Siga o OTD

Vôlei de Praia

Sergipe e Ceará levam Circuito Brasileiro Sub-21 em Bauru

Renan Rodrigues/CBV

Sergipe e Ceará foram os campeões da terceira etapa do Circuito Brasileiro Sub-21, disputado em Bauru (SP), subindo ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez na temporada. Os jogos da fase final foram realizados na manhã desta quinta-feira (08), no Aeroclube da cidade, com entrada franca aos torcedores. O resultado altera a classificação do ranking geral no naipe feminino e mantém o Rio de Janeiro na liderança do masculino.

Na decisão do naipe masculino, Raul e Matheus (SE) venceram de virada, em um grande jogo, Gabriel Gouveia e Igor Borges (RJ) por 2 sets a 1 (21/15, 14/21, 11/15), em 46 minutos de partida. A partida contou com grandes rallys e foi eletrizante do início ao fim. Na disputa da medalha de bronze, dois times do Paraná se enfrentaram, com vitória de Felipe/Adrielson por 2 sets a 0 Juliano/Patrick (21/13, 21/17), em 27 minutos.

“Foi um resultado muito importante, nas duas primeiras etapas não terminamos na colocação que gostaríamos, ficamos em quinto lugar. O que contou demais nesta quinta-feira foi a paciência que eu tive com ele e vice-versa. Nós não treinamos na mesma cidade, então tivemos que ter tranquilidade para reverter vários jogos, inclusive na semifinal. É uma alegria imensa poder representar bem nosso estado”, disse Raul, após o título.

Apesar do vice-campeonato, o Rio de Janeiro mantém a liderança do ranking geral no naipe masculino, com 560 pontos. Eles somam 560 pontos, após um ouro e duas pratas nas três paradas. O Paraná aparece na segunda posição geral, com 500 pontos somados. Eles ficaram com um quarto lugar e um ouro nas etapas realizadas até agora.

Na decisão do naipe feminino, Talita e Teresa (CE) superaram Kyce/Milena (RN) por 2 sets a 0 (21/17, 21/19), em 44 minutos, conquistando pela primeira vez a etapa nesta temporada. A disputa de bronze teve como vencedora Victoria e Ana (MS), que superaram as cariocas Roberta e Anne (RJ) por 2 sets a 0 (22/20, 21/18), em 34 minutos.

“Acho que conseguimos ter uma sintonia muito boa. Acreditamos muito uma na outra, na nossa dupla. Sabemos do potencial e do que podemos conquistar. Temos a dificuldade de não morarmos juntas, eu estou em Brasília e ela em Fortaleza, mas superamos as adversidades, acreditamos. Temos que trabalhar a mente, acreditar no treinamento que cada uma realiza em sua cidade. Nossos técnicos fazem um trabalho excelente e conseguimos alcançar o nosso objetivo aqui em Bauru”, analisou Teresa.

O ouro na etapa levou o Ceará da terceira posição para a liderança do ranking geral, com 500 pontos, seguido pelo Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul, ambos com 480 pontos.

O time campeão de cada etapa soma 200 pontos para o estado que representa, enquanto a prata garante 180 pontos, o bronze 160 e o quarto lugar 140. Reduzindo 20 pontos a cada posição. Quando um estado possui mais de um time, apenas uma dupla é elencada para receber a pontuação ao final da parada.

O Circuito Brasileiro Sub-21 é composto por quatro etapas ao longo de 2017. Após as paradas em Maceió (AL), Maringá (PR) e agora em Bauru (SP), ele será encerrado no Rio de Janeiro (RJ), de 7 a 9 de agosto.  Os pontos obtidos em cada etapa vãos para o estado e o campeão geral é determinado ao final das paradas, com o somatório total.

Assim como ocorre no Sub-19, o Circuito Brasileiro Sub-21 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas da mesma federação. Ele mantém o formato das últimas duas temporadas, com cada estado indicando suas delegações nos dois gêneros em busca do título. Além dos atletas, que podem ser alterados a cada etapa, as federações elegem um técnico.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Vôlei de Praia