Siga o OTD

Vôlei de Praia

Semifinais masculinas são definidas na etapa do Brasileiro

Wander Roberto/Inovafoto/CBV

As semifinais do torneio masculino na etapa de São Luís (MA) do Circuito Brasileiro de vôlei de praia foram definidas nesta sexta-feira (25.01), após a disputa de 12 partidas pelas oitavas e quartas de final. Os confrontos por um lugar na decisão terão a presença de dois campeões olímpicos, um deles que levou o título na última etapa realizada no Maranhão. A entrada é gratuita na arena montada na Lagoa da Jansen, na Ponta do Farol.

A primeira semifinal terá o campeão olímpico Bruno Schmidt (DF) e seu parceiro Pedro Solberg (RJ) enfrentando Guto/Saymon (RJ/MS) às 11h10 (de Brasília, 10h10 no horário local). Pouco depois, às 12h, Ricardo (BA), campeão olímpico e vencedor da última etapa em São Luís, em 2014, e Álvaro Filho (PB) jogam contra Thiago/George (SC/PB). Os duelos serão transmitidos ao vivo no Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol.

Os jogos pela disputa de bronze e a final do torneio masculino ocorrem ainda no sábado, a partir das 17h (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal SporTV 2. No mesmo dia também serão disputadas partidas pela fase eliminatória do torneio feminino.

Ricardo e Álvaro Filho avançaram nesta sexta-feira ao superar nas oitavas de final Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR) por 2 sets a 0 (21/13, 21/12), e nas quartas de final, Averaldo/Bruno (TO/AM), também em sets diretos (21/11, 21/14). O campeão olímpico Ricardo analisou o bom desempenho até aqui em São Luís (MA), onde foi campeão em 2014.

“Eu acredito que o diferencial deste começo foi o tempo que tivemos de treinamento em João Pessoa, foram pouco mais de duas semanas, e isso faz uma diferença muito grande. Intensificamos bastante os treinamentos e isso trouxe benefícios. Estamos reeditando esta parceria. Temos mais jogos ainda neste sábado, espero que a gente consiga manter o ritmo bom que tivemos até aqui, jogando bem, pois isso motiva e dá segurança para nós como equipe visando os objetivos futuros”, disse Ricardo, ouro nos Jogos de 2004.

Os adversários serão Thiago e George (SC/PB), que chegaram à semifinal ao eliminarem nas oitavas de final Harley/Jeremy (DF/RJ), por 2 sets a 1 (19/21, 23/21, 11/15), e nas quartas de final o campeão olímpico Alison e seu parceiro André Stein (ES) por 2 sets a 0 (21/17, 21/17).

Campeão da etapa passada do Circuito Brasileiro, em Campo Grande (MS), no final de 2018, o campeão olímpico Bruno Schmidt destacou o alto nível do torneio como base para representar bem o Brasil nas competições internacionais da temporada.

“O nosso objetivo no Circuito Brasileiro é justamente estar sempre entre os quatro primeiros. O circuito é excelente para testarmos nossa dupla, experimentarmos coisas novas, e chegar mais bem preparados nos eventos internacionais, representando o Brasil. Lá fora, as outras duplas já vem fazendo uma preparação mais reforçada, mesmo não tendo o clima como o nosso, mas estão investindo na estrutura e treinando em outros locais. No Circuito Brasileiro a gente não foca nos resultados, isto é consequência. O que nos importa é a nossa dedicação, o esforço dentro de quadra, estar sempre nos exigindo o máximo”, avaliou.

Pedro/Bruno encara Guto e Saymon (RJ/MS), que avançou ao eliminar nas oitavas de final Moisés/Vinícius (BA/ES) por 2 sets a 0 (21/19, 21/17), e nas quartas de final Jô/Léo Vieira (PB/DF), vencendo por 2 sets a 1 (25/27, 21/17, 13/15).

Na primeira etapa da temporada, disputada em setembro de 2018, em Palmas (TO), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR) e Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) ficaram com a medalha de ouro. Já na segunda parada, disputada no mês de outubro, em Vila Velha (ES), títulos para Guto/Saymon (RJ/MS) e Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ). Em Campo Grande (MS), em novembro, ouro de Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF) e Ágatha/Duda (PR/SE).

Após São Luís (MA), outras três etapas da temporada 18/19 serão realizadas. Fortaleza (CE) será palco das disputas em fevereiro, de 20 a 24 de fevereiro. Natal (RN) sediará a sexta etapa, de 20 a 24 de março, enquanto João Pessoa (PB) fecha o circuito, de 9 a 14 de abril.

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. A competição distribui R$ 45 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos quase R$ 500 mil por etapa.

SEMIFINAIS – TORNEIO MASCULINO
Pedro/Bruno Schmidt (RJ/DF) x Guto/Saymon (RJ/MS) – 11h10
Ricardo/Álvaro Filho (BA/PB) x Thiago/George (SC/PB) – 12h

Mais em Vôlei de Praia