Siga o OTD

Vôlei de Praia

Duplas brasileiras iniciam disputa do Mundial sub-21

Thamela/Ingridh e Lazaro Lyan/Gabriel Zuliani começam pelo classificatório; Rafael/Renato e Vitoria/Victoria já estão nos grupos

Divulgação/CBV

O Brasil inicia a participação no 17° Campeonato Mundial Sub-21 de vôlei de praia nesta terça-feira (17). Nesta temporada o torneio acontece na cidade de Udon Thani, Tailândia. A delegação brasileira é composta por quatro duplas, duas em cada naipe. O país é o atual campeão dos dois gêneros e o maior vencedor do torneio, com 14 títulos.

No naipe feminino, Thamela e Ingridh, comandadas pelo técnico Marcelo Carvalhaes, disputam o classificatório em busca de uma das últimas quatro vagas à fase de grupos. Elas terão que vencer três jogos eliminatórios para avançarem no Mundial Sub-21 de vôlei de praia.

A estreia na rodada 1 será contra as espanholas Aina Munar e Sofia González, às 22h30 desta segunda – manhã de terça-feira na Tailândia.

Ingridh, que disputará o primeiro mundial, comentou a expectativa. “É uma sensação indescritível ter essa chance, aquela coisa de querer dar meu melhor, representar meu país. É algo novo, todas as meninas já disputaram um mundial de base, e eu estou estreando. Muitas vezes eu nem acredito que estou aqui, é um sonho realizado.”

“O trabalho feito em Saquarema foi incrível, é experienciar o alto nível e o profissionalismo total, viver o que as meninas que estão disputando a corrida olímpica estão vivendo. Treinamos em três períodos, realizamos os exercícios específicos de academia, temos a recuperação com fisioterapia e criogenia, alimentação. Vamos muito bem preparadas e acreditando que, acima de tudo, já deu certo”, acrescentou a defensora da dupla.

Vitoria e Victoria, outra dupla brasileira no feminino, estão garantidas direto na fase de grupos e entram em quadra a partir de quinta-feira (20). Os grupos são divulgados na noite de quarta (19), após o final do classificatório, quando os 32 times são finalmente definidos.

No naipe masculino, quem entra em quadra primeiro é a dupla Lázaro Lyan e Gabriel Zuliani, que disputa o classificatório nos mesmos formatos do naipe feminino. O primeiro compromisso do time comandado pelo técnico Robson Xavier será às 23h20 desta segunda – manhã de terça na Tailândia – contra os canadenses Steven Abrams e Joshua Timukas.

Já os irmãos gêmeos Rafael e Renato entram direto na fase de grupos do Mundial Sub-21 de vôlei de praia, a partir de quinta-feira. Renato já tem títulos de campeão mundial Sub-19 e Sub-21, e pela primeira vez fará parceria com o irmão em um mundial de base. Ele comentou a expectativa e espera que as experiências anteriores nos torneios de base possam auxiliar dentro de quadra.

“Estou muito feliz em poder representar o Brasil em mais uma competição internacional. Estamos com as melhores expectativas possíveis. Esperamos ter uma adaptação boa ao clima, ao fuso e jogarmos bem. Disputei outros mundiais de base, espero que essa experiência ajude dentro de quadra. Rafael também já disputou torneios, mas por já ter vivido algumas coisas e ter rodado um pouco mais, vou tentar ajudá-lo. Nos conhecemos muito bem, temos um entrosamento muito bom e vamos buscar apresentar nosso melhor, a preparação em Saquarema foi excelente e nos ofereceu toda base necessária”, destacou.

Cada país pode ter até duas duplas inscritas no Mundial Sub-21 de vôlei de praia, uma já classificada direto na fase de grupos, e outra que disputará o classificatório, rodada eliminatória anterior que define as últimas quatro vagas disponíveis. Após o classificatório, os 32 times são divididos em oito grupos de quatro, jogando entre si. Os três melhores avançam para a fase de ‘mata-mata’.

As duplas realizaram a preparação com períodos de treinamento no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema (RJ). O último ocorreu no dia 3 deste mês, com apoio de profissionais de preparação física, fisioterapia, nutrição, além do estudo de vídeos. O processo também foi realizado em parceria com os centros de treinamento locais.

Na última edição do Mundial Sub-21 de vôlei de praia, em 2017, o Brasil foi campeão nos dois naipes, com Adrielson/Renato (PR/PB) e Duda/Ana Patrícia (SE/MG). O Brasil é o país com mais conquistas, tendo vencido 14 títulos, sendo seis no masculino e oito no feminino (veja todos os campeões abaixo). É também o único país que conseguiu um bicampeonato nos dois naipes.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei de Praia