Siga o OTD

Vôlei de Praia

Filho do campeão olímpico Ricardo ganha título e já projeta confronto contra o pai

A segunda etapa do Circuito Banco do Brasil Nacional 2016/2017, espécie de segunda divisão do vôlei de praia do país, terminou com títulos inéditos para Izabel/Carol Won-Held (PA/RJ) e Pedro Henrique/Felipe Cavazin (PB/PR). Os jogos foram realizados na manhã desta quinta-feira (13.10), no Parque da Cidade, em Brasília (DF). A próxima etapa ocorre de 25 a 27 de outubro, em Uberlândia (MG).

Foi o primeiro título na categoria adulto do paraibano Pedro Henrique, filho do campeão olímpico Ricardo, que formou ao lado de Emanuel a mais vitoriosa parceria brasileira da modalidade e atualmente joga ao lado do capixaba André Stein. No naipe feminino, Izabel e Carol estrearam a nova formação já com título na primeira etapa juntas.

A decisão do ouro no torneio masculino contou com vitória por 2 sets a 0 (21/19, 21/18) de Pedro Henrique e Felipe Cavazin (PB/PR) sobre Vinícius Rezende e Márcio Gaudie (RJ). Os bons saques da dupla campeã, que já tinham conquistado uma prata na etapa passada, em Campo Grande (MS), aliados aos bons bloqueios de Pedro, deram o triunfo.

“É uma honra se conseguimos subir ao Open na próxima etapa, é algo que eu busco desde que comecei a jogar, atuar na elite. Tive um período um pouco ruim, sem bons resultados e onde não estava jogando bem. Mas não desisti, agora, com uma mentalidade mais madura, estou mais consciente nas partidas”, disse Pedro, que comentou sobre a chance de enfrentar o pai, caso esteja no Open já na próxima etapa.

“Já vou avisando a ele que vai ser jogo difícil, atuar contra ele seria uma felicidade muito grande. Jogar contra e jogar ao lado também, que é um sonho que tenho. Ele disse que quer encerrar a carreira jogando comigo, vamos ver”, completou.

A disputa da medalha de bronze foi vencida por Fábio Bastos e Bernardo Lima (CE), que superaram Jonas e Matheus Maia (RJ) por 2 sets a o (21/10, 21/13), completando o pódio da segunda etapa da temporada, sob os olhares de bom público em Brasília.

Final feminina

Izabel e Carolina Won-Held tiveram que se superar para vencerem Luiza Amélia e Semírames (CE/SP) de virada, por 2 sets a 1 (21/13, 15/21, 5/15). A paraense radicada em Brasília e sua parceira carioca começaram com dificuldades na recepção, mas corrigiram o sistema defensivo e assumiram o controle da partida do segundo set em diante.

A disputa de bronze não foi realizada, já que a atleta Leide (SC), parceira de Bruna (PB), se lesionou durante a semifinal. Com isso, a terceira colocação ficou com Paula Hoffmann e Mayana (RJ/TO), completando o pódio da segunda etapa.

Izabel comemorou vencer no local onde treina e mora. É exatamente no Parque da Cidade que a atleta realiza a preparação física e técnica.

“É bom estar em casa jogando, temos amigos, alunos, todos presentes. Dá um animo maior para nós, é maravilhoso, estou muito feliz, era este o objetivo, início de parceria, somar pontos e vencer o Nacional para retornar ao Open”, disse Izabel, que completou.

“Começamos mal, elas jogaram super bem no primeiro, do segundo em diante nos recuperamos, buscamos o jogo e mantivemos nossa virada de bola competente. Crescemos e não deixamos mais elas jogarem”.

O Circuito Banco do Brasil Nacional passará por nove cidades até 2017. As cinco etapas realizadas até o final deste ano já estão definidas. Após as paradas em Campo Grande (MS) e Brasília (DF), as próximas paradas serão em Uberlândia (MG), Maringá (PR) e São José (SC). Os times campeões de uma etapa do Nacional recebem prêmio de R$ 7.250,00.

Apesar de não garantir classificação direta ao Circuito Brasileiro Open, as duplas campeãs de uma etapa do Nacional fazem mais pontos (260) do que o quinto colocado de uma etapa Open (240). Com isso, a tendência é que ao longo do ano ocorram diversas trocas de posições entre duplas de ambos os circuitos, aumentando a importância das duas competições.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei de Praia