Siga o OTD

Vôlei de Praia

Cidade baiana recebe etapa do Sul-Americano pela 1ª vez

Divulgação/CBV

Santa Cruz Cabrália, na Bahia, será palco, pela primeira vez, do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia. Doze duplas brasileiras disputam o torneio.

O Brasil será sede de mais uma etapa do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia 2018. Santa Cruz Cabrália, na Bahia, recebe a competição pela primeira vez, de sexta-feira (9) a domingo (11), com expectativa de pódios brasileiros. Esta é a quinta etapa da temporada e a segunda realizada no Brasil. A primeira aconteceu em janeiro, em Nova Viçosa, também em solo baiano.

O torneio terá 16 duplas em cada naipe, divididas em quatro grupos com quatro. Os dois primeiros de cada chave avançam às quartas de final e dai em diante a competição segue em fase eliminatória. Além do Brasil, estarão presentes duplas da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Serão sete duplas brasileiras no naipe masculino, inclusive com a presença do campeão dos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, Ricardo, que jogará em casa, em parceria provisória com o carioca Oscar. Os outros times serão Vitor Felipe/Guto (PB/RJ), Fernandão/Ramon (ES/RJ), Jô/Léo Vieira (PB/DF), Thiago/Borlini (SC/ES), Anderson Melo/Fábio Bastos (RJ/CE) e Lucas Sampaio/Gabriel Pisco (DF/RJ).

Apesar de ser um atleta experiente, Oscar admitiu a felicidade em poder atuar ao lado de um dos maiores nomes da modalidade e defender as cores do país em um torneio internacional. “Fiquei muito feliz em receber o convite do Ricardo, tenho uma admiração muito grande por ele, nunca escondi isso. Quando contei ao meu treinador sobre a oportunidade, a primeira coisa que meu treinador falou foi ‘escute mais e fale menos’. É uma experiência única onde terei muito para aprender. Sou um atleta de 32 anos, experiente, mas ao lado dele sempre existe algum ensinamento. Tomara que possamos nos divertir, jogar bem e representar o Brasil da melhor maneira, que sempre será o principal”, disse.

O naipe feminino contará com cinco duplas brasileiras: Josi/Lili (SC/ES), Tainá/Victoria (SE/MS), Juliana/Andressa (CE), Vitoria/Ingridh (RJ/PR) e um quinto que será confirmado no congresso técnico, na noite desta quinta.

Dona de duas medalhas neste Sul-Americano (ouro e prata), Victoria comentou a expectativa para o torneio. “A expectativa para a etapa é das melhores, estamos bastante confiantes após a final da etapa do Circuito Brasileiro em João Pessoa e as duas medalhas que conquistamos no Sul-Americano. Vamos com o objetivo de buscar uma final, respeitando as adversárias, mas muito focadas. Além disso são pontos importantes para que no futuro possamos jogar etapas do Circuito Mundial. Estamos bastante focadas e esperamos um bom resultado”.

O Brasil na liderança isolada do ranking geral feminino. Nas quatro etapas disputadas até agora, quatro ouros do país entre as mulheres, totalizando 800 pontos. O Paraguai aparece na segunda posição, com 600. Entre os homens, liderança da Argentina, que soma 700 pontos. O Brasil, que conquistou até agora um ouro e uma prata e um bronze, está em segundo lugar, com 660.

Confira as vitórias brasileiras no Circuito Sul-Americano:

1ª etapa – Nova Viçosa (Brasil)

Feminino
Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) – ouro
Tainá/Victoria (SE/MS) – prata
Josi/Lili – bronze

Masculino
Fernandão/Ramon Gomes – prata

2ª etapa – Rosário (Argentina)

Feminino
Tainá/Victoria (SE/MS) – ouro

Masculino
Álvaro Filho/Saymon (PB/MS) – ouro

3ª etapa – Coquimbo (Chile)

Feminino
Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) – ouro

4ª etapa – Lima (Peru)

Feminino
Val/Ângela (SE/MS) – ouro
Hegê/Talita (CE) – bronze

Masculino
Hevaldo/ArthurLanci (CE/PR) – bronze

Mais em Vôlei de Praia