Siga o OTD

Vôlei de Praia

Brasil chega ao Mundial com oito duplas e líderes do ranking

Ágatha/Duda aparecem em primeiro no Circuito Mundial, e país tem outras duas duplas no Top 10

Divulgação

O Campeonato Mundial de vôlei de praia 2019 começa nesta semana, a partir de sexta-feira (28.06), em Hamburgo (Alemanha). E o Brasil chega embalado para o principal torneio da temporada, que é realizado apenas a cada dois anos. Serão oito duplas do país em ação – quatro em cada gênero –, dez atletas que já medalharam anteriormente e com a dupla número 1 do ranking internacional na atualidade: Ágatha/Duda.

O país será representado no naipe masculino por Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Ágatha/Duda (PR/SE), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ) e Maria Elisa/Carol Solberg (RJ). No torneio masculino, defendem o Brasil Alison/Álvaro Filho (ES/PB), André Stein/George (ES/PB), Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF) e Pedro Solberg/Vitor Felipe (RJ/PB). Cada país pode ter no máximo quatro duplas, com exceção de vagas obtidas por wild card (convite).

A disputa do Mundial de vôlei de praia em Hamburgo começa com o Brasil como líder do ranking feminino. Ágatha e Duda, que na atual temporada somam um ouro e um bronze, aparecem na primeira posição, com 5.400 pontos. O ranking leva em consideração os oito melhores resultados dos times em torneios do Circuito Mundial nos últimos 365 dias. Ágatha, porém, lembrou que a dupla tem os ‘pés no chão’ e destacou o nível de competitividade do cenário internacional.

“Nosso time nunca teve e nunca terá qualquer tipo de soberba, de acreditar que está em um nível superior aos demais. Somos muito ligadas em tudo que pode acontecer. Sempre se prevenindo, estudando, de olho nas mudanças táticas das adversárias, observando bastante. No Circuito Mundial você pode perder para qualquer time se não estiver totalmente concentrado no que está desempenhando, por isso vamos com foco total”, declarou.

O país tem ainda outras duas duplas no Top 10 feminino. Ana Patrícia/Rebecca somam 5.320 pontos e aparecem em terceiro, enquanto Maria Elisa e Carol Solberg estão em nono lugar, com 4.720 pontos. Fernanda Berti e Bárbara Seixas aparecem em 13°, com 3.960.

Na lista de atletas inscritos do Brasil para este Campeonato Mundial, dez já foram medalhistas em edições passadas do evento, seis deles já tendo conquistado o título: Ágatha (ouro), Alison (dois ouros e uma prata), Álvaro Filho (prata), André Stein (ouro), Bárbara Seixas (ouro e bronze), Bruno Schmidt (ouro), Evandro (ouro e bronze), Fernanda Berti (prata), Maria Elisa (dois bronzes) e Pedro Solberg (bronze).

No naipe masculino, a maioria das duplas brasileiras passou por trocas na atual temporada. Com isso, tendo somado poucos torneios juntos nos últimos 365 dias, estão fora do Top 10. Evandro e Bruno Schmidt aparecem na melhor posição, em 23°, com 3.040 pontos. Eles, porém, chegam embalados pelo título na etapa da Polônia, há duas semanas, quando encerraram invencibilidade de 23 jogos dos noruegueses Mol e Sorum.

A fase de grupos conta com 48 times em cada naipe, divididos em 12 grupos com quatro duplas. Eles jogam entre si e os primeiros e segundos avançam aos playoffs, assim como os quatro melhores terceiros colocados. Os outros oito terceiros colocados disputam uma rodada eliminatória chamada Lucky Looser, com os vencedores também avançando ao mata-mata, totalizando 32 times. A competição segue em formato eliminatório com round 1, oitavas de final, quartas de final, semifinais e disputas de bronze e ouro.

O torneio terá transmissão com jogos ao vivo e em VT nos canais SporTV, e será realizado pela primeira vez na história em Hamburgo. A Alemanha já havia sediado a competição em 2005, mas com o torneio baseado na capital Berlim.

Somando os naipes masculino e feminino, o Brasil soma 12 medalhas de ouro, nove de prata e dez de bronze nas 11 edições realizadas. Brasil contra Estados Unidos foi a final mais repetida na história, tendo acontecido em sete oportunidades. O Campeonato Mundial é o principal torneio da temporada, com uma premiação total de 1 milhão de dólares (500 mil para cada naipe) e a maior pontuação ao ranking da temporada.

ESTREIAS BRASILEIRAS – 28.06
9h – Alison/Álvaro Filho x Allen/Slick (EUA)
10h – Fernanda Berti/Bárbara x Revuelta/Orellana (MEX)
11h – Ágatha/Duda x Leila/Maylen (CUB)
12h – Ana Patrícia/Rebecca x Nzayisenga/Judith (RWA)
13h – Maria Elisa/Carol Solberg x Nnoruga/Franco (NIG)
18h – Pedro Solberg/Vitor Felipe x Erdmann/Winter (ALE)

Mais em Vôlei de Praia