Siga o OTD

Vôlei de Praia

CBV promove apresentação de estudo sobre alto rendimento

Estudo promovido pela CBV e feito por profissionais ligados ao vôlei de praia abordou as dificuldades dos atletas de alto rendimento

Nayara Fernandes fez a apresentação do estudo (Divulgação/CBV)

A CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) realizou na noite da última quarta-feira (3) o terceiro encontro acadêmico entre profissionais do vôlei durante o isolamento social em função da pandemia do novo coronavírus. Desta vez o foco foi na apresentação de um estudo científico feito por um grupo de profissionais envolvidos no vôlei de praia sobre “Paixão e estratégias de coping de atletas da modalidade no contexto nacional”.

O evento contou com a participação de 95 pessoas entre treinadores e demais profissionais do vôlei de todas as regiões do Brasil. Na abertura, o presidente da Comissão Nacional de Treinadores (CONAT), Carlos Rios, agradeceu a audiência e destacou o uso de novas ferramentas para a evolução do esporte.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“A prática esportiva deixou de ser empírica e passou a ser científica. Precisamos usar todas as ferramentas para seguirmos evoluindo, isso inclui as tecnologias de forma geral. É uma grande iniciativa podermos compartilhar o conhecimento desenvolvido por nossos colegas. Agradeço a todos por comparecerem e à CBV pela iniciativa, que contempla a multidisciplinaridade do esporte”, contou.

Trabalho apresentado

O trabalho apresentado foi desenvolvido por Nayara Fernandes, doutoranda de Educação Física; Lucas Palermo, auxiliar técnico do time Ágatha e Duda; Fernando Mari, preparador físico do time de vôlei de praia da AMVP, de Maringá (PR); e Robson Xavier, técnico da seleção masculina brasileira de base do vôlei de praia.  O estudo trouxe à comunidade a forma como os atletas da modalidade lidam com as dificuldades e o estresse no esporte de alto rendimento. Foram entrevistados 132 pessoas.

A apresentação do estudo mostrou os fatores de estresse que influenciam no desempenho de atletas do voleibol de praia, como risco de lesões, questões de logística para competição, preparação para competições, entre outros. E como eles lidam com essas dificuldades e renúncias na vida pessoal. Para Nayara, que fez a explanação da pesquisa aos participantes, entender esta relação é fundamental para administrar os aspectos psicológicos dentro do vôlei de alto rendimento.

+ CBV realiza eventos virtuais para manter modalidade ativa

“Quem tem este aspecto mental mais desenvolvido consegue fazer a diferença nos momentos cruciais dentro do esporte de alto rendimento. As paixões que movem cada indivíduo são de grande importância ao traçar estratégias. Muitas destas questões variam de acordo com a idade, por exemplo, e outras motivações externas, como premiações. Este estudo conseguiu identificar como os atletas trabalham para desenvolver suas metas em relação ao perfil de cada um”, explicou Nayara durante o encontro virutal.

Programação

Estudo promovido pela CBV em encontro e feito por profissionais ligados ao vôlei de praia abordou as dificuldades dos atletas do esporte de alto rendimento.
A CBV tem realizado uma série de encontros virtuais (Divulgação/CBV)

O primeiro encontro da série iniciada pela CBV aconteceu na última quinta-feira e foi mediado pelo diretor executivo da CBV, Radamés Lattari, e que teve como tema “Gestão e preparação de equipe”, apresentado pelo técnico da seleção brasileira masculina, Renan Dal Zotto. Na última terça-feira, foi a vez do técnico da seleção brasileira masculina de base de vôlei de praia, Robson Xavier, discutir com os participantes sobre a detecção de talentos e iniciação da modalidade.

Na sequência da semana de eventos virtuais, o técnico da seleção brasileira feminina, José Roberto Guimarães, irá conversar com convidados sobre os desafios da nova geração, às 20h desta quinta-feira. Na sexta-feira, será a vez de um bate-papo sobre os cuidados com o retorno aos treinos após o período de isolamento social, e trará a participação de preparadores físicos e fisioterapeutas da comunidade do vôlei brasileiro, no canal da CBV no YouTube.

Mais em Vôlei de Praia