Siga o OTD

Vôlei de Praia

Evandro e Bruno Schmidt passam para o mata-mata do Mundial

Evandro e Bruno Schmidt venceram a segunda seguida e vão disputar liderança da chave contra espanhóis no Mundial de Hamburgo

Evandro marcou 16 pontos contra Tigrito e Charly

Os brasileiros Evandro e Bruno Schmidt venceram a segunda pelo Campeonato Mundial de vôlei de praia 2019, disputado em Hamburgo, na Alemanha. Desta vez passaram com folgas pelos venezuelanos Tigrito e Charly, com 2 sets a 0 no placar, parciais de 21/9, 21/12, em 32 minutos. A vitória valeu vaga na fase de mata-mata.

Evandro e Bruno Schmidt foram os únicos representantes do Brasil no naipe masculino a jogarem nesta segunda (1º). A dupla havia folgado no domingo (30), quando Alison e Álvaro Filho, André e George, além de Pedro Solberg e Vitor Felipe (RJ/PB), já haviam vencido pela segunda rodada. Contando apenas o masculino, já são oito vitórias em oito jogos.

Classificados para o eliminatório do Mundial de vôlei de praia, Evandro e Bruno miram agora a liderança do grupo. Enfrentam na quarta-feira (3), às 5h (de Brasília), os espanhóis Herrera e Gavira, que também venceram duas vezes na chave. Será a primeira vez que as duas duplas se enfrentam em um torneio oficial.

Após a vitória desta segunda-feira, Bruno Schmidt e Evandro comentaram o desempenho e a particularidade do Mundial de vôlei de praia.

“Assistimos ao jogo deles contra os espanhóis, na primeira rodada, isso foi bom para estudarmos bem nossa tática, são dois jogadores habilidosos, mas soubemos neutralizar bem. Gostei da maneira que nos comportamos, o torneio exige que você seja forte e agressivo todos os dias. Existe um intervalo bem maior em relação aos outros torneios, não tem aquele ritmo de um jogo atrás do outro. É importante sempre entrar já muito concentrado, não ter erros bobos, e fizemos isso hoje”, disse Bruno.

Evandro foi o maior pontuador do confronto contra os venezuelanos, com 16 acertos. “Nossos saques incomodaram bastante os atletas da Venezuela, isso dificultou a armação da jogada deles, nos rendeu alguns bloqueio e defesas. Foi suficiente para abrirmos uma vantagem boa nos sets e vencer. O terceiro jogo é o mais esperado, mais difícil, vamos estudar muito a Espanha, é muito importante sair em primeiro do grupo. Estamos crescendo no torneio, vamos descansar um pouco e já estudar”.

A fase de grupos do Mundial de vôlei de praia conta com 48 times em cada naipe, divididos em 12 grupos com quatro duplas. Eles jogam entre si e os primeiros e segundos avançam aos playoffs, assim como os quatro melhores terceiros colocados.

Os outros oito terceiros colocados disputam uma rodada eliminatória chamada Lucky Looser, com os vencedores também avançando ao mata-mata, totalizando 32 times. A competição segue em formato eliminatório com round 1, oitavas de final, quartas de final, semifinais e disputas de bronze e ouro.

Somando os naipes masculino e feminino, o Brasil soma 12 medalhas de ouro, nove de prata e dez de bronze nas 11 edições do Mundial de vôlei de praia realizadas. Brasil contra Estados Unidos foi a final mais repetida na história, tendo acontecido em sete oportunidades.

O Mundial de vôlei de praia é o principal torneio da temporada, com uma premiação total de 1 milhão de dólares (500 mil para cada naipe) e a maior pontuação ao ranking da temporada.

Mundial de vôlei de praia – 3ª rodada

2/7 – Alison e Álvaro Filho x Semenov e Leshukov (RUS) – 10h
2/7 – Pedro Solberg e Vitor Felipe x Mol e Sorum (NOR) – 12h
3/7 – Evandro e Bruno Schmidt x Herrera e Gavira (ESP) – 5h
3/7 – André Stein e x Nicolai e (ITA) – 9h

*Horários de Brasília

 

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei de Praia