Siga o OTD

Vôlei de Praia

Talita e Taiana avançam para a primeira final em 2019

Dupla irá encarar as suíças Heidrich e Vergé-Depré neste domingo, valendo a medalha de ouro da etapa russa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia

(Divulgação/FIVB)

As brasileiras Talita e Taiana estão na decisão da etapa quatro estrelas de Moscou (Rússia), etapa válida pelo Circuito Mundial de vôlei de praia 2019. A parceria superou duas rodadas na manhã deste sábado (17.08), pelas quartas de final e semifinal, avançando pela primeira vez no ano para a disputa de ouro no tour internacional. A decisão acontece neste domingo (18.08), às 11h (de Brasília), contra as suíças Joana Heidrich e Anouk Vergé-Depré.

Os dois times se enfrentaram uma vez anteriormente, na etapa quatro estrelas da Polônia, com vitória das suíças. Agora, porém, Talita e Taiana chegam embaladas por vitórias importantes na campanha. Neste sábado, elas eliminaram a tricampeã olímpica Kerri Walsh e sua parceira Brooke Sweat (EUA) na semifinal, com parciais de 23/21, 23/21. Antes, abrindo o dia, haviam vencido a atleta olímpica e campeã europeia Marta Menegatti e sua parceira Orsi Toth por 2 sets a 1 (26/24, 18/21, 15/11). Taiana analisou a campanha e a vaga na decisão.

“Somos a dupla brasileira que se uniu a menos tempo antes desta temporada do Circuito Mundial, Talita estava voltando de gravidez. Tivemos um tempo reduzido para nos prepararmos para esta maratona, e fomos buscando maneiras de trabalhar nos bastidores, conversando, observando detalhes de jogo nos próprios eventos. O tempo fez com que aumentássemos nosso volume de jogo”, disse a defensora, que completou.

“Essa final mostra o quanto somos um time forte e o quanto temos para apresentar. Estamos muito felizes, em etapas anteriores acabamos perdendo em detalhes, hoje estamos encarando grandes times de igual para igual, conseguindo manter a disputa ponto a ponto, focando sempre no melhor. Será nosso oitavo jogo no torneio, uma partida duríssima, mas estamos com muita vontade de buscar essa medalha de ouro para nossa dupla”.

Talita e Taiana chegam para a decisão com uma campanha de seis vitórias e uma derrota, ainda na fase de grupos. A dupla saiu do classificatório e possui uma partida a mais que as suíças, que também tiveram uma derrota na fase de grupos do torneio em Moscou e somam cinco vitórias e um tropeço. Esta também será a primeira final das europeias neste ano.

Ainda neste sábado outra dupla brasileira acabou ficando pelo caminho, dando adeus ao torneio. Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE) foram superadas nas quartas de final pelas norte-americanas Walsh e Sweat por 2 sets a 0 (24/22, 21/16). O time dos Estados Unidos seria eliminado na rodada seguinte para Talita/Taiana.

Pela quinta colocação, Ana e Rebecca somam 480 pontos no ranking internacional e da corrida olímpica brasileira. Na última sexta, Ágatha/Duda (PR/SE) e Carol Solberg/Maria Elisa (RJ) haviam se despedido nas oitavas de final. Elas somam 400 pontos no ranking e receber prêmio de cerca de R$ 16 mil.

O Brasil possui ótimo retrospecto em etapas disputadas em Moscou. A cidade já recebeu 13 etapas no naipe masculino e 11 no naipe feminino, com sete medalhas de ouro, 11 de prata e seis de bronze para duplas brasileiras. Na temporada passada, Ágatha/Duda e o então time formado por Alison/André Stein levaram a prata na capital russa.

Mais em Vôlei de Praia