Siga o OTD

Vôlei de Praia

Alison e Álvaro Filho avançam para o qualy da etapa de Xiamen

Dupla brasileira Alison e Álvaro Filho superou compatriotas Oscar e Thiago no country quota de etapa do circuito mundial

Alison (esq) e Álvaro Filho (Divulgação/CBV/arquivo)

A dupla brasileira Alison e Álvaro Filho superou nesta terça-feira (23) os compatriotas Oscar e Thiago pela disputa do country quota na etapa de Xiamen (China) do Circuito Mundial de vôlei de praia 2019. Com isso, o time formado recentemente ficou com a última vaga do Brasil para o classificatório, que ocorre ainda nesta terça.

Alison e Álvaro venceram por 2 sets a 0 (21/14, 21/13), em 34 minutos de duração. O country quota é disputado quando o número de duplas inscritas por um país é maior que o número máximo permitido para cada nação no torneio. Alison e Álvaro estão apenas na segunda competição juntos, tendo formado parceria em março.

Na primeira rodada do classificatório Alison e Álvaro encaram os chineses Yan e Li e em caso de vitória decidem a vaga contra quem vencer do confronto entre os poloneses Rudol/Szalankiewicz e os russos Myskiv/Kramarenko.

Outras três duplas brasileiras também estarão em ação no classificatório. André Stein e George jogam contra os chineses Dai e Chen ainda nesta terça. Em caso de vitória, disputam a vaga na fase de grupos com quem vencer do duelo entre os austríacos Winter/Horl contra os alemães Ehlers/Fluggen.

Já no naipe feminino, Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) são bye e disputam só a segunda rodada, quando encaram o time vencedor do confronto entre as australianas Laird/Becchara contra as tchecas Kubickova/Kvapilova.

Talita e Taiana (AL/CE) encaram na primeira rodada as chinesas Lingling e Li na quarta-feira (24) e em caso de vitória decidem a vaga na segunda rodada com quem vencer da partida entre as francesas Placette/Richard contra as japonesas Reika/Kaho.

Além dessas duplas, seis times, três em cada naipe, já estão garantidos na fase de grupos pelo ranking de entradas. Ágatha/Duda (PR/SE), Carol Solberg/Maria Elisa (RJ) e Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ) no feminino, e Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF), Guto/Saymon (RJ/MS) e Pedro Solberg/Vitor Felipe (RJ/PB) no masculino. Todos começam a fase de grupos da competição a partir de quinta-feira.

A fase de grupos em Xiamen terá oito chaves com quatro duplas cada, jogando entre si. Os primeiros colocados avançam direto às oitavas de final (Round 2), enquanto segundos e terceiros disputam uma rodada extra, a repescagem (Round 1), e a partir desta fase, os jogos seguem no formato de eliminatória direta, com oitavas, quartas, semifinais e finais.

As duplas campeãs em Xiamen recebem 800 pontos no ranking do Circuito Mundial e uma premiação de cerca de R$ 75 mil. A cidade chinesa recebe etapas do tour desde 2013 e o Brasil já foi campeão em três oportunidades, com Alison/Vitor Felipe (ES/PB), em 2013, Juliana/Maria Elisa (CE/RJ), em 2014, e Fernanda/Bárbara (RJ), em 2017.

Corrida Olímpica

Na corrida olímpica do Brasil, apenas os eventos de quatro e cinco estrelas do Circuito Mundial, além do Campeonato Mundial, são contabilizados, cada um com peso correspondente. Além disso, os times terão uma média dos 10 melhores resultados obtidos, podendo descartar as piores participações. Só valem os pontos obtidos juntos, como dupla.

A corrida olímpica interna das duplas brasileiras acontece em paralelo à disputa da vaga do país, que segue as regras da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Cada nação pode ser representada por, no máximo, duas duplas em cada naipe.

Os países possuem quatro maneiras de garantir a vaga: vencendo o Campeonato Mundial 2019; sendo finalistas do Classificatório Olímpico, que será disputado na China, também em 2019; estando entre as 15 melhores duplas do ranking olímpico internacional; vencendo uma das edições da Continental Cup (América do Norte, América do Sul, África, Ásia e Europa). O Japão, sede, tem uma dupla em cada naipe já garantida.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei de Praia