Siga o OTD

Vôlei de Praia

Ouro e prata de novo no classificatório do Mundial Sub-21

Thamela e Vitoria e Lázaro Lyan e Matheus repetiram em Lima ouro e prata que haviam conquistado na primeira etapa, em Arica, no Chile

Pódio com todas as duplas medalhistas na etapa de Lima (Federação Peruana de Voleibol)

O Brasil conquistou neste domingo (7) medalhas de ouro e prata na segunda etapa do sulamericano classificatório do Mundial Sub-21 de vôlei de praia, disputado em Lima (Peru). No feminino, Thamela e Vitoria (ES/RJ) venceram os seis jogos que disputaram, sem perderem nenhum set sequer.

No masculino, Lázaro Lyan e Matheus (GO/SE) tiveram excelente campanha e só foram superados na decisão, contra time da Argentina.

Thamela e Vitoria confirmaram o ouro ao vencerem na decisão as peruanas Lisbeth Allcca e Medalyn Mendoza por 2 sets a 0 (21/16, 21/14). Horas antes, pela semifinal, haviam superado as argentinas Churin e Victoria também em sets diretos: 21/10, 21/13.

Vitoria analisou a medalha de ouro no primeiro torneio que disputou com Thamela. “Estamos muito felizes, conseguimos jogar muito bem juntas, muito soltas. Essa convocação foi a primeira vez que atuamos lado a lado, e conseguimos superar todas as limitações. Tivemos muita tranquilidade e paciência uma com a outra, estou feliz de ter tido essa experiência, poder representar bem o Brasil. Ela é uma menina que me passa muita tranquilidade, me ajudou demais no bloqueio. Só tenho a agradecer, a ela e ao nosso técnico nesta etapa, Ariel Uchoa”.

O resultado é uma repetição da primeira etapa, quando Thamela, jogando ao lado da sul-mato-grossense Victoria, também levou o ouro na parada realizada em Arica (Chile). Com isso, o Brasil lidera o ranking com 400 pontos.

Matheus e Lázaro Lyan

No naipe masculino, Matheus e Lázaro Lyan (SE/GO) fizeram excelente campanha vencendo os três jogos que disputaram até a final. Na decisão, os argentinos Zelayeta e Amieva levaram a melhor, com triunfo por 2 sets a 0 (21/17, 21/18), em 37 minutos.

Na primeira etapa do classificatório, Rafael e Renato (PB) também haviam ficado com a prata. O Brasil está em segundo no ranking, com 380 pontos. A Argentina, que venceu as duas etapas, lidera com 400. A competição continental tem três etapas e dará vaga ao Mundial para os cinco melhores países no ranking final, somando a pontuação obtida em todos os eventos.

A última etapa será disputada em Assunção (Paraguai), nos dias 13 e 14 de abril. Já o Campeonato Mundial Sub-21 acontece de 18 a 23 de junho, na cidade de Udonthani, na Tailândia. O Brasil é o atual campeão tanto no naipe feminino, quanto no masculino.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei de Praia