Siga o OTD

Vôlei de Praia

Brasil garante quatro medalhas na etapa do Sul-Americano

Com três duplas nas semifinais do masculino e mais três no feminino, Brasil garante pelo menos quatro medalhas na etapa do Sul-Americano de Vôlei de Praia

O Brasil fez a alegria da torcida da casa e neste sábado (10.03) avançou com três duplas em cada naipe às semifinais da etapa de Santa Cruz Cabrália (BA) do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia 2018. Com isso, o Brasil garante no mínimo duas medalhas em cada naipe na quinta etapa da temporada.

As partidas semifinais acontecem neste domingo (11.03), a partir das 8h (de Brasília). As disputas de bronze e ouro ocorrem no mesmo dia. No naipe feminino, Josi/Lili (SC/ES) encara Juliana/Andressa (CE/PB) por uma vaga na final, enquanto Victoria/Tainá (MS/SE) enfrenta as colombianas Diana/Yuli na outra semifinal.

A medalhista olímpica e campeã mundial Juliana comentou a expectativa para o duelo contra as compatriotas e os degraus que a recente parceria com Andressa vem galgando.

“Andressa e eu estamos começando nossa caminhada, é nossa segunda etapa de Sul-Americano e a segunda semifinal. Vamos enfrentar uma dupla brasileira, o que é sempre duro, mas vamos nos preparar, entrar focadas. As paraguaias atuaram bem, tínhamos visto uma partida delas e entramos ligadas. Conseguimos impor o ritmo e alcançar essa semifinal. Agora é estudar, pensar em nós, fortalecer nossa parceria em busca de uma classificação”, disse.

No masculino, Vitor Felipe/Guto (PB/RJ) joga contra Ricardo/Oscar (BA/RJ), e Fernandão/Ramon Gomes (ES/RJ) duelam contra os argentinos Azaad/Capogrosso para decidir os finalistas da etapa. Vitor Felipe, que comemorou o aniversário de 27 anos com duas vitórias e vaga na semifinal, analisou o duelo contra o campeão olímpico e atleta da casa Ricardo.

“Conseguimos impor nosso ritmo no saque nos dois jogos, forçando e dificultando o passe adversário. Guto e eu estávamos muito bem em quadra, leves. Fico feliz com esse presente, esses resultados. Acompanhamos a partida de Ricardo e Oscar pelas quartas de final e estão jogando muito bem, apesar de ser a primeira vez que atuam juntos. São dois atletas espetaculares, será um jogão, vamos estudar e fazer o melhor”, disse Vitor Felipe.

Juliana e Andressa estão invictas e alcançaram a semifinal ao superarem nas quartas de final as paraguaias Michelle e Erika por 2 sets a 0 (21/13, 21/12). As adversárias Josi e Lili também chegam com quatro vitórias em quatro jogos, e nas quartas de final superaram as chilenas Paula e Mardones por 2 sets a 0 (21/11, 21/11).

No outro lado da chave, Victoria e Tainá e as colombianas Diana/Yuli também estão invictas com quatro triunfos. As brasileiras superaram nas quartas de final as uruguaias Fortunati e Bausero, por 2 sets a 0 (21/16, 21/13). Já a dupla da Colômbia eliminou as brasileiras Vitoria e Ingridh (RJ/PR) por 2 sets a 1 (21/14, 22/24, 15/11).

O naipe masculino conta apenas com dois times invictos. Os brasileiros Vitor Felipe/Guto e os argentinos Azaad e Capogrosso. Tanto Ricardo/Oscar quanto Ramon e Fernandão sofreram um revés ainda na fase de grupos, mas se recuperaram no torneio.

Nas quartas de final, Vitor e Guto eliminaram os uruguaios Acosta e Cairus por 2 sets a 0 (21/16, 21/14). Já Ramon e Fernandão superaram os compatriotas Thiago/Marcus Borlini (SC/ES) por 2 sets a 0 (21/17, 21/19).

No outro lado da chave, Ricardo e Oscar eliminaram nas quartas de final os primos chilenos Marco e Esteban Grimalt com triunfo no tie-break: 21/19, 18/21, 15/10. Já Azaad e Capogrosso eliminaram os brasileiros Anderson Melo e Fábio Bastos com triunfo de virada, por 2 sets a 1 (21/18, 19/21, 12/15).

Ao todo são seis etapas do Circuito Sul-Americano para os dois naipes, e dois torneios ‘Finals’ contando apenas com um naipe cada. O calendário completo pode ser acessado no site oficial da Confederação Sul-Americana de Voleibol (CSV), em http://voleysur.org/v2/calendario/calendario.asp.

O ranking geral do Circuito Sul-Americano é feito apenas para os países, contando a pontuação da dupla mais bem colocada das nações em cada parada, mesmo que um país tenha mais de uma dupla no pódio. Os campeões de cada torneio somam 200 pontos, o vice, 180, o terceiro colocado, 160, reduzindo 20 pontos em cada posição seguinte.

Mais em Vôlei de Praia