Siga o OTD

Vôlei de Praia

Etapa de Itapema terá campeões olímpicos juntos pela 1ª vez

Divulgação: CBV

Campeões olímpicos Ricardo e Bruno Schmidt estarão juntos pela primeira vez na etapa de Itapema.

Dois ídolos do vôlei de praia brasileiro estarão pela primeira vez do mesmo lado da rede na etapa de Itapema (SC) do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia, que começa na próxima quarta-feira (15). Bruno Schmidt, campeão olímpico na Rio-2016, formará parceria com o Ricardo, campeão olímpico em Pequim-2008 e dono de outras duas medalhas dos Jogos.

A parceria temporária ocorre por conta da ausência de Alison ‘ Mamute’, parceiro habitual de Bruno e que está ausente por conta de um desgaste muscular. Na etapa passada, Bruno Schmidt atuou ao lado do norte-americano Jeremy. Em Itapema, o defensor dono de dois títulos brasileiros admite que realizará um sonho ao atuar junto do ‘block machine’.

“Será a primeira vez atuando em um jogo profissional, então é um sonho realizado. Todos os principais jogadores já haviam atuado com Ricardo, até mesmo o Alison, que é bloqueador, e eu brincava perguntando se nunca chegaria minha vez. Jogar contra o Ricardo sempre foi muito difícil, agora terei esse privilégio”, disse Bruno, que completou.

“Ricardo é tão habilidoso que consegue jogar no fundo, no bloqueio, pode atuar só ‘largando’. É um atleta completo e sempre competitivo. Lembro-me que no início de carreira, a meta era vencê-lo pela primeira vez, e guardo na memória até hoje, uma etapa em Santos (SP), quando atuava com Billy. Não temos pressão, queremos nos divertir e fazer nosso melhor”.

Ricardo, que nas duas primeiras etapas da temporada atuou ao lado do norte-americano Reid Priddy, também celebrou a chance de ver em ação uma parceria sonhada por muitos fãs.

“Será uma experiência muito boa, Bruno é um atleta fenomenal, melhor do mundo nos últimos anos e um exemplo fora de quadra. Espero que possamos fazer uma boa apresentação. Além disso, se adapta muito fácil com qualquer jogador, pois tem um levantamento de muita qualidade”, destacou.

Itapema (SC) marca retorno de Maria Clara após temporada nos EUA e prêmio

Itapema (SC) marca retorno de Maria Clara após temporada nos EUA e prêmio. Foto: Divulgação/CBV

A etapa de Itapema (SC) também marcará o retorno de uma das principais atletas do país na atualidade. Maria Clara Salgado, vice-campeã brasileira em 2007 e 14/15, estará em ação após passar os últimos sete meses nos Estados Unidos, onde disputou a liga norte-americana da modalidade (AVP) e foi eleita novata do ano em eleição dos melhores da temporada.

A carioca atuará ao lado da norte-americana Caitlin Ledoux, de 27 anos, com quem disputou três etapas da AVP, tendo como melhor resultado um bronze. A vice-campeã do Circuito Mundial 2013 revelou o que aprendeu com o período atuando fora do Brasil e a expectativa para avançar em Itapema (SC), já que partirá do classificatório.

“Estou muito feliz em estar de volta. O que mais gosto no esporte é essa questão de montar uma equipe, compartilhar objetivos, correr atrás. Quando cheguei, levei um período até encontrar uma parceira, afinal muitos times estavam montados. Atuei com atletas mais jovens, com menos experiência, e conseguimos avançar nos classificatórios. Então tive um aprendizado bacana. Cada atleta me ensinou um pouco, além de ter um olhar diferente para os treinamentos, serem autossuficientes. Isso foi bacana”, disse Maria, que completou.

“A Caitlin Ledoux é uma garota que evoluiu muito, e praticamente não tivemos tempo para treinar nos três torneios, foram quase em sequência. E acredito que temos muita margem de evolução, possibilidade de aprimorarmos muita coisa em nossa equipe. Vamos jogar o resto do circuito, felizes e empolgadas, principalmente porque também estou revendo amigos, familiares, em contato com a cidade que amo”.

Por estar fora do ranking, Maria Clara começará a disputa no classificatório, na quarta-feira, quando buscará uma das oito vagas restantes em partidas eliminatórias diretas. A atleta, que venceu o prêmio de novata mesmo concorrendo com nomes de peso, como da canadenses Sarah Pavan, também estará ao lado do marido Jeremy Casebeer, que compete em Itapema com o brasiliense Harley.

Sistema de disputa da etapa de Itapema

O torneio conta com 24 duplas em cada naipe, que são selecionadas da seguinte forma: os 16 times mais bem colocados no ranking nacional entram direto na fase principal, enquanto as outras oito duplas saem do classificatório, que ocorre na quarta (feminino) e quinta-feira (masculino), permitindo que times abaixo no ranking entrem no evento.

As 24 duplas disputam a fase de grupos em seis grupos de quatro times. Os primeiros e segundos colocados de cada chave, além dos quatro melhores terceiros, vão para as oitavas de final. Desta etapa em diante o torneio segue em formato eliminatório direto até a decisão. A final feminina acontece na noite de sábado (18.11), enquanto a disputa do ouro no torneio masculino fica para a manhã de domingo (19.11).

No torneio masculino, as 16 duplas já garantidas pelo ranking são Álvaro Filho/Saymon (PB/MS), Vitor Felipe/Guto (PB/RJ), Evandro/André Stein (RJ/ES), Pedro Solberg/George (RJ/PB), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR), Ricardo/Bruno Schmidt (BA/DF), Oscar/Thiago (RJ/SC), Moisés/Bruno (BA/AM), Ramon Gomes/Fernandão (RJ/ES), Léo Gomes/Ferramenta (RJ), Jô/Léo Vieira (PB/DF), Harley/Jeremy (DF/RJ), Anderson Melo/Pedro Marins (RJ), Márcio Gaudie/Averaldo (RJ/TO), Gilmário/Bernardo Lima (PB/CE) e Benjamin/Pedro Henrique (MS/PB).

Já as 16 duplas femininas classificadas pelo ranking são Ágatha/Duda (PR/SE), Carol Solberg/Maria Elisa (RJ), Elize Maia/Taiana (ES/CE), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Josi/Lili (SC/ES), Val/Ângela (DF/RJ), Juliana/Carol Horta (CE), Victoria/Tainá (MS/SE), Andrezza/Andressa (AM/PB), Naiana/Rachel (CE/RJ), Vitoria/Juliana Simões (RJ/PR), Vivian/Semírames (PA/SP), Izabel/Renata (PA/RJ), Sandressa/Neide (AL) e Flávia/Bárbara Ferreira (RJ).

O Circuito Brasileiro Open 2017/2018 é composto por sete etapas, três delas que ocorrem até o final deste ano. As outras quatro serão realizadas em 2018.

 

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Vôlei de Praia