Siga o OTD

Vôlei de Praia

Talita/Carol estreia time com final contra Ana Patrícia/Rebecca

Em João Pessoa, estreando a nova parceria, Talita e Carol Solberg alcançam primeira final e vão enfrentar as já garantidas em Tóquio 2020, Ana Patrícia e Rebecca,

Talita/Carol Solberg
(Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Uma dupla estreando a formação e um time já garantido nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 farão a decisão da etapa de João Pessoa (PB) do Circuito Brasileiro Open 2019/2020. No primeiro evento juntas, Talita e Carol Solberg (AL/RJ) alcançaram a final e encaram Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE) neste domingo (26), às 10h (de Brasília).

Além da disputa do ouro, antes, a partir das 8h30 (de Brasília), ocorre também o duelo pelo bronze, com Juliana/Josi (CE/SC) enfrentando Fernanda Berti/Taiana (RJ/CE) por um lugar ao pódio.

A etapa de João Pessoa é a primeira que a dupla formada por Carol e Talita participa desde que começaram a treinar juntas, no início deste ano. Para Carol, a mudança de parceira e de função – ela agora joga revezando na defesa, enquanto antes atuava somente no bloqueio – ainda está em fase de adaptação, mas não falta vontade para as jogadoras. Na semifinal elas superaram Fernanda Berti/Taiana (RJ/CE) por 2 sets a 1 (21/19, 18/21 e 16/14).

“Eu estava tentando não criar muitas expectativas, queria jogar me divertindo. Nós treinamos duas semanas e esse tempo claramente não é o suficiente para apresentar o melhor da dupla, tínhamos consciência disso. Mas somos duas atletas muito competitivas, e entramos na competição querendo ganhar, então fomos com muita vontade. Fomos nos conhecendo melhor, e nesta semifinal já atuamos melhor que no primeiro jogo. João Pessoa é sempre especial. A galera comparece em peso, a arena está sempre lotada, então é claro que isso fica marcado, deixa tudo especial, sem a menor dúvida”, contou Carol.

(Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Já garantidas em Tóquio, Ana Patrícia e Rebecca optaram por começar a competir antes que os outros três times garantidos nos Jogos de 2020 (Ágatha/Duda, Alison/Álvaro Filho e Evandro/Bruno Schmidt). E a dupla mostrou que segue como em 2019, muito regular e difícil de ser superada. Rebecca comentou a vontade do time em conquistar o tour nacional.

“Nós batemos na trave para sermos campeãs brasileiras na temporada passada, mas temos esse objetivo e adoramos jogar em João Pessoa. Não queríamos deixar de fora do calendário. Além disso, entramos em férias mais cedo que os demais times, não jogamos a etapa de Ribeirão Preto (SP), em novembro de 2019. Tínhamos a ideia de voltar antes, num ritmo que ainda não é o ideal, mas sem forçar, sabendo que vamos evoluir. Mas acho que nosso entrosamento forte, nossa química colaborou para alcançar a final. Mesmo que ainda tenhamos muito trabalho pela frente”, avaliou a defensora cearense.

Será o primeiro duelo entre os dois times, já que uma das formações finalistas é nova. Ana e Rebecca não perderam nenhum set nas cinco vitórias que conquistaram até aqui, enquanto Talita e Carol Solberg tiveram apenas um set perdido nos cinco jogos, durante a semifinal.

Veja também:
Em casa, paraibanos vão às oitavas de final no Circuito Open

Ana e Rebecca são a dupla número 1 do ranking olímpico atualmente, mas nunca foram campeãs em João Pessoa, tendo como melhor colocação na cidade um bronze em 2018. Elas somam sete títulos em etapas nacionais e atualmente são as segundas colocadas no ranking brasileiro, mas podem terminar o final de semana assumindo a liderança.

O Circuito Brasileiro 19/20 conta com sete etapas, três realizadas no segundo semestre de 2019, e quatro que acontecem neste primeiro semestre de 2020. A estreia do tour aconteceu em Vila Velha (ES), em setembro, com ouro para Ágatha/Duda (PR/SE) e André Stein/George (ES/PB). Em Cuiabá, no mês de outubro, os títulos ficaram com Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e Alison/Álvaro Filho (ES/PB). Ribeirão Preto (SP) sediou a etapa de novembro, com ouro para Talita/Taiana (AL/CE) e Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF).

Mais em Vôlei de Praia