Siga o OTD

Vôlei de Praia

Em João Pessoa, semifinais do torneio feminino são definidas

Apesar da chuva, quatro duplas avançaram e participarão das semifinais deste sábado (13): Ágatha/Duda, Taiana/Talita, Bárbara Seixas/Fernanda Berti e Maria Elisa/Carol Solberg

CBV/Divulgação

A chuva que caiu o dia inteiro em João Pessoa (PB) não estragou a festa do vôlei de praia na capital paraibana. A cidade recebe a sétima etapa Open do Circuito Brasileiro 18/19, que, nesta sexta-feira (12.04), definiu os duelos da semifinal do torneio feminino. A briga por uma vaga na grande decisão será entre Ágatha/Duda (PR/SE) e Taiana/Talita (CE/AL), e, na outra chave, Bárbara Seixas/Fernanda Berti (RJ) e Maria Elisa/Carol Solberg (RJ) medem forças pela classificação.

Os duelos das semifinais acontecem neste sábado (13.04), às 9h40 e 10h30, respectivamente (veja abaixo). Ambos terão transmissão ao vivo pela página da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) no Facebook e pelo site voleidepraiatv.cbv.com.br. As disputas de medalha serão também no sábado, a partir das 20h, exibidas exclusivamente pelos canais SporTV.

Ao lado de Duda, a paranaense Ágatha passou por Carol Horta/Ângela (CE/DF) nas quartas de final com vitória por 2 sets a 0 (21/16 e 21/19). Com cinco títulos conquistados na capital paraibana, Ágatha pode se isolar como a maior vencedora em João Pessoa. Para a bloqueadora que conta com numeroso fã clube na região, a cidade traz uma energia diferente.

“O clima em João Pessoa é sempre muito gostoso, e realmente eu tenho uma particularidade com a cidade, uma energia diferente. Aqui foi onde eu conquistei meu primeiro título em uma etapa Open. E desde então já foram cinco títulos aqui, é um lugar especial para mim. O nosso fã clube tem a maior parte das pessoas aqui, as organizadoras são de João Pessoa. E para aumentar o carinho, minha família adora vir para cá, então, aproveitando que era a última etapa da temporada eles quiseram vir dar essa força. Tem uma verdadeira bolha de amor aqui (risos), e justamente antes de uma viagem para a China para o Circuito Mundial, é uma força extra muito importante”, disse Ágatha.

As adversárias na semifinal serão Taiana e Talita que levaram a melhor sobre Tainá/Victoria (SE/MS) por 2 sets a 0 (21/19 e 21/16). Ágatha e Duda têm chance de título do Circuito Brasileiro, mas precisam ficar duas posições acima de Bárbara Seixas e Fernanda Berti (RJ).

A dupla carioca também avançou para a fase semifinal, com o triunfo sobre Vivian/Vitória (PA/RJ) por 2 sets a 0 (21/11 e 21/17). Para se sagrarem campeãs da temporada 18/19 Bárbara e Fernanda precisam vencer o próximo duelo e avançar à final.

“Estamos muito felizes de pela primeira vez estarmos concorrendo ao título do Circuito Brasileiro. Mas o mais importante de tudo é que estamos focando muito no agora, no presente, no passo a passo. Então cada vez mais estamos aprendendo a fazer isso, e de forma mais leve para nós duas. Estamos aos poucos conseguindo tirar o melhor de cada uma para o time render como um todo. E este pensamento coletivo que temos é muito bom, fico orgulhosa. E estamos fazendo nossa parte para que, como consequência, alcancemos o título”, comentou Bárbara.

Bárbara e Fernanda enfrentarão Maria Elisa e Carol Solberg (RJ), que venceram Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) por 2 sets a 1 (19/21, 21/18 e 15/13). O bom resultado deixou Carol Solberg bastante animada. Para a bloqueadora, além da vitória, o comportamento dela e da parceira dentro de quadra nos momentos mais complicados do jogo foi também digno de comemoração.

“Esta classificação na semifinal tem uma importância enorme para nós. O jogo contra a Ana e a Rebecca é sempre muito duro, todas as vezes que nos enfrentamos foi assim. É um jogo muito mental, pois os dois lados viram muita bola. E chegar em uma semifinal às vésperas de viajar para começar o Circuito Mundial dá um gás, uma sensação boa de confiança, o que é muito importante. O mais legal, na verdade, é que o jogo estava muito difícil e eu e a Maria conseguimos nos ajudar muito, ter parceria na hora da dificuldade e isso é o que mais nos dá prazer em jogar voleibol”, contou Carol Solberg.

O Circuito Brasileiro 18/19 conta com sete etapas, começando em setembro de 2018 e seguindo até abril deste ano. Na primeira etapa da temporada, disputada em Palmas (TO), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR) e Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) ficaram com a medalha de ouro. Já na segunda parada, disputada no mês de outubro, em Vila Velha (ES), títulos para Guto/Saymon (RJ/MS) e Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ).

Em Campo Grande (MS), em novembro do ano passado, ouro de Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF) e Ágatha/Duda (PR/SE). Já em janeiro deste ano, na retomada do tour em São Luís (MA), títulos para Ricardo/Álvaro Filho (BA/PB) e Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), e em Fortaleza (CE), ouro para Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF) e Carol Solberg/Maria Elisa (RJ). Na etapa de Natal (RN), título para Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e Ricardo/Álvaro Filho (BA/PB).

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. A competição distribui R$ 45 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos quase R$ 500 mil por etapa.

SEMIFINAL – TORNEIO FEMININO

Ágatha/Duda (PR/SE) x Taiana/Talita (CE/AL) – 9h40

Bárbara Seixas/Fernanda Berti (RJ) x Maria Elisa/Carol Solberg (RJ) – 10h30

Mais em Vôlei de Praia