Siga o OTD

Vôlei de Praia

Brasil estreia bem na chave principal no México

Duplas femininas conseguem 100%, enquanto times masculinos ainda terão mais uma rodada na fase de grupos

(Foto: Getty Image/FIVB)

As cinco duplas brasileiras na chave principal do torneio de Chetumal, no México, etapa quatro estrelas do Circuito Mundial, entraram em ação na rodada desta quinta-feira (14). No naipe feminino o Brasil teve saldo positivo com vitórias nos quatro jogos disputados: dois por Fernanda Berti/Bárbara Seixas, e outros dois por Taiana/Talita. No masculino as três duplas verde e amarelas entraram em quadra em duas ocasiões.

Pelo grupo C feminino Fernanda Berti e Bárbara Seixas garantiram a primeira colocação ao vencerem Gordon/Marcelle (CAN) por 2 sets a 0 (21/16 e 21/15), e Flint/Day (EUA) por 2 sets a 1 (16/21, 21/18 e 22/20). Com isso elas avançam direto para as oitavas de final.

“A parte física conta, mas a cabeça no lugar vale mais em partidas apertadas como essa. Saber lidar com essa pressão, resolver no detalhe, é a chave para vencer jogos tão parelhos. Enfrentamos uma dupla experiente, acostumada a rodar a AVP (Circuito dos EUA) e jogar no Circuito Mundial. Hoje cometemos alguns erros bobos, mas estamos bem no geral, executando bem a tática”, avaliou Fernanda.

No grupo D Taiana e Talita começaram com o triunfo sofre Lunde/Hjortland (NOR) por 2 sets a 0 (21/19 e 21/14). Na segunda partida elas garantiram nova vitória em sets diretos, desta vez sobre Kubickova/Kvapilova, da Rapública Tcheca (21/17 e 21/9), e ficaram em primeiro, com vaga direta às oitavas.

No torneio masculino o Brasil entrou em quadra apenas duas vezes. A dupla Thiago/Guto acabou superada logo na estreia pelos canadenses Pedlow e Schachter por 2 sets a 1 (18/21, 21/19 e 17/19), em duelo válido pelo grupo D. Nesta sexta-feira (15) eles enfrentam Bykanov/Lokholetov (RUS) precisando da vitória para seguir na competição.

No grupo D a disputa foi caseira entre André/George (ES/PB) e Pedro Solberg/Oscar (RJ). O capixaba e o paraibano levaram a melhor por 2 set a 1 (17/21, 21/17 e 19/17).

“O jogo, de certa forma, foi uma chave de revanche para eles (Pedro e Oscar), que nós enfrentamos na semifinal do último torneio em Cuiabá (MT) – pelo circuito brasileiro – e foi um duelo parecido com o de hoje. Eles venceram o primeiro set e nós conseguimos a virada. O Oscar começou muito bem na virada de bola, mas nós conseguimos ajustar nosso jogo e vencer”, comentou André.

Na próxima rodada do grupo D André e George enfrentam Winter/Walkenhorst (ALE), valendo vaga direta às oitavas. Já Pedro e Oscar enfrentam Carambula/Rossi (ITA), precisando vencer para continuar.

A fase de grupos em Chetumal é composta por 32 times em cada naipe, divididos em oito chaves com quatro. Após a disputa da primeira fase, os primeiros colocados vão direto às oitavas de final, enquanto os segundos e terceiros de cada grupo disputam uma rodada eliminatória anterior, da repescagem (Round 1). O torneio segue em formato eliminatório com oitavas, quartas, semifinais e disputas de bronze e ouro.

Mais em Vôlei de Praia