Siga o OTD

Vôlei de Praia

Duplas avançam às quartas e oitavas no Mundial Sub-21

Vitoria e Victoria encaram alemãs para ficar entre as oito melhores; Rafael e Renato vencem quarto sem perder sets e disputam vaga na semi

Vitoria e Victoria estão nas oitavas de final do Mundial (FIVB)

O Brasil avançou às quartas de final, com o naipe masculino, e às oitavas de final, no feminino, do Campeonato Mundial Sub-21 de vôlei de praia nesta sexta-feira (21), em Udonthani (Tailândia). Rafael/Renato chegou ao quarto triunfo seguido no torneio e agora terá pela frente dupla russa, enquanto Vitoria/Victoria, que soma três triunfos seguidos, irá encarar dupla da Alemanha para seguir em busca de medalhas na competição.

Tendo disputado uma rodada a menos, o naipe feminino contou na madrugada desta sexta-feira – manhã e tarde na Tailândia – com o final da fase de grupos e a repescagem. Mantendo os 100% de aproveitamento, Vitoria/Victoria superou as polonesas Herrmann/Stadnik por 2 sets a 0 (21/14, 21/10), em 26 minutos, terminando em primeiro da chave B. Elas encaram nas oitavas de final as alemãs Ziemer/Schieder, à 00h (de Brasília) deste sábado (22).

FIVB

“As meninas estão jogando bem, tivemos três vitórias consistentes na fase de grupos, pegamos um ritmo muito bom de torneio. O saque e a virada de bola (ataque) do nosso time são bastante fortes, são duas meninas experientes. Apesar de não termos um bloqueio tão grande, nossa parte defensiva é muito boa, contando com a ajuda do saque. Assistimos o duelo da dupla alemã, analisamos alguns pontos e vamos estudar junto delas. Queremos seguir com esse mesmo ritmo e intensidade”, analisou o técnico das seleções de base femininas de vôlei de praia do Brasil, Marcelo Carvalhaes, o ‘Big’.

No naipe masculino, Rafael/Renato seguem sem perder nenhum set sequer. Nas oitavas de final, na madrugada desta sexta, alcançaram a quarta vitória por 2 sets a 0. Desta vez sobre os nicaraguenses Cascante/Lopez, com parciais de 21/12, 21/16, em 32 minutos de jogo.

A dupla comandada pelo técnico Robson Xavier encara nas quartas de final os russos Shekunov/Veretiuk, que os brasileiros já superaram neste mundial, na primeira partida da fase de grupos. O duelo ocorre à 1h (de Brasília) deste sábado (22).

Ainda nesta madrugada, Thamela e Ingridh se despediram da competição na fase de grupos. Elas foram superadas pelas alemãs Muller e Schulz por 2 sets a 1 (16/21, 21/18, 15/10), em 44 minutos, e não conseguiram avançaram para a fase de ‘mata-mata’.

Na fase de grupos, os times jogam entre si, com os primeiros de cada chave indo direto às oitavas de final, enquanto segundos e terceiros colocados disputam uma rodada eliminatória anterior, da repescagem. A competição segue em formato eliminatório com quartas de final, semifinais e disputas de bronze e ouro.

Thamela e Ingridh (FIVB)

Na última edição do torneio, em 2017, o Brasil foi campeão nos dois naipes, com Adrielson/Renato (PR/PB) e Duda/Ana Patrícia (SE/MG). O Brasil é o país com mais conquistas, tendo vencido 14 títulos, sendo seis no masculino e oito no feminino, e também o único país que conseguiu um bicampeonato nos dois naipes.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei de Praia