Siga o OTD

Vôlei de Praia

Definida chave principal do vôlei de praia em Natal

Oito duplas venceram todos os seus jogos nas classificatórias e se jutam às 16 melhores do ranking que já estavam garantidas

Oito duplas conseguiram vaga na chave principal masculina da etapa de Natal do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia. A fase classificatória aconteceu nesta quarta-feira (20), na arena montada no Forte dos Reis Magos.

Para chegar lá, as duplas venceram os dois jogos que fizeram e agora se juntam às 16 melhores do ranking, que já estavam garantidas. Os jogos seguem nesta quinta-feira (21) com o início da fase de grupos do torneio masculino e a disputa da fase classificatória no torneio feminino.

O destaque do dia ficou com o estreante Matheus (SE), que conseguiu a vaga pela primeira vez e se emocionou. Ele joga com Lázaro (GO). “Só tenho que agradecer todos que me apoiaram e fizeram com que eu estivesse aqui, minha família, meu parceiro Lázaro, que jogou muito bem, os meus companheiros de treino. Estou muito feliz, agora vamos com tudo para o torneio principal”, disse. “Meu sonho finalmente chegou, vou poder enfrentar atletas que via pela televisão e eram ídolos. Espero que façamos um bom trabalho”.

Além deles, também conseguiram a vaga Felipe Cavazin/Matheus Maia (PR/RJ), Adelmo/Arthur (BA/MS), Fábio Bastos/Álvaro Andrade (CE/SE), Léo Gomes/Ferramenta (RJ), Renato/Rafael (PB), Lipe/Nilton (CE/RO) e Marcus Carvalhaes/Márcio Gaudie (RJ).

Já estavam garantidos Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF), Pedro Solberg/Vitor Felipe (RJ/PB), Guto/Saymon (RJ/MS), Álvaro Filho/Ricardo (PB/BA), Thiago/George (SC/PB), Eduardo Davi/Adrielson (PR), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR), Léo Vieira/Jô (DF/PB), Averaldo/Bruno de Paula (TO/AM), Harley/Luciano (DF/ES), Oscar/Bernardo Lima (RJ/CE), Anderson Melo/Jefferson (RJ/CE), Fernandão/Ramon Gomes (ES/RJ), Moisés/Vinícius (BA/ES) e Márcio Araújo/Allison (CE/SC).

Saída de Alison/André Stein

Após anunciarem o fim da parceria, Alison e André Stein (ES) retiraram a inscrição para a disputa da etapa de Natal (RN). Alison jogará agora com Álvaro Filho (PB), mas o paraibano fará a despedida do time que formava com Ricardo (BA) no torneio. E George (PB), que passará a atuar com André Stein (ES), também fará a despedida do time com Thiago (SC).

Sem a confirmação da inscrição de Alison/André, uma vaga se abriu e um dos times derrotados no classificatório conseguiu avançar. Por terem melhor ranking entre os times superados nesta quarta-feira, Rafael e Pedro Resende (PR/PB) avançaram para a fase de grupos.

Na fase de grupos, os três melhores de cada chave avançam para a segunda fase, quando a competição segue com oitavas de final, quartas de final, semifinais e disputas de medalha.

Circuito Brasileiro

O Circuito Brasileiro 18/19 conta com sete etapas, começando em setembro de 2018 e seguindo até abril deste ano. Na primeira etapa da temporada, disputada em Palmas (TO), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR) e Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) ficaram com a medalha de ouro. Já na segunda parada, disputada no mês de outubro, em Vila Velha (ES), títulos para Guto/Saymon (RJ/MS) e Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ).

Em Campo Grande (MS), em novembro do ano passado, ouro de Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF) e Ágatha/Duda (PR/SE). Já em janeiro deste ano, na retomada do tour em São Luís (MA), títulos para Ricardo/Álvaro Filho (BA/PB) e Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), e em Fortaleza (CE), ouro para Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF) e Carol Solberg/Maria Elisa (RJ).

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. A competição distribui R$ 45 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos quase R$ 500 mil por etapa.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei de Praia