Siga o OTD

Vôlei de Praia

Oitavas do torneio masculino são definidas em Maceió

Oitavas de final do torneio masculino são definidas em Maceió
Divulgação

Alison/Bruno Schmidt, Evandro/André, Fernandão/Ramon Gomes, Harley/Jeremy, Pedro Solberg/George e Vitor Felipe/Guto avançam invictos em seus grupos em Maceió.

As oitavas de final do torneio masculino da etapa de Maceió (AL) foram definidas nesta quinta-feira (15), pelo Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia 2017/2018. Após a disputa de 26 jogos na arena montada na Praia da Pajuçara, 16 times avançaram para a próxima fase, seis deles de maneira invicta. Os duelos continuam nesta sexta-feira (16), com disputas das oitavas e quartas de final, transmitidas ao vivo no Facebook da CBV.

As seis duplas que largaram com duas vitórias e liderança de suas chaves foram Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Evandro/André Stein (RJ/ES), Fernandão/Ramon Gomes (ES/RJ), Harley/Jeremy (DF/RJ), Pedro Solberg/George (RJ/PB) e Vitor Felipe/Guto (PB/RJ).

“As duas vitórias foram no tie-break e as temperaturas em Maceió são sempre altas, isso mostra que o trabalho de preparação está sendo bem feito. O que são 43 anos? Quase nada (risos). Mas felizmente estou conseguindo controlar bem, sabendo ajustar meu jogo, dosar bem. Quando era mais jovem, muitas vezes me cansava mais rápido do que agora. Nós aprendemos cada dia, e felizmente aprendi isso”, disse Harley.

“A evolução de minha dupla com Jeremy tem sido constante, fizemos períodos de treinamento antes das últimas três etapas. Ele veio a João Pessoa, eu fui ao Rio de Janeiro. Isso tem aumentado nosso entrosamento, fazendo jogarmos cada vez mais unidos, sabendo nossas melhores características”, completou o brasiliense, eleito melhor do mundo em 2008 e 2009.

Quem também celebrou a liderança da chave com duas vitórias foi Fernandão e Ramon Gomes, especialmente por um ‘susto’ sofrido pelo bloqueador no último final de semana. Fernandão sofreu um choque na semifinal do Circuito Sul-Americano em Santa Cruz Cabrália (BA) e acabou não disputando o bronze. Em Maceió, mostrou que está recuperado.

“Fiquei fazendo um tratamento por dois dias, visando me recuperar para jogar bem. Felizmente consegui superar a dor e jogamos bem. Tivemos duas partidas extremamente disputadas, o nível do nosso circuito é altíssimo e nenhum jogo é fácil. Mas mantivemos a calma, nos saímos bem em dois tie-breaks. O importante é que temos evoluído, vamos buscar bons resultados nesta sexta-feira”, analisou o capixaba.

Ramon Gomes, parceiro de Fernandão, também comemorou a liderança do grupo pela primeira vez, cumprindo um dos objetivos estabelecidos pela comissão técnica.

“Vencer os dois jogos é ótimo, sair de duas situações complicadas e largar bem dá confiança e nos motiva. Nosso objetivo realmente era sair com duas vitórias, é a primeira vez que conseguimos terminar em primeiro na chave e espero que seja a primeira de várias. Agora vamos esperar o cruzamento, desde o início do torneio os jogos são muito duros e decisivos para a sequência, então vamos nos preparar da melhor maneira”, disse.

Das 24 duplas que começaram o dia, oito foram eliminadas nesta quinta. São elas Álvaro Filho e Saymon (PB/MS) – o paraibano sofreu uma lesão no quadril e não teve condições de seguir no torneio -, Nilton/Ferramenta (RO/RJ), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR), Thiago/Marcus Borlini (SC/ES), Lipe/Fábio Bastos (CE), Benjamin/Pedro Henrique (MS/PB), Felipe Cavazin/Adriélson (PR) e Oscar/Léo Gomes (RJ).

O Circuito Brasileiro é composto por sete etapas, três que foram realizadas em 2017 – Campo Grande (MS), Natal (RN) e Itapema (SC) – e mais quatro neste ano. Além de Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e agora Maceió (AL), a competição passará por Aracaju (SE), de 4 a 8 de abril. Ainda em abril ocorre também a disputa do SuperPraia, que reúne os melhores times da temporada e ocorre de 25 a 29, em Brasília (DF).

A competição distribui R$ 45 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são quase R$ 500 mil por etapa. A novidade nesta temporada fica por conta da volta do classificatório e do aumento de duplas, passando de 16 para 24 times na fase de grupos da competição.

Após cinco etapas, Ágatha e Duda lideram com 1.760 pontos o ranking geral, mas considerando o descarte do pior resultado, aparecem atrás de Carol Solberg e Maria Elisa, que somam 1.720 pontos. No masculino, os campeões mundiais Evandro e André lideram com 1.800 pontos, seguidos por Vitor Felipe/Guto, que somam 1.600 pontos.

Oitavas de final do torneio masculino

Vitor Felipe/Guto (PB/RJ) x Semenov/Leshukov (RUS) – 10h30
Eduardo Davi/Ricardo (PR/BA) x Vinícius/Luciano (ES) -10h30
Pedro Solberg/George (RJ/PB) x Averaldo/Bernardo Lima (TO/CE) – 10h30
Harley/Jeremy (DF/RJ) x Luccas Lima/Guto (SP) – 10h30
Alison/Bruno Schmidt (ES/DF) x Daniel Souza/Fabiano (RJ/PE) – 11h20
Fernandão/Ramon (ES/RJ) x Allison Francioni/Anderson Melo (SC/RJ) – 11h20
Marcus/Vinícius (RJ) x Márcio Gaudiê/Moisés (RJ/BA) – 11h20
Evandro/André (RJ/ES) x Álvaro Andrade/Raul (SE) – 11h20

Mais em Vôlei de Praia