Siga o OTD

Vôlei de Praia

Invictas, duplas brasileiras vão às quartas em Montevidéu

Foto: Divulgação / CBV

As duplas Jô/Léo Vieira e Juliana/Andressa venceram seus dois jogos nesta sexta-feira e estão nas quartas de final da etapa de Montevidéu do Circuito  Sul-Americano de vôlei de praia

A sexta etapa do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia 2018 começou nesta sexta-feira (16.03) em Montevidéu, capital uruguaia. As duplas que representam o Brasil no torneio começaram a disputa com 100% de aproveitamento. Juliana e Andressa (CE/PB) e Jô/Léo Vieira (PB/DF) venceram as duas partidas que jogaram cada um.

As meninas foram as primeiras a entrarem em quadra. Juliana e Andressa levaram a melhor sobre uma parceria da casa, Altamirano/Bausero, por 2 sets a 0 (21/7 e 21/9). Mais tarde elas enfrentaram Calle/Serna, do Peru, e voltaram a vencer por 2 sets a 0 (21/10 e 21/11). Com os resultados elas avançaram para as quartas de final que acontecem neste sábado (17.03), e enfrentarão Mardones/Paula Vallejos, do Chile.

Entre os homens os representantes do Brasil, Jô e Léo Vieira, largaram com vitória sobre os uruguaios Perez e Molino por 2 sets a 0 (21/13 e 21/18). No segundo compromisso do dia, os brasileiros levaram a melhor sobre os colombianos Manjarres e Murray novamente por 2 sets a 0 (21/14 e 21/16). Jô e Léo também passaram para as quartas, quando jogarão com outra dupla uruguaia, Hannibal/Baldi.

Após a disputa de cinco etapas, o Brasil lidera o ranking geral feminino com folga, tendo ficado com o ouro em todas as paradas, somando 1.000 pontos. O Paraguai aparece na segunda colocação, com 720 pontos. No naipe masculino, a liderança é da Argentina, com 880 pontos, mas o Brasil aparece logo atrás, somando 860 após dois ouros, uma prata e um bronze, com chances de assumir a ponta.

As duas duplas que estarão em Montevidéu disputaram a etapa anterior, em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, no último final de semana. Juliana e Andressa ficaram com a prata na final contra as compatriotas Victoria e Tainá (MS/SE). Jô e Léo Vieira acabaram caindo na fase de grupos, com uma vitória e duas derrotas.

Ao todo são seis etapas do Circuito Sul-Americano para os dois naipes, e dois torneios ‘Finals’ contando apenas com um naipe cada. O calendário completo pode ser acessado no site oficial da Confederação Sul-Americana de Voleibol (CSV), em http://voleysur.org/v2/calendario/calendario.asp.

O ranking geral do Circuito Sul-Americano é feito apenas para os países, contando a pontuação da dupla mais bem colocada das nações em cada parada, mesmo que um país tenha mais de uma dupla no pódio. Os campeões de cada torneio somam 200 pontos, o vice, 180, o terceiro colocado, 160, reduzindo 20 pontos em cada posição seguinte.

CIRCUITO SUL-AMERICANO 2018

1ª etapa – Nova Viçosa (Brasil)
Feminino
Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) – ouro
Tainá/Victoria (SE/MS) – prata
Josi/Lili – bronze

Masculino
Fernandão/Ramon Gomes – prata

2ª etapa – Rosário (Argentina)
Feminino
Tainá/Victoria (SE/MS) – ouro

Masculino
Álvaro Filho/Saymon (PB/MS) – ouro

3ª etapa – Coquimbo (Chile)
Feminino
Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) – ouro

4ª etapa – Lima (Peru)
Feminino
Val/Ângela (SE/MS) – ouro
Hegê/Talita (CE) – bronze

Masculino
Hevaldo/ArthurLanci (CE/PR) – bronze

5ª etapa – Santa Cruz Cabrália (Brasil)
Feminino
Victoria/Tainá (MS/SE) – ouro
Juliana/Andressa (CE/PB) – prata
Josi/Lili (SC/ES) – bronze

Masculino
Vitor Felipe/Guto (PB/RJ) – ouro
Ricardo/Oscar (BA/RJ) – bronze

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Vôlei de Praia