2 sets a 1 (21/12, 18/21 e 15/10).

No naipe masculino a briga brasileira será pelo bronze, já que Jô e Léo Vieira (PB/DF) foram superados pelos primos chilenos Esteban e Marco Grimalt por 2 sets a 0 (21/16 e 21/14) na semifinal. Antes, a dupla verde e amarela venceu, nas quartas, Hannibal/Baldi (URU) por 2 sets a 1 (21/13, 19/21 e 15/12). Na disputa de terceiro lugar, neste domingo, os adversários serão os venezuelanos Peter e Tigrito.

Após a disputa de cinco etapas, o Brasil lidera o ranking geral feminino com folga, tendo ficado com o ouro em todas as paradas, somando 1.000 pontos. O Paraguai aparece na segunda colocação, com 720 pontos. No naipe masculino, a liderança é da Argentina, com 880 pontos, mas o Brasil aparece logo atrás, somando 860 após dois ouros, uma prata e um bronze, com chances de assumir a ponta.

As duas duplas que estarão em Montevidéu disputaram a etapa anterior, em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, no último final de semana. Juliana e Andressa ficaram com a prata na final contra as compatriotas Victoria e Tainá (MS/SE). Jô e Léo Vieira acabaram caindo na fase de grupos, com uma vitória e duas derrotas.

O ranking geral do Circuito Sul-Americano é feito apenas para os países, contando a pontuação da dupla mais bem colocada das nações em cada parada, mesmo que um país tenha mais de uma dupla no pódio. Os campeões de cada torneio somam 200 pontos, o vice, 180, o terceiro colocado, 160, reduzindo 20 pontos em cada posição seguinte.

Mais em Vôlei de Praia