Siga o OTD

Vôlei de Praia

Brasil avança para as semifinais e já garante medalha no Chile

Com três duplas, Brasil vai às semifinais de etapa do Chile do Circuito Sul-Americano e garante ao menos uma medalha no torneio

Créditos: Divulgação/TopComunicaciones

O Brasil avançou com três duplas às semifinais e já garantiu ao menos uma medalha na segunda etapa do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia 2019, disputado na cidade de Coquimbo, no Chile. No feminino, Tainá/Victoria (SE/MS) e Carolina Horta/Ângela (CE/DF) venceram seus duelos do dia, enquanto Jô/Léo Vieira (PB/DF) se classificou entre os homens.

Neste domingo (03.02), pelas semifinais, Tainá e Victoria encaram as argentinas Ana Gallay e Pereyra, enquanto Carolina Horta e Ângela enfrentam as irmãs colombianas Claudia e Andrea Galindo, garantindo no pior cenário um bronze ao Brasil. No masculino, Jô e Léo Vieira duelam contra os primos chilenos Marco e Esteban Grimalt por um lugar na decisão da etapa. As finais também ocorrem no domingo, dia de encerramento da etapa.

Carolina Horta e Ângela começaram o dia superando as paraguaias Filippo e Poletti por 2 sets a 0 (21/10, 21/15), ainda pelo grupo C, do qual saíram em primeiro lugar. Horas mais tarde, pelas quartas de final, vitória contra as chilenas Mardones e Natalia por 2 sets a 0 (21/10, 24/22). A dupla chega à semifinal com quatro vitórias e nenhum set perdido. Carol Horta analisou o desempenho e a expectativa para a próxima fase.

“Tivemos dois jogos bastante bons neste sábado, Ângela e eu conseguimos manter bem a tática proposta e a concentração. No duelo contra o Chile, acabamos oscilando um pouco no segundo set, elas cresceram na partida com o apoio da torcida, mas tivemos tranquilidade para administrar o momento e avançar à semifinal. Estou feliz pelo crescimento da nossa equipe, nos conhecendo cada vez mais, evoluindo nosso jogo. Vamos manter a mesma postura amanhã para buscar uma medalha para o Brasil”, destacou.

Tainá e Victoria também mantiveram os 100% de aproveitamento no torneio. Elas venceram pela fase de grupos as peruanas Serna e Allcca por 2 sets a 0 (21/12, 21/16), avançando em primeiro lugar na chave B. Nas quartas de final, triunfo sobre as paraguaias Michelle e Erika, com parciais de 21/13, 21/19, garantindo presença na semifinal.

Pelo torneio masculino, Jô e Léo Vieira abriram o dia superando os equatorianos Leon e Joel por 2 sets a 0 (21/11, 21/13), garantindo o primeiro lugar do grupo B. Pela mesma chave, Hevaldo e Arthur Lanci (CE/PR) também venceram, superando os colombianos Murray e Manjarres por 2 sets a 0 (21/15, 21/16), indo às quartas de final em segundo do grupo.

Jô e Léo Vieira voltaram a vencer horas mais tarde, eliminando os chilenos Zavala e Lammel por 2 sets a 0 (21/13, 21/14) e garantindo presença na semifinal. Já Hevaldo e Arthur acabaram superados pelos argentinos Azaad e Capogrosso: 2 sets a 1 (21/12, 17/21, 15/10), encerrando participação no torneio na quinta colocação.

Os pontos obtidos em cada etapa vão para o país, de acordo com a classificação final da melhor dupla de cada nação nos eventos. Ao final, os pontos são somados e o país na liderança do ranking é declarado campeão geral.

Na primeira etapa da temporada, em São Francisco do Sul (SC), o Brasil conquistou a medalha de ouro no naipe feminino, com Josi/Neide (SC/AL), liderando o ranking geral com 200 pontos. No torneio masculino, Thiago e George (SC/PB) levaram a medalha de bronze, somando 160 pontos. O Chile lidera com 200, e a Argentina soma 180.

O Circuito Sul-Americano contará em 2019 com cinco etapas regulares e dois torneios ‘Finals’, com maior pontuação e premiação, sendo um para o naipe masculino, e outro para o naipe feminino. Além de São Francisco do Sul, estão confirmadas etapas em Coquimbo (Chile), Lima (Peru), Brasília (DF) e Camaçari (Bahia). Os torneios ‘Finals’ serão em Resistência (Argentina), para o naipe feminino, e Brasil, em cidade à definir, no masculino.

Mais em Vôlei de Praia