Siga o OTD

Vôlei de Praia

King of the Court em setembro marca retorno das competições

Competição possui regras diferentes do vôlei de praia tradicional e já tem confirmada a dupla norueguesa Anders Mol e Christian Sorum, líderes do ranking mundial

King of the Court Vôlei de praia
Competição contará com a presença do público em espaços que respeitam o distanciamento social (Divulgação)

O vôlei de praia já tem data para retornar. Entre os próximos dias 9 e 12 de setembro, algumas das melhores duplas do planeta viajarão para a Utrecht, na Holanda, para a disputa do King of the Court.

A competição será o primeiro evento internacional com a chancela da FIVB (Federação Internacional de Voleibol) desde março, quando as competições de vôlei de praia começaram a ser canceladas ou adiadas por conta da pandemia do coronavírus.

+ Lana Conceição troca o Minas pela segunda divisão da Itália

Segundo o comunicado emitido pela entidade na segunda (29), o evento contará com a presença de 30 times de cada naipe. Atual líder do ranking mundial masculino, a dupla formada pelos noruegueses Anders Mol e Christian Sorum é umas das que já estão confirmadas.

Além da presença dos principais atletas do vôlei de praia, o evento promete ainda contar com a presença do público. Segundo o anúncio da FIVB, isso só será possível por conta de uma estrutura nova em que os torcedores estarão divididos em uma espécie de camarotes que tornam garantem o distanciamento social e podem ser ocupados de 2 a 10 torcedores em cada espaço.

Formato diferente

O King of the Court é um torneio de vôlei de praia com regras bem diferentes das tradicionais. Criado em 2017, o evento traz partidas disputadas por cinco duplas ao mesmo tempo. Em quadra há um lado dos vencedores e dos desafiantes. Caso os vencedores anotem vençam o rally, eles somam um ponto e veem a dupla de desafiantes ser trocada. Caso os desafiantes vençam o ponto, eles passam a ser os vencedores a partir da próxima rodada e enfrentam uma nova dupla de desafiantes.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Continuaremos a trazer novos conceitos e idéias para o esporte, a fim de garantir a melhor experiência possível para atletas e espectadores. O feedback positivo que recebemos até agora dos jogadores e de todas as outras partes interessadas comprova a importância da série. O King of the Court oferece mais oportunidades para os atletas do vôlei de praia jogarem em um formato de competição muito emocionante e competitivo “, avaliou Ary da Silva Graça Filho, brasileiro que preside a FIVB.

Vale dizer que os organizadores do evento pretendem expandir o modelo de competições utilizado pelos torneios “King of the Court” do vôlei de praia também para que possa ser utilizado nos Jogos Olímpicos. Segundo os cartolas, essa maneira de disputa se encaixa perfeitamente ao desejo expressado pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) de adotar esportes novos e dinâmicos, que capturem a atenção das gerações mais novas.

Mais em Vôlei de Praia