Siga o OTD

Vôlei de Praia

Ana Patrícia e Rebecca campeãs sem perder sets em Xiamen

Sem perder sets, Ana Patricia e Rebecca vencem os seis jogos e levam etapa de Xiamen do circuito mundial

Ana Patricia e Rebecca, Hermannova e Slukova, e Clancy e Artacho Del Solar (FIVB)

Foi uma senhora campanha das brasileiras Ana Patrícia e Rebecca na etapa de Xiamen do circuito mundial de vôlei de praia. Saíram campeãs vencendo por 2 a 0 os seis jogos que fizeram, ou seja, disputaram 12 sets e ganharam todos. Os dois últimos foram na final contra as checas Hermannova e Slukova na manhã deste domingo (28).

Como se fosse pouco, no caminho para a final eliminaram as canadenses Bansley e Brandie, dupla que entrou na etapa chinesa na primeira colocação do ranking mundial. Ana Patrícia e Rebecca começaram o campeonato em 23º lugar.

Foi a segunda etapa quatro estrelas do circuito mundial que as brasileiras venceram neste ano, o primeiro foi em Haia, Holanda, em janeiro. Na corrida olímpica do Brasil, apenas os eventos de quatro e cinco estrelas do Circuito Mundial, além do Campeonato Mundial, são contabilizados.

“Foi muito especial para nós (a vitória) por causa da proximidade dos Jogos Olímpicos. Estamos muito, muito felizes por vencer”, disse Ana Patrícia.

Final com cara de final

A final foi bem disputada. No total foram quase cem pontos disputados – 48 no primeiro set e 50 no segundo. As brasileiras venceram por 25 a 23 o primeiro e 26 a 24 no segundo. Isso sob condições climáticas desafiadoras, com muito vento na praia de Guanyinshan, onde a etapa de Xiamen foi disputada.

Bloqueio brasileiro pressionou as checas (FIVB)

As checas se adaptaram melhor no início do jogo, especialmente no saque, conseguindo tirar Ana Patrícia e chegaram a ter um set point. As brasileiras, porém, se salvaram e conseguiram virar a parcial e fazer 1 a 0.

O segundo set também foi seguindo ponto a ponto, com muitos erros de saque. E foi em um deles que Ana Patrícia e Rebecca chegaram ao match point na final da etapa de Xiamen, confirmado com um ataque de Rebecca.

Corrida Olímpica

Na corrida olímpica do Brasil, apenas os eventos de quatro e cinco estrelas do Circuito Mundial, além do Campeonato Mundial, são contabilizados, cada um com peso correspondente. Além disso, os times terão uma média dos 10 melhores resultados obtidos, podendo descartar as piores participações. Só valem os pontos obtidos juntos, como dupla.

A corrida olímpica interna das duplas brasileiras acontece em paralelo à disputa da vaga do país, que segue as regras da Federação Internacional de Voleibol. Cada nação pode ser representada por no máximo duas duplas em cada naipe.

Os países possuem quatro maneiras de garantir a vaga: vencendo o Campeonato Mundial 2019; sendo finalistas do Classificatório Olímpico, que será disputado na China, também em 2019; estando entre as 15 melhores duplas do ranking olímpico internacional; vencendo uma das edições da Continental Cup (América do Norte, América do Sul, África, Ásia e Europa). O Japão, sede, tem uma dupla em cada naipe já garantida.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei de Praia