Siga o OTD

Vôlei de Praia

Vagas do classificatório são definidas em João Pessoa

Divulgação/CBV

No primeiro dia, 32 times avançam à fase de grupos do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia. Veja os destaques do classificatório realizado em João Pessoa!

A quinta etapa da temporada 2017/2018 do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia começou nesta quarta-feira (21), em João Pessoa (PB). E o primeiro dia contou com a disputa do classificatório do torneio feminino, onde 32 times disputaram as últimas oito vagas à fase de grupos da competição. Destaque para uma ‘debutante’ que já na primeira participação conseguiu garantir presença entre a elite do país.

VEJA TODOS OS RESULTADOS DO DIA

O Circuito Brasileiro conta com 24 duplas em cada naipe, sendo que 16 delas já estão pré-classificadas pelo ranking de entradas. As oito vagas restantes são ‘abertas’, e até 32 times disputam a chance de ingressarem ao evento. Nesta quarta-feira, sob sol forte, foram disputados 24 jogos e definidas as últimas chances com brilho de uma estreante.

Sem nenhum ponto no ranking, Carolina Ferreira, de 18 anos, disputou o tour nacional pela primeira vez. E já na estreia, ao lado da experiente atleta Cris, conseguiu a vaga ao vencer dois jogos eliminatórios, ambos por 2 sets a 0. Após a classificação, a brasileira com nacionalidade italiana e que ainda disputa torneios de base, falou sobre o feito.

“Avançar já na minha primeira disputa é uma felicidade muito grande. Cris e eu já queríamos ter atuado juntas na etapa passada, em Fortaleza (CE), mas ela ainda não estava se sentindo 100% e deixamos para João Pessoa. Estou treinando forte desde setembro, quando cheguei da Itália. Nos verões eu vou para lá e disputo o Circuito Italiano, mas aqui no Brasil, por conta do colégio, não disputava as etapas. Agora com o final do ensino médio, terei mais liberdade para rodar os torneios, somar pontos e buscar evoluir”, declarou.

Além de Cris e Carolina Ferrari (SP/RJ) também avançaram à fase de grupos Flávia Moura/Bárbara (RJ), Amanda/Mayana (RJ/TO), Eunyce/Solange (AL/DF), Rafaela/Fabíola (PA/DF), Iersel/Stubbe (HOL), Thais/Haissa (RJ/MS) e Alinde/Diana (SC/RJ).

Se Carol Ferrari debutou, Cris conseguiu um retorno muito comemorado. A atleta que disputou os Jogos Olímpicos de 2008 pela Géorgia e é casada com o também jogador Harley havia se aposentado para se dedicar ao nascimento do filho Rafael. No final de 2017 a paulista retornou aos treinos, passou a disputar os torneios e conseguiu novamente estar na elite. E jogando na ‘segunda casa’, já que mora em João Pessoa há alguns anos.

“Estou muito feliz, fiquei os últimos três anos sem treinar, sem ir à academia, apenas na função de mãe (risos). Voltei meses atrás, mas não estava conseguindo a vaga, acabava eliminada. Jogar aqui foi muito divertido, recuperar essa alegria foi ótimo. Quando você perde essa sensação que o esporte transmite, passa a valorizar mais ao voltar. E a Carol foi incrível para o primeiro torneio, jogou muito bem, estava tranquila. Tem muito futuro. Tentei ajudar transmitindo experiência e agora vamos buscar fazer um bom torneio”, destacou.

Quem também comemorou muito a vaga foi Haissa, outra atleta ‘adotada’ pela capital paraibana, onde desde 2018 passou a morar e treinar. A sul-mato-grossense conseguiu avançar à fase de grupos pela primeira vez nesta temporada jogando ao lado de Thais, após uma partida eletrizante na segunda rodada, onde virou o placar no final do tie-break.

“Tinha decido parar de jogar no ano passado, me dedicar aos estudos, mas recebi um convite da Cris e senti muita vontade de retornar. Perdemos nas últimas duas etapas, mas perseveramos. Continuamos treinando e, mesmo jogando com outras atletas, as duas conseguiram a classificação aqui em João Pessoa. A Thais é uma excelente jogadora, craque de bola, foi ótimo ter ela como parceira”, disse Haissa.

Os oito times do classificatório se juntam aos 16 do ranking para a fase de grupos. Já estavam garantidas Carol Solberg/Maria Elisa (RJ), Ágatha/Duda (PR/SE), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Thati/Taiana (PB/CE), Val/Ângela (DF/RJ), Tainá/Victoria (SE/MS), Josi/Lili (SC/ES), Juliana/Andressa (CE/PB), Maria Clara/Carolina Horta (RJ/CE), Andrezza/Rachel (AM/RJ), Izabel/Renata (PA/RJ), Luiza Amélia/Semírames (CE/SP), Naiana/Vivian (CE/PA), Vitória/Juliana Simões (RJ/PR) e Sandressa/Neide (AL).

Após quatro etapas disputadas, Evandro e André Stein (RJ/ES) lideram o ranking geral da temporada 2017/2018 com 1.400 pontos conquistados, mas são seguidos de perto por Vitor Felipe/Guto (PB/RJ), com 1.280. No feminino, Maria Elisa e Carolina Solberg (RJ) lideram com 1.520 pontos, seguidas por Ágatha/Duda (PR/SE), com 1.360 pontos.

O Circuito Brasileiro é composto por sete etapas, três que foram realizadas em 2017 – Campo Grande (MS), Natal (RN) e Itapema (SC) – e mais quatro neste ano. Além de Fortaleza (CE) e agora João Pessoa (PB),o torneio irá a Maceió (AL), de 14 a 18 de março, e Aracaju (SE), de 4 a 8 de abril. Ainda em abril ocorre também o Superpraia, que reúne os melhores times da temporada e será disputado de 25 a 29, em Brasília (DF).

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Vôlei de Praia