Siga o OTD

Vôlei de Praia

Em Brasília, Ana Patrícia/Rebecca conquista o ouro no SuperPraia

Vitória sobre Talita e Taiana foi conquistada de virada, por 2 sets a 1, em final emocionante; Álvaro e Bárbara são escolhidos melhores de 18/19

Pódio completo do SuperPraia 2019, disputado em Brasília (Ana Patrícia/Inovafoto/CBV)

A parceria de Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE) conquistou na noite deste sábado (24.08) a edição 2019 do SuperPraia ao vencerem o time Talita/Taiana (AL/CE) por 2 sets a 1 (21/19, 19/21, 17/19), na arena montada no Parque da Cidade, em Brasília (DF). A competição final do calendário nacional conta com a maior premiação do ano e formato diferente de disputa, com os 16 melhores times. O bronze da etapa ficou com Fernanda Berti e Bárbara Seixas (RJ).

Este foi o primeiro título de SuperPraia, que é disputado desde 2014, da parceria de Ana e Rebecca. Elas já possuem no currículo títulos de etapas do Circuito Brasileiro Open e do Circuito Mundial. O ouro foi conquistado em partida muito equilibrada, com viradas de placar e emoção até o final. Em 2018, Ana Patrícia foi privada da disputa por ter sofrido uma fratura no dedo. A volta por cima veio da melhor maneira.

“É uma felicidade imensa conseguir este título. No ano passado eu não pude participar do SuperPraia em razão da minha fratura no dedo. É um título muito importante para nós, foi um jogão essa final, muito tenso. Além do título, o que fica é o aprendizado que tivemos hoje, procurar resistir nos momentos difíceis na partida”, declarou.

Rebecca, eleita melhor passe da temporada 18/19 do Circuito Brasileiro em premiação realizada antes da final, comentou a importância da conquista inédita.

“O SuperPraia é uma competição muito importante, com as melhores duplas do país. Ana não jogou comigo no ano passado, então, jogar juntas aqui em Brasília era algo que queríamos muito. Temos esse diferencial da comunicação ativa entre nós duas, se for preciso a gente troca de posição em quadra, o que dificulta a estratégia do adversário. E hoje fizemos um jogo muito acirrado, foi um espetáculo para todos. Estamos muito felizes”, declarou.

As três medalhistas do SuperPraia agora se preparam para a disputa da etapa cinco estrelas de Roma (Itália), pelo Circuito Mundial 2019 e que conta pontos à corrida olímpica. O torneio acontece de 4 a 8 de setembro e é um dos últimos do ano pelo tour internacional.

BRONZE
Fernanda Berti e Bárbara Seixas conquistaram o bronze em uma partida bastante atípica contra Juliana e Josi (CE/SC). A parceria começou imprimindo ritmo, vencendo o primeiro set por 21/6. Na segunda parcial, ficaram atrás no placar durante a maior parte do tempo e o jogo parecia caminhar para o tie-break, mas conseguiram reverter desvantagem de seis pontos, virando de 12/18 para fechar em 21/19, por 2 sets a 0. Bárbara comemorou o pódio.

“Eu fiquei muito feliz com a evolução do nosso time ao longo desses anos. Foi algo muito bonito, foram muitos aprendizados, muitas coisas positivas. Nossa evolução no Circuito Brasileiro foi visível, começamos batalhando por um lugar entre as quatro, ficamos em quinto algumas vezes, até que conseguimos assumir essa posição. E esta temporada foi maravilhosa, me reinventei jogado ao lado da Fernanda. Foi uma pena ter ficado de fora da final aqui no SuperPraia, mas o bronze é um grande resultado também”, destacou a medalhista olímpica.

MELHORES DA TEMPORADA 18/19
Além das campeãs do SuperPraia 2019, também foram conhecidos na noite deste sábado os vencedores dos prêmios individuais referentes à temporada 2018/2019 do Circuito Brasileiro Open, encerrado em abril. Destaque para Álvaro Filho (PB) e Bárbara Seixas (RJ), eleitos melhores jogadores do tour nacional pela primeira vez.

A votação é realizada entre atletas e técnicos, elegendo várias categorias (veja a lista completa abaixo). Também se destacaram Ricardo de Freitas (RJ) e Ernesto Vogado (PB), melhores técnicos de equipes feminina e masculina, respectivamente, além de Ana Patrícia, que levou dois prêmios. Na eleição do atleta favorito da torcida, o craque da galera, realizada pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol, Álvaro e Ágatha foram os mais votados.

Álvaro Filho comentou a felicidade pelos prêmios e agradeceu ao campeão olímpico Ricardo, com quem jogou e conquistou o Circuito Brasileiro Open 18/19 antes de se unir ao também campeão olímpico Alison, visando os Jogos de Tóquio 2020.

“Só tenho que demonstrar aqui minha gratidão, essa temporada foi muito especial. Ricardo foi um gigante, mais uma vez um ‘monstro’, um verdadeiro campeão. Me passou muitos atalhos. Ricardo e o CT Cangaço foram as bases dos prêmios que recebi nesta noite. Ver que o trabalho está sendo reconhecido, ainda mais pelos próprios atletas e técnicos, é muito legal. Quero seguir nesse caminho no projeto que estou seguindo com o Alison, fico muito feliz”, declarou.

Bárbara também celebrou o fato de ter sido eleita pela primeira vez na carreira a melhor jogadora do tour nacional. Ao lado de Fernanda, ela conquistou a temporada 18/19 subindo ao pódio em cinco das sete etapas, com dois ouros.

“Fiquei surpresa e muito contente com esse prêmio de melhor jogadora da temporada, nunca tinha conquistado, mas queria muito, e o fato de ter alcançado isso me deixa muito orgulhosa. Agradeço demais aos membros da nossa comissão técnica e minha parceira, fundamental em todo que construímos”.

MELHORES DA TEMPORADA 18/19 DO CIRCUITO BRASILEIRO:
Melhor jogadora e jogador: Bárbara (RJ) e Álvaro Filho (PB)
Melhor técnico: Ricardo de Freitas (RJ) e Ernesto Vogado (PB)
Craque da galera: Ágatha (PR) e Álvaro Filho (PB)
Melhor saque: Andressa (PB) e Evandro (RJ)
Melhor passe: Rebecca (CE) e Bruno Schmidt (DF)
Melhor levantamento: Taiana (CE) e Álvaro Filho (PB)
Melhor ataque: Ana Patrícia (MG) e Alison (ES)
Melhor bloqueio: Ana Patrícia (MG) e André Stein (ES)
Melhor defesa: Taiana (CE) e Álvaro Filho (PB)
Atleta revelação: Vitoria (RJ) e Renato (PB)
Atleta que mais evoluiu: Victoria Lopes (MS) e Adrielson (PR)

Mais em Vôlei de Praia