Siga o OTD

Vôlei de Praia

Paraná é tetracampeão masculino sub-21. Mato Grosso do Sul ganha no feminino

A temporada 2016 do Circuito Banco do Brasil Sub-21 de vôlei de praia terminou com o Paraná conquistando o título pela quarta vez consecutiva entre os rapazes, enquanto no feminino o Mato Grosso do Sul terminou em primeiro pela primeira vez, quebrando a hegemonia sergipana. Neste domingo (02.10), Arthur Lanci/Adriélson (PR) e Victória/Taís (MS) mantiveram a invencibilidade no torneio e ficaram no lugar mais alto do pódio na etapa de Palmas (TO).

As disputas aconteceram na arena montada na praia da Graciosa e começaram cedo. Entre as meninas, Victória/Taís (MS) já tinham garantido o título da temporada de forma antecipada apenas por terem chegado à decisão. Na grande final elas venceram Vitória/Giovanna (RJ) por 2×0 (21/15 e 21/18). O bronze ficou com as cearenses Talita e Verena que levaram a melhor sobre Nicolly/Monique (PR) também em dois sets (21/17 e 21/16).

Na chave masculina a decisão do campeão da temporada também chegou antes do fim. Com três ouros nas primeiras três etapas, Adrielson/Arthur Lanci (PR) precisava apenas estar entre os medalhistas para levar o título da categoria para o Paraná pela quarta vez. E eles acabaram terminando de forma incontestável, vencendo a quarta etapa ao passar por Igor Borges/Gabriel (RJ) por 2×0 (21/17 e 22/20). Os paraibanos George e Renato Andrews chegaram em terceiro com a vitória sobre Mateus Alves/Vitor (DF) por 2×0 (21/9 e 21/11).

Após as quatro etapas, o ranking feminino terminou com o Mato Grosso do Sul em primeiro, seguido pelo Rio de Janeiro e com o Ceará em terceiro. Na disputa masculina foi o Paraná que ficou com a liderança com a Paraíba como vice e o RJ no terceiro posto.

Assim como ocorre no circuito Sub-19, o Sub-21 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas da mesma federação. Ele mantém o formato das últimas duas temporadas, com cada estado indicando suas delegações nos dois gêneros em busca do título. Além dos atletas, que podem ser alterados a cada etapa, as federações elegem um técnico. Os pontos obtidos vãos para o estado e o campeão geral é determinado ao final das paradas.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei de Praia