Siga o OTD

Pan 2019

Thiago e Oscar “estreiam” e garantem vaga no vôlei de praia

Thiago e Oscar vencem uruguaios Vieyto e Cairus por 2 sets a 0 e se classificam no vôlei de praia

Oscar, do vôlei de praia, nos Jogos Pan-Americanos
Jose Tejada/Lima 2019

A dupla brasileira Thiago e Oscar bateu os uruguaios Vieyto e Cairus por 2 sets a 0 nesta quinta (25) e conquistou a segunda vitória nos dois primeiros jogos do torneio de vôlei de praia dos Jogos Pan-Americanos de Lima. As parciais foram de 21/16 e 21/14. Na estreia, quarta (24), bateram Alpizar e Valenciano, da Costa Rica.

Com o resultado, os brasileiros estão classificados para a segunda fase, faltando apenas definir se em primeiro ou em segundo lugar. O primeiro tem a vantagem de passar direto para as quartas de final. O segundo e o terceiro vão para as oitavas. O quarto é eliminado.

Apesar de ser a segunda vitória, foi o primeiro desafio de fato para Thiago e Oscar nos Jogos Pan-Americanos já que Vieyto e Cairus correm o circuito mundial de vôlei de praia. No duelo anterior, os brasileiros mesmo admitiram que precisaram definir a estratégia durante o jogo por terem poucas informações dos costarriquenhos.

“Foi bom a gente ter o jogo teoricamente um pouco mais complicado hoje (quinta), porque ontem foi a estreia e tem aquele peso a mais. Então ontem foi mais para soltar”, afirmou Oscar, mantendo sempre muito respeito pelos representantes da Costa Rica. “Mas ontem foi a estreia real”, fez questão de deixar claro.

Porém, fato é que o nível subiu do outro lado da quadra contra os uruguaios, exigindo uma estratégia pré-definida e bem montada. “Conseguimos usar uma estratégia muito boa contra o Cairus e fez efeito. O Thiago bloqueou muito bem e eu consegui pegar algumas bolas boas”, disse Oscar. “O diferencial de ontem para hoje é que a gente sacou muito bem”, acrescentou.

Thiago, do vôlei de praia, nos Jogos Pan-Americanos

Thiago cresce no bloque (Jose Tejada/Lima 2019)

Thiago explicou melhor como funcionou o bloqueio. Foi na experiência. “Eu tive de jogar um pouco mais escondido. Eu consigo usar a minha altura (1,98m) para não definir antes para onde eu vou fechar a minha zona da quadra e isso dificulta muito a tomada de decisão do adversário. Eu demoro mais um pouquinho para mostrar a posição”.

Dupla competente

Apesar da vitória por 2 a 0, os rivais conseguiram fazer frente para a dupla brasileira em boa parte do jogo. “Essa equipe uruguaia é muito competente. Tem uma defesa e um bloqueio muito bons. O saque deles faz diferença”, elogiou Oscar.

No primeiro set o jogo foi equilibrado até a metade. Só dali em diante Thiago e Oscar abriram três pontos de frente, no 15 a 12. Mantiveram a vantagem até o 19 a 16, quando mataram duas bolas seguidas e fecharam em 21 a 16 a primeira parcial da partida.

A segunda foi parecida, com os brasileiros acelerando no placar somente depois da metade do set. Abriram a 17 a 13, 19 a 14 e depois rodaram mais duas seguidas para fechar em 21 a 14.

Liderança e cubanos

Com os resultados do dia, Thiago e Oscar estão na liderança do Grupo C com quatro pontos ganhos. Vieyto e Cairus e os cubanos Gonzáles e Reyes vêm a seguir com três, e Alpizar e Valenciano somam dois. A última rodada da fase de grupos será Brasil contra Cuba e Uruguai contra Costa Rica.

Thiago e Oscar enfrentam Gonzáles e Reyes nesta sexta-feira, às 15h pelo horário de Brasília, com acompanhamento ao vivo aqui pelo Olimpíada Todo Dia.

“O objetivo de curto prazo é sair em primeiro do grupo porque a gente consegue ter um dia de descanso, o que faz uma diferença enorme no torneio”, conta Oscar. “O time de Cuba é muito bom, competitivo, que joga o circuito mundial também, jogou a Copa do Mundo, são fortes”, acrescentou. Sendo assim, não vai dar para esperar o jogo para definir o que fazer. “A gente tem de elaborar uma estratégia mais voltada para o bloqueio do Thiago, porque (Cuba) é um time que ataca mais. É parar agora, descansar, estudar e amanhã (sexta) ir com tudo”.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019