Siga o OTD

Vôlei de Praia

Briga pelo título geral esquenta etapa de Natal

Etapa do Rio Grande do Norte é a penúltima do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia

Créditos: Ana Patrícia/Inovafoto/CBV

O Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia 2018/2019 desembarca nesta semana em Natal (RN), para a sexta e penúltima etapa da temporada. E a briga pelo título geral está mais acirrada do que nunca, com times empatados na liderança do ranking. Por isso, o torneio na capital potiguar, que vai de quarta-feira (20.03) a domingo (24.03), pode ser decisivo para as pretensões das equipes na busca pelo troféu.

O tour nacional é composto por sete etapas e são contabilizados os seis melhores resultados conquistados pelas duplas (possibilidade de um descarte). No naipe feminino, Fernanda e Bárbara Seixas (RJ) somam 1.600 pontos, mas com os descartes, possuem 1.360 pontos, mesmo número de Ágatha/Duda (PR/SE). Carol Solberg e Maria Elisa (RJ), campeãs da edição 17/18, aparecem logo em seguida, com 1.320 pontos.

Fernanda Berti destacou a busca pelo título ao lado de Bárbara, mas lembrou de que o planejamento dos times foi pensado para atingir o ápice durante a corrida olímpica.

“Durante esse período entre a etapa de Fortaleza e a etapa de Natal intensificamos os treinos, aumentando o volume de trabalho, dando mais intensidade. O objetivo das duplas neste ano é a corrida olímpica, mas sempre vamos para as etapas pensando em conseguir o melhor resultado possível. Mas estar na disputa do título é uma motivação grande. É a primeira vez que nosso time está brigando para ser campeão geral do Circuito Brasileiro, estamos trabalhando, evoluindo para estarmos no nosso melhor. E se for possível aliar isso com a conquista do título brasileiro, melhor”, destacou Fernanda.

Duda também comentou a chance de vencer o título brasileiro geral pela primeira vez na carreira, mas lembrou que a melhor estratégia é pensar sempre no próximo jogo.

“Sempre temos esse foco, é a vontade de qualquer time ser campeão brasileiro e poder marcar o nome na história. Mas ainda temos duas etapas pela frente, Natal e João Pessoa. Temos que pensar jogo a jogo, focar em cada objetivo e no final, se tivermos sido as melhores, poder comemorar. Não adianta pensar lá na frente, precisamos jogar cada partida da melhor maneira. Mas tenho muita vontade de conquistar essa competição”, declarou.

No naipe masculino, Eduardo Davi e Adrielson (PR) possuem 1.320 pontos, mas com o descarte do pior resultado, aparecem atrás de dois times: Guto/Saymon (RJ/MS) e Ricardo/Álvaro Filho (BA/PB), que somam 1.280 pontos no ranking geral.

Os pontos são computados apenas nos torneios que as duplas disputam conjuntamente, por isso, nomes como Alison, André Stein, Evandro, Bruno Schmidt, Pedro Solberg e Vitor Felipe, que realizaram trocas durante a temporada, estão distantes da briga pelo título.

A etapa de Natal (RN), a sexta da temporada 2018/2019 do Circuito Brasileiro, contará com 24 duplas em cada naipe. Os 16 times mais bem colocados no ranking de entradas já estão garantidos na fase de grupos, enquanto outras oito vagas permanecem ‘abertas’ e serão decididas no torneio classificatório, com a presença das duplas estrangeiras. Os homens jogam na quarta-feira, e as mulheres, no dia seguinte.

As partidas também serão transmitidas ao vivo pelo site voleidepraiatv.cbv.com.br e pelo Facebook da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), a partir de quinta-feira (21.03).  Já as disputas de medalha dos dois naipes, no domingo (24.03), serão exibidas ao vivo exclusivamente pelos canais SporTV.

A entrada ao público na arena montada no Forte dos Reis Magos é franca e os atletas participarão de sessões de autógrafo e visitas sociais na véspera da competição.

O Circuito Brasileiro 18/19 conta com sete etapas, começando em setembro de 2018 e seguindo até abril deste ano. Na primeira etapa da temporada, disputada em Palmas (TO), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR) e Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) ficaram com a medalha de ouro. Já na segunda parada, disputada no mês de outubro, em Vila Velha (ES), títulos para Guto/Saymon (RJ/MS) e Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ).

Em Campo Grande (MS), em novembro do ano passado, ouro de Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF) e Ágatha/Duda (PR/SE). Já em janeiro deste ano, na retomada do tour em São Luís (MA), títulos para Ricardo/Álvaro Filho (BA/PB) e Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), e em Fortaleza (CE), ouro para Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF) e Carol Solberg/Maria Elisa (RJ).

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. A competição distribui R$ 45 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos quase R$ 500 mil por etapa.

Ranking Geral Masculino com descarte
1º – Guto/Saymon (RJ/MS) – 1.280 pontos
2º – Ricardo/Álvaro Filho (BA/PB) – 1.280 pontos
3º – Eduardo Davi/Adrielson (PR) – 1.080 pontos
4º – Hevaldo/Arthur (CE/PR) – 1.080 pontos

Ranking Geral Feminino com descarte
1º – Ágatha/Duda (PR/SE) – 1.360 pontos
2º – Fernanda Berti/Bárbara (RJ) – 1.360 pontos
3º – Carol Solberg/Maria Elisa (RJ) – 1.320 pontos
4º – Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) – 1.280 pontos

AGENDA DO DIA

abr 23 04:00 Etapa de Xiamen do Circuito Mundial de vôlei de praia Alison/Álvaro Filho 2 Thiago/Oscar 0 abr 23 05:00 Mundial de tênis de mesa Gui Lin (BRA) 0 Hitomi Sato (JAP) 4 abr 23 07:00 Challenger de Francavilla Aldin Setkic (BOS) 0 Thomaz Bellucci (BRA) 2 abr 23 07:30 Mundial de tênis de mesa Bruna Takahashi (BRA) 4 Judith Morales (CHL) 0 abr 23 08:30 ITF do Cairo Despina Papamichail (GRE)/Simona Waltert (SUI) Jennifer Dourado (BRA)/Tina Smith (AUS) abr 23 08:30 ITF do Cairo Minami Akiyama (JAP)/Yuka Hosoki (JAP) Julia Konishi (BRA)/Katya Malikova (UCR) abr 23 09:10 Mundial de tênis de mesa Gustavo Tsuboi (BRA) 0 Cristian Pletea (ROM) 4 abr 23 09:10 Mundial de tênis de mesa Vitor Ishiy (BRA) Can Akkuzu (FRA) abr 23 10:00 Mundial de tênis de mesa Thiago Monteiro (BRA) Marcos Freitas (POR) abr 23 10:00 Mundial de tênis de mesa Felipe Olivares (CHL) Eric Jouti (BRA) abr 23 10:30 ITF de Santa Margherita Di Pula Gabriela Cé (BRA) Federica Bilardo (ITA) abr 23 10:50 Mundial de tênis de mesa Hugo Calderano (BRA) Horacio Cifuentes (ARG) abr 23 11:30 Etapa de Medellín da Copa do Mundo de tiro com arco Qualificação – Recurvo masculino Marcelo Costa (BRA) abr 23 11:30 Etapa de Medellín da Copa do Mundo de tiro com arco Qualificação – Recurvo masculino Marcus D’Almeida (BRA) abr 23 11:40 Mundial de tênis de mesa Bruna Takahashi (BRA)/Andrea Todorovic (SER) Chantal Mantz (ALE)/Sabine Winter (ALE) abr 23 12:00 ATP 500 de Barcelona Ivan Dodig (CRO)/Edouard Roger-Vasselin (FRA) Bruno Soares (BRA)/Jamie Murray (GBR) abr 23 12:25 Mundial de tênis de mesa Eric Jouti (BRA)/Gustavo Tsuboi (BRA) Nandor Ecsecki (HUN)/Adam Szudi (HUN) abr 23 12:25 Mundial de tênis de mesa Lin Yun-Ju (TPE)/Wang Tai-Wei (TPE) Vitor Ishiy (BRA)/Thiago Monteiro (BRA) abr 23 14:00 Bruna Takahashi (BRA) Suh Hyowon (COR) abr 23 15:00 Campeonato Brasileiro Sub-17 de futebol masculino - Grupo B Corinthians São Paulo abr 23 15:30 ITF de Bucaramanga Sofia Galvis (COL)/Mariana Borges (BRA) Daniela Carrillo (COL)/Maria Romero (COL) abr 23 16:00 Etapa de Medellín da Copa do Mundo de tiro com arco Qualificação – Composto masculino Bruno Brassaroto (BRA) abr 23 16:00 Etapa de Medellín da Copa do Mundo de tiro com arco Qualificação – Recurvo feminino Ane Marcelle dos Santos (BRA) abr 23 17:00 Campeonato Brasileiro Sub-17 de futebol masculino - Grupo A Cruzeiro Sport abr 23 18:00 Pan-Americano de levantamento de peso 49kg Luana Madeira abr 23 18:00 Pan-Americano de levantamento de peso 49kg Natasha Figueiredo abr 23 21:30 Superliga de vôlei masculino - Final Sesi EMS Taubaté Funvic abr 23 21:30 Challenger de León Thiago Wild (BRA) Adrian Maceiras (ESP) abr 23 22:00 Etapa de Pequim da Copa do Mundo de tiro esportivo Carabina 3 posições 50m – Qualificação – Dia 2 Leonardo Moreira abr 23 22:00 Etapa de Pequim da Copa do Mundo de tiro esportivo Carabina 3 posições 50m – Qualificação – Dia 2 Cassio Rippel

Mais em Vôlei de Praia