Siga o OTD

Vôlei de Praia

Sete duplas brasileiras disputam última etapa de 2019

Cinco duplas já estão garantidas na fase de grupos, enquanto outras duas disputam o qualificatório

Divulgação/FIVB

O Brasil terá nesta semana seu último compromisso pelo Circuito Mundial de vôlei de praia no ano de 2019. A cidade de Chetumal, na costa leste do México, recebe de quarta-feira (13) a domingo (17) uma etapa nível quatro estrelas do tour internacional. Apesar de ser o último evento do ano, a etapa já é válida pela temporada 2019/2020 e contará com até sete duplas brasileiras buscando uma medalha.

No naipe masculino, quatro times estão inscritos, sendo que três deles já estão garantidos na fase de grupos, pela posição no ranking de entradas. Casos de André Stein/George, Thiago/Guto e Pedro Solberg/Oscar, que entram em quadra a partir de quinta-feira (14). Já Saymon e Arthur Lanci estão no classificatório e precisam vencer uma rodada eliminatória na quarta-feira (13) para avançar à fase de grupos.

Já no naipe feminino, dois times estão garantidos na fase de grupos: Fernanda Berti/Bárbara Seixas e Talita/Taiana, entrando em ação a partir de quinta. Um dia antes, Tainá e Victoria disputam o classificatório, precisando de uma vitória em partida eliminatória direta para se juntarem as outras duas.

Entre os times brasileiros, Thiago e Guto farão a estreia no Circuito Mundial. A dupla formada recentemente já foi para a final de uma etapa do Circuito Brasileiro, em Vila Velha (ES), e agora busca repetir o bom desempenho em um evento internacional.

“Está sendo uma experiência muito legal jogar ao lado do Thiago, é um parceiro incrível. Estamos jogando felizes, nos divertindo. E temos uma oportunidade legal de já estar na fase de grupos, sem ter que passar pelo country quota ou classificatório, queremos aproveitar essa oportunidade e somar pontos importantes no circuito”, avaliou Guto.

Quem também analisou a disputa foi Tainá, parceira de Victoria. A jovem dupla – a sergipana tem 24 anos, e a sul-mato-grossense, 20 – disputará o terceiro evento do Circuito Mundial em 2019 e busca adquirir experiência internacional e pontos no ranking.

“Estamos muito ansiosas para jogar, nossa última etapa no circuito mundial foi em agosto e sabemos da importância de rodarmos cada vez mais. Temos que aproveitar as oportunidades, tendo menos equipes do Brasil. Estamos felizes, vamos dar o nosso melhor. É um torneio com grandes equipes, algumas brigando pela vaga olímpica em outros países, e nosso objetivo é cada vez mais ganhar volume e experiência jogando fora do país”, pontuou.

André e George, em pouco tempo de parceria, já somam uma prata e um bronze no Circuito Mundial. A dupla que se juntou em março busca subir mais um degrau no pódio e conquistar o primeiro ouro em etapas internacionais.

“Sabemos que é importante manter os bons resultados para nos mantermos no ranking, sem cair para o classificatório. O próximo ano é olímpico e os times virão muito fortes. Estamos bem preparados, tivemos um período maior e treinamos bastante. Quando nos juntamos, já estava no meio da temporada e quase não tivemos tempo para treinar. Nunca joguei em Chetumal, mas normalmente as etapas no México são bastante quentes e úmidas, mas estamos preparados para esse desafio. Esperamos fazer uma boa etapa”, disse André.

A fase de grupos em Chetumal é composta por 32 times em cada naipe, divididos em oito chaves com quatro. Após a disputa da primeira fase, os primeiros colocados vão direto às oitavas de final, enquanto os segundos e terceiros de cada grupo disputam uma rodada eliminatória anterior, da repescagem (Round 1). O torneio segue em formato eliminatório com oitavas, quartas, semifinais e disputas de bronze e ouro.

A competição mexicana distribui cerca de R$ 1,6 milhão em premiação aos atletas, além de oferecer pontuação alta para o ranking internacional – 800 para os times vencedores.

AGENDA DO DIA

ago 14 03:00 CSI2* Riesenbeck Karina Johannpeter (CSI2*) ago 14 04:00 CSI2* Lier André Américo de Miranda (CSIYH1*, CSI2*); Fernando Penteado (CSI2*); Luís Antonio Neves (CSIYH1*, CSI2*); Maria Elisa Gonzaga (CSI1*); Nando de Miranda (CSIYH1*, CSI2*) ago 14 04:00 CSI3* Deauville Ana Elisa Aguiar Ramos (CSI1*); Eduardo de Menezes (CSI3*); Francisco Musa (CSI3*); Marlon Zanotelli (CSI3*); Pedro Muylaert (CSI3*) ago 14 13:00 Amistoso de futebol feminino Hellas Verona Internazionale ago 14 14:00 Open de Loulé de natação 1500 m livre masculino Fernando Ponte ago 14 14:00 Open de Loulé de natação 1500 m livre masculino Alexandre Finco ago 14 14:00 Open de Loulé de natação 1500 m livre masculino Diogo Vilarinho ago 14 14:00 WTA de Lexington Luisa Stefani (BRA)/Hayley Carter (EUA) Anna Blinkova (RUS)/Vera Zvonareva (RUS) ago 14 14:10 Open de Loulé de natação 800 m livre feminino Viviane Jungblut ago 14 14:25 Open de Loulé de natação 50 m costas masculino Guilherme Guido ago 14 14:30 Open de Loulé de natação 200 m borboleta masculino Leonardo Santos ago 14 14:35 Open de Loulé de natação 200 m livre masculino Murilo Sartori ago 14 14:35 Open de Loulé de natação 200 m livre masculino Fernando Scheffer ago 14 14:35 Open de Loulé de natação 200 m livre masculino Breno Correia ago 14 14:40 Etapa de Monaco da Diamond League Salto com vara Thiago Braz ago 14 14:40 Open de Loulé de natação 200 m peito masculino Felipe França ago 14 15:25 Open de Loulé de natação 4 x 200 m livre masculino Brasil ago 14 15:50 Founders Tribute at Longbow – Symetra Tour de golfe Luiza Altmann ago 14 23:00 NBA Philadelphia 76ers Houston Rockets

Mais em Vôlei de Praia