Siga o OTD

Vôlei de Praia

Oscar e Alison vencem de virada e faturam etapa de João Pessoa

Dupla se reuniu às vésperas da etapa em João Pessoa, mas conseguiu chegar ao ouro após derrotar de virada Evandro e Bruno Schmidt na final

Wander Roberto/Inovafoto/CBV

A dupla Oscar e Alison venceu a última etapa da temporada 2018/2019 do Circuito Brasileiro de vôlei de praia. Na final deste domingo (14), na arena montada na Praia de Cabo Branco, eles bateram Evandro e Bruno Schmidt por 2 sets a 1. Um pouco antes, Vinícius e Moisés conquistaram o bronze.

Oscar e Alison começaram mal a partida decisiva e precisaram de muita superação para vencer após cerca de uma hora de disputa. O primeiro set foi 21 a 12 para Evandro e Bruno Schmidt. No segundo Oscar e Alison venceram por 21 a 19 e, no tie-break, um apertado 16 a 14.

Alison convidou o carioca Oscar na véspera do torneio, já que, apesar de ter firmado parceria com Álvaro Filho para buscar a vaga aos Jogos de Tóquio-2020, não queria tirar a chance do futuro parceiro ser campeão brasileiro com Ricardo, título que acabou se confirmando.

Oscar, que conquistou pela terceira vez uma etapa do tour nacional, comentou a experiência de jogar ao lado do campeão olímpico. “A energia do Alison é sensacional, foi um prazer jogar esta etapa ao lado dele e ainda conseguir terminar com um título”, afirmou.  “O jogo final foi definido no detalhe, eles tinham mais responsabilidade de vencer, mas ali dentro de quadra tudo se iguala um pouco, tivemos calma e contamos com bons saques para conseguir esse ouro”.

Wander Roberto/Inovafoto/CBV

Alison, que vence pela 35ª vez uma etapa do giro nacional, também destacou a química rápida entre ambos, elogiou Oscar e lembrou que o foco agora será voltado para a corrida olímpica, no Circuito Mundial. “Oscar é um grande jogador, quando liguei para convidá-lo, sabia que ele tinha um parceiro, mas pedi que considerasse com carinho, pois estava com muita vontade de jogar em João Pessoa. Nos divertimos muito em quadra, não tínhamos tanta pressão, por não sermos parceiros habituais. Evandro e Bruno dominaram totalmente o primeiro set, são uma dupla fortíssima, mas no segundo set conseguimos melhorar o ritmo, fazer nossas jogadas. E no terceiro set, paciência e coração para não desistir”, disse Alison, que completou.

“Os últimos meses foram difíceis, com troca de parceria. Álvaro aceitou esse futuro projeto para tentarmos representar o Brasil nos Jogos de Tóquio, Ricardo nos deu a ‘benção’, e nada mais justo do que eles atuarem a última etapa juntos. Serem campeões da temporada, mereciam demais isso. E Oscar e eu conquistando o título da etapa, tudo se encaixou, foi perfeito”, comemorou o campeão olímpico.

Vinícius e Moisés

Na disputa do bronze, Vinícius e Moisés bateram os campeões gerais da temporada, Ricardo e Álvaro Filho. E precisaram suar muito em quase 1h30min. Saíram perdendo o primeiro set por 21 a 16 e só seguiram vivos na disputa porque venceram o segundo por 27 a 25. O tie-break teve placar de set normal, com 22 a 20 para Vinícius e Moisés.

Moisés, que fez aniversário neste último sábado, celebrou o presente e a evolução ao lado do parceiro. O baiano voltou ao pódio do Open após seis anos. “Estou muito feliz por essa medalha e estar participando do desenvolvimento do Vini. É um menino incrível, com muita energia, explosão, raça. Só tenho coisas boas para falar dele, um coração gigante. Era um resultado que estávamos merecendo, vínhamos fazendo bons jogos e algumas vezes escapou o pódio por um detalhe. Tudo conspirou, pois ontem fiz aniversário, completei 35 anos, e já morei aqui em João Pessoa, amo essa cidade, meus familiares estavam na torcida. Foi um jogão e uma medalha inesquecível”.

Vinícius comemorou a primeira conquista de medalha no Circuito Brasileiro Open e destacou o respeito pelos adversários, que valorizaram a conquista. “Fizemos um jogo contra uma dupla muito forte, são dois caras que levam o nome do Brasil lá fora e estão onde nós queremos estar, jogando o Circuito Mundial, consagrados. O Ricardo é meu ídolo, mas ali dentro da quadra a gente tem que esquecer tudo isso, e lembrar de todo o trabalho e superação que tivemos dia a dia antes de chegarmos ao torneio. Quero agradecer bastante o meu parceiro que me ajudou bastante, foi um monstro dentro da quadra, agradecer a Deus e dedicar esse lugar no pódio às pessoas que eu amo”

Wander Roberto/Inovafoto/CBV

Circuito Brasileiro de vôlei de praia

A final masculina fechou a etapa de João Pessoa e também temporada 2018/2019 do Circuito Brasileiro Open. No naipe feminino o título na Paraíba ficou com Fernanda Berti e Bárbara Seixas, que entraram na final de sábado (13) contra Talita e Taiana já campeãs da temporada.

O campeonato começou em setembro de 2018 em Palmas (TO) e Hevaldo e Arthur Lanci, no masculino, e Ana Patrícia e Rebecca, entre as mulheres, ficaram com a medalha de ouro. Na segunda parada, disputada no mês de outubro em Vila Velha (ES), títulos foram para Guto e Saymon e Fernanda Berti e Bárbara Seixas. Em Campo Grande (MS), em novembro, ouro de Pedro Solberg e Bruno Schmidt e Ágatha e Duda.

Já em janeiro deste ano, na retomada do tour em São Luís (MA), títulos para Ricardo e Álvaro Filho e Ana Patrícia e Rebecca. Na parada seguinte, em Fortaleza (CE), vitórias de Evandro e Bruno Schmidt e Carol Solberg e Maria Elisa (RJ). Na etapa de Natal (RN), Ana Patrícia e Rebecca e Ricardo e Álvaro Filho foram os campeões.

A competição distribuiu R$ 45 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, foram distribuídos quase R$ 500 mil por etapa.

O Circuito Brasileiro de vôlei de praia 2019/2020 só começará no segundo semestre, em setembro, com cidades que ainda serão divulgadas pela CBV. Antes, porém, ocorre a disputa do SuperPraia, torneio que reúne os melhores da temporada 18/19, em evento ‘Finals’. A competição acontece em Brasília (DF), de 22 a 25 de agosto.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei de Praia