Siga o OTD

Vôlei de Praia

Thamela e Ingridh passam pelo classificatório no mundial sub-21

Brasileiras venceram as três partidas e agora se juntam a Vitoria e Victoria na chave principal. No masculino Lázaro Lyan e Gabriel Zuliani caíram

As brasileiras Thamela e Ingridh venceram as três partidas do classificatório e passaram para a chave principal do mundial sub-21 de vôlei de praia. No masculino Lázaro Lyan e Gabriel Zuliani caíram no segundo duelo e ficam fora.

Com isso, Thamela e Ingridh se juntam a Vitoria e Victoria, que não precisaram passar pelo classificatório, bem como Rafael e Renato no masculino. O torneio acontece na cidade de Udon Thani, na Tailândia.

A chave principal tem 32 duplas divididas em oito grupos de quatro, jogando entre si. Os três melhores avançam para a fase de ‘mata-mata’.

Thamela e Ingridh estão no grupo E, onde enfrentam na estreia as italianas Chiara They e Reka Orsi Toth. O duelo será às 23h20 desta terça-feira – manhã de quarta na Tailândia. Elas também jogarão contra as alemãs Muller e Schulz e as espanholas Carro e Álvarez.

Já Vitoria e Victoria estão no grupo B e encaram na estreia as russas Frolova e Ganenko na virada de terça para quarta-feira: 00h10 (de Brasília). Completam a chave da dupla as marroquinas Maroua a Debbab e as polonesas Stadnik e Herrmann.

Os gêmeos Rafael e Renato caíram no grupo B, onde enfrentam os russos Shekunov e Veretiuk na estreia, na madrugada desta quarta-feira à 1h (de Brasília). Também estão na chave os noruegueses Mosvold e Sunde, em duelo às 7h, e os chilenos Iglesias e Droguett, em partida que ocorre na quinta-feira (20).

O Brasil é o maior vencedor do torneio, com 14 títulos, sendo seis no masculino e oito no feminino. Na última edição do Mundial Sub-21 de vôlei de praia, em 2017, foi campeão nos dois naipes, com Adrielson/Renato e Duda/Ana Patrícia. É também o único país que conseguiu um bicampeonato nos dois naipes.

Três vitórias de Thamela e Ingridh

Thamela e Ingridh começaram a campanha no classificatório vencendo um duelo de três sets contra as espanholas Munar e González. Venceram o primeiro set por 21 a 18, tomaram o empate por 12 a 16 e superaram as adversárias no tie-break com 15 a 10 no placar.

Depois enfrentaram as alemãs Brailko e Namike e venceram com mais folga. Fizeram 2 a 0 com 21 a 15 e 21 a 18. O terceiro e decisivo duelo foi contra as checas Stochlova e Duranova e a vitória veio novamente em três sets apertados: 25/23, 18/21 e 15/9.

“Tivemos cruzamentos bastante duros, enfrentamos no jogo decisivo uma dupla tcheca que já joga etapas do Circuito Mundial adulto. As meninas cresceram muito, pareciam veteranas”, disse o técnico Marcelo Carvalhaes, o “Big”. “É a estreia da Ingridh em mundiais. Ela suportou muito bem, pois a maior parte dos saques foram nela, manteve a virada de bola. Thamela bloqueou muito bem também”, acrescentou.

No masculino Lázaro Lyan e Gabriel Zuliani venceram a primeira, um duplo 21/15 nos canadenses Abrams e Timukas, e acabaram eliminados pelos alemães Pfretzschner e Sowa por 2 a 1, com parciais de 21/15, 17/21 e 15/13.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei de Praia