Siga o OTD

Vôlei de Praia

Em final emocionante, André e George faturam primeiro título

Em Brasília, parceria conquista o ouro no SuperPraia 2019, em decisão contra Adrielson e Arthur Silva

Pódio completo do SuperPraia 2019, vencido por André e George (Ana Patrícia/Inovafoto/CBV)

O primeiro título da dupla do campeão mundial André Stein e seu parceiro George (ES/PB) foi conquistado na manhã deste domingo (25.08), em Brasília (DF), ao vencerem Adrielson/Arthur Silva (PR/MS) por 2 sets a 1 (21/17, 15/21, 15/13) na decisão do SuperPraia 2019. A disputa emocionante agitou a torcida que lotou a arena montada no Parque da Cidade. O bronze ficou com Saymon/Arthur Lanci (MS/PR), que venceram Oscar/Moisés (RJ/BA).

André e George se uniram em março deste ano, visando a disputa da corrida olímpica para os Jogos de Tóquio. Eles subiram ao pódio no Circuito Mundial, com uma prata e um bronze, mas foi em Brasília (DF) que veio o primeiro ouro do time comandado pelo técnico Ernesto Vogado. O SuperPraia reúne somente os 16 melhores do ranking nacional e possui a maior premiação da temporada, de R$ 50 mil para os campeões. George comemorou.

“O André é um cara que já ganhou tudo, é um ‘experiente’ de apenas 25 anos, mas já ganhou praticamente tudo que é possível no esporte. A gente se dá muito bem dentro de quadra e fora também. Eu fiquei bastante nervoso em fazer a minha primeira final de SuperPraia, nossa primeira final jogando no Circuito Brasileiro, mas ele me apoiou demais em todos os pontos. Estamos formando uma parceria muito boa, independentemente de estar jogando bem ou mal. O jogo de hoje foi muito equilibrado, todos eram muito novos em quadra, a experiência do André de ter passado por situações similares ajudou com a pressão”, destacou.

André chega ao bicampeonato do SuperPraia. Ele já havia vencido em 2018, jogando ao lado do Evandro (RJ), justamente em Brasília (DF), que recebeu o ‘Finals’ pelo segundo ano seguido. O capixaba comentou a alegria por vencer a principal etapa do calendário nacional.

“Estou muito feliz com este título, é o nosso primeiro como dupla. É meu segundo título do Superpraia, o maior torneio do Brasil, tudo isso é bastante especial. Enfrentamos uma dupla muito jovem, eles são mais novos que eu, Adrielson tem 22 e Arthur apenas 21 anos. Eu me senti muito velho (risos), é uma dupla que cresceu bastante na competição e tem muita coisa para mostrar ainda, eles estão de parabéns”, elogiou.

Apesar de ter sido superado na decisão, a medalha de prata teve sabor de ouro para Arthur Silva. O jovem bloqueador que treina e mora em Maringá (PR) está apenas no primeiro ano como profissional no vôlei de praia e já conseguiu avançar para a decisão da etapa. No caminho até a final, eliminou ninguém menos que Alison, campeão olímpico, e seu parceiro Álvaro Filho, melhor jogador do Brasil na temporada 18/19.

“Foi uma experiência incrível ver como todo esse evento é preparando, a quantidade de pessoas envolvidas na organização e montagem, é uma experiência inexplicável. Antes eu acompanhava isso tudo pela televisão, esses atletas em quadra, representando o Brasil. Eu falava para o meu pai que um dia eu chegaria lá, e acho que estou no caminho certo. Estou colhendo os frutos de tudo que tenho feito nos treinos e na preparação”, celebrou.

Bronze
A terceira colocação da etapa SuperPraia 2019 ficou com Saymon e Arthur Lanci, que superaram Oscar e Moisés (RJ/BA) por 2 sets a 1 (23/25, 21/18, 15/13). Foi o segundo bronze seguido de Arthur Lanci na competição, já que em 2018 ele subiu ao pódio ao lado de Hevaldo. O paranaense comentou a conquista da medalha e a nova parceria para a temporada.

“O Superpraia é um torneio especial para mim, eu só não avancei para a semifinal em uma das vezes que joguei. É o torneio mais importante na temporada, e fazer dupla com um craque como o Saymon é muito bom. Espero que esse time dê certo, que a gente possa representar bem o Brasil. Eu fico muito feliz de jovens como eu estarem em destaque na modalidade”, disse Arthur, que foi campeão mundial sub-21 em 2016.

Oscar, que retomou neste mês parceria com Moisés, aprovou a campanha do time em Brasília. Eles atuaram juntos entre os anos de 2012 e 2013, e logo na retomada, já avançaram entre os quatro melhores do país, proporcionando um grande espetáculo ao público.

“Sem dúvida foi um resultado muito bom, estávamos querendo muito esse bronze, mas por um detalhe ou outro acabou escapando. Eles foram superiores no tie-break e no segundo set, foi um duelo lindo para o público que veio assistir. A minha química com o Moisés é muito boa. Ele tem um bom entendimento do jogo, está sempre muito concentrado, e isso faz diferença, principalmente debaixo deste sol forte”, declarou.

André e George (ES/PB) agora se preparam para a etapa cinco estrelas de Roma (Itália) do Circuito Mundial 2019, que acontece de 4 a 8 de setembro. Eles atualmente aparecem na terceira posição da corrida olímpica, que é liderada por Alison/Álvaro (ES/PB). Já Adrielson/Arthur focam a preparação na estreia do Circuito Brasileiro 2019/2020, que ocorre em Vila Velha (ES), de 25 a 29 de setembro.

A primeira edição do SuperPraia aconteceu em 2014 e pela segunda vez seguida ele acontece em Brasília (DF). A competição distribui R$ 50 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. O evento também contou com a premiação dos melhores da temporada, com os escolhidos nos fundamentos saque, recepção, levantamento, ataque, bloqueio, defesa, revelação, atleta que mais evoluiu e melhor jogador.

Mais em Vôlei de Praia