Siga o OTD

Vôlei de Praia

Semis são definidas neste sábado no Grand Slam de Nova Viçosa

Divulgação

As semifinais do Grand Slam de Nova Viçosa (BA), etapa de abertura do Circuito Sul-Americano 2018, foram definidas após as partidas da fase de grupos e quartas de final neste sábado (20). 

O Brasil dominou o naipe feminino e garantiu todas as medalhas por ter avançado com quatro times às semifinais, que ocorrem neste domingo (21.01). Entre os homens, dois times seguem na disputa.

A semifinal feminina terá Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) enfrentando Josi/Lili (SC/ES) às 9h (de Brasília), enquanto Tainá/Victoria (SE/MS) encara Juliana/Andressa (CE/PB) no mesmo horário.  O torneio masculino terá os seguintes confrontos nas semifinais: Ricardo e George (BA/PB) enfrentam os argentinos Capogrosso/Azaad, enquanto Ramon Gomes e Fernandão (RJ/ES) encaram os chilenos Marco e Esteban Grimalt, ambos às 9h50.

As disputas de bronze e ouro também ocorrem neste domingo, a partir das 11h20, com entrada franca na arena montada na Praia do Lugar Comum. As partidas valendo medalha serão transmitidas pelo Facebook da Confederação Sul-Americana de Voleibol (CSV).

Ana e Rebecca avançaram ao superarem uma dupla que estreava em Nova Viçosa. Elas venceram Carol Horta e Maria Clara por 2 sets a 0 (23/21, 21/13) nas quartas de final, carimbando vaga. Josi e Lili, adversárias na semi, eliminaram as paraguaias Erika e Michelle também por 2 a 0 (21/12, 21/11). Rebecca analisou o desempenho até aqui.

“É a primeira etapa do ano, ainda estamos buscando o melhor da parte física, realizando exercícios específicos para suportar a temporada. Normal ainda, nesta etapa, não termos a mesma mobilidade. Mas conseguimos superar isso e o entrosamento que tenho com a Ana Patrícia foi fundamental para buscar essa vitória e uma vaga na semifinal”, destacou.

Nas outras partidas das quartas de final do naipe feminino, Juliana e Andressa, que também estreiam parceria, eliminaram as argentinas Gallay e Peralta por 2 sets a 0 (21/11, 21/17), enquanto Tainá e Victoria superaram as compatriotas Pity/Fabrine por sets diretos (21/14, 28/26), definindo que as três medalhas do torneio feminino na etapa serão do Brasil.

Quem também tem brilhado em casa é o baiano Ricardo, campeão olímpico e um dos maiores nomes da história do vôlei de praia. Neste sábado ele e o parceiro George eliminaram os compatriotas Thiago e Bruno de Paula (SC/AM) por 2 sets a 1 (19/21, 21/19, 21/19), em um jogo incrível que levantou a arena. Após a partida, Ricardo analisou a ajuda da torcida.

“O apoio da torcida é fundamental, principalmente jogando em casa. Em 2015, venci aqui na Bahia, conquistando a etapa e a temporada ao mesmo tempo. Ter a oportunidade de trazer um evento internacional para uma cidade baiana fora da capital é maravilhoso. Mobilizou toda a cidade e espero que possamos voltar um dia”, disse o campeão olímpico, que completou.

“Tivemos uma partida extremamente dura neste sábado, contra uma dupla brasileira de ótimo nível, que é formada por Thiago e Bruno. Minha parceria temporária com George tem essa dificuldade de ter que se entrosar e criar armas novas a cada partida. Foi uma partida ponto a ponto, com muitas reviravoltas. Isso faz com que a gente avance à semifinal mais motivado e confiante. Estamos muito contentes”, declarou Ricardo.

Nas outras partidas das quartas de final, os argentinos Capogrosso/Azaad eliminaram os brasileiros Adelmo e Ícaro por 2 sets a 0 (21/16, 21/19). Já Ramon Gomes e Fernandão (RJ/ES) superaram os uruguaios Vieyto/Cairus no tie-break (21/14, 21/23, 14/16), enquanto os primos chilenos Marco e Esteban Grimalt superaram os argentinos Zelayeta/Amieva por 2 sets a 0 (26/24, 21/10), definindo os demais confrontos das semis.

Além do Grand Slam de Nova Viçosa, o Brasil também receberá a quinta etapa da temporada, o Grand Slam de Santa Cruz Calábria (BA), de 9 a 11 de março. Ao todo são seis etapas para os dois naipes, e dois torneios ‘Finals’ contando apenas com um naipe cada. O calendário completo pode ser acessado no site oficial da Confederação Sul-Americana de Voleibol (CSV), em http://voleysur.org/v2/calendario/calendario.asp.

O ranking geral do Circuito Sul-Americano é feito apenas para os países, contando a pontuação da dupla mais bem colocada das nações em cada parada, mesmo que um país tenha mais de uma dupla no pódio. Os campeões de cada torneio somam 200 pontos, o vice, 180, o terceiro colocado, 160, reduzindo 20 pontos em cada posição seguinte.

Mais em Vôlei de Praia