Siga o OTD

Vôlei de Praia

Oitavas terá duelo entre campeões olímpico e mundial em São Luís

Wander Roberto/Inovafoto/CBV

As 16 duplas classificadas às oitavas de final da etapa de São Luís (MA) do Circuito Brasileiro de vôlei de praia no naipe masculino foram conhecidas nesta quinta-feira (24.01). Os times disputaram 26 jogos pela fase de grupos na arena montada na Lagoa da Jansen, na Ponta do Farol, com boa presença de público. E a próxima fase promete ainda mais emoções, como o duelo entre um campeão olímpico e um mundial.

Bruno Schmidt (DF), ouro nos Jogos Rio 2016, e seu parceiro Pedro Solberg (RJ) terão confronto com Evandro, campeão mundial em 2017, e seu parceiro Vitor Felipe. A partida será transmitida ao vivo no Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), às 11h30 (de Brasília). As demais partidas acontecem às 12h20 (veja confrontos abaixo). No mesmo dia também acontecem os jogos da fase de grupos do torneio feminino.

Tanto Pedro/Bruno Schmidt quanto Evandro/Vitor ficaram em segundo em suas chaves, vencendo um jogo e perdendo outro. Os seis times que terminaram o primeiro dia com duas vitórias seguidas foram Eduardo Davi/Adrielson (PR), Harley/Jeremy (DF/RJ), Averaldo/Bruno (TO/AM), Jô/Léo Viera (PB/DF), Moisés/Vinícius (BA/ES) e Ricardo/Álvaro Filho (BA/PB).

Harley, campeão do Circuito Mundial em 2008, comentou o bom começo da dupla com o norte-americano Jeremy em São Luís, superando no segundo jogo do dia o campeão olímpico Alison e seu parceiro André Stein (ES), campeão mundial.

“Nós temos uma sintonia muito boa dentro de quadra, apesar de não treinarmos juntos. Isso faz com que o jogo flua. Sempre estávamos pegando ‘pedreiras’ e tropeçando. E hoje conseguimos colocar em prática o que alinhamos. Somos bons sacadores, mas muitas vezes pecamos por excesso, forçando. Equilibramos mais o saque, soubemos desacelerar, tem que saber a hora de utilizar. E é bom começar o ano assim, vitórias que dão confiança para que a gente suba mais um degrau”, analisou o brasiliense.

Quem também celebrou foi o manauara Bruno, que passou boa parte de 2018 se recuperando de uma cirurgia no joelho. Foram duas vitórias e o primeiro lugar da chave, que o defensor destacou como evolução de um time formado poucos meses atrás.

“Averaldo e eu estamos tocando esse trabalho, confiando nessa equipe para 2019, após toda a superação do último ano. Tivemos um primeiro desafio na última semana, quando ficamos em quinto no Circuito Sul-Americano, aumentamos o entrosamento. Mas sabemos que os resultados vão aparecer gradativamente, não ganhamos nada, o Circuito é muito concorrido, mas estou feliz, começar com duas vitórias é sempre positivo”, analisou.

Álvaro Filho, medalhista pan-americano, também analisou o início de competição na capital maranhense. Ao lado do campeão olímpico Ricardo, eles superaram na segunda rodada Pedro Solberg e Bruno Schmidt por 2 sets a 1, garantindo a liderança da chave A.

“Enfrentar Pedro Solberg e Bruno Schmidt sempre será muito difícil, um jogo muito mental, muito estratégico. E o calor está grande. Ricardo teve muita força interior, muita superação, jogou demais, o mérito todo vai para ele. Fico feliz de começar bem 2019, estamos no começo do torneio, ainda tem muita coisa pela frente, mas vamos batalhar sempre”, analisou.

Os times que sofreram duas derrotas seguidas nesta quinta-feira foram eliminados na primeira fase. São eles: Álvaro Andrade/Fábio (SE/CE), Allison Francioni/Márcio Araújo (SC/CE), Léo Gomes/Márcio Gaudie (RJ), Bernardo Lima/Luccas (CE/SP), Alyson/Allyson Lima (CE), Rafael/Renato (PB), Lipe/Gabriel Santiago (CE/DF) e Ramon Gomes/Fernandão (RJ/ES).

Na primeira etapa da temporada, disputada em setembro de 2018, em Palmas (TO), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR) e Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) ficaram com a medalha de ouro. Já na segunda parada, disputada no mês de outubro, em Vila Velha (ES), títulos para Guto/Saymon (RJ/MS) e Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ). Em Campo Grande (MS), em novembro, ouro de Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF) e Ágatha/Duda (PR/SE).

Após São Luís (MA), outras três etapas da temporada 18/19 serão realizadas. Fortaleza (CE) será palco das disputas em fevereiro, de 20 a 24 de fevereiro. Natal (RN) sediará a sexta etapa, de 20 a 24 de março, enquanto João Pessoa (PB) fecha o circuito, de 9 a 14 de abril.

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. A competição distribui R$ 45 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos quase R$ 500 mil por etapa.

OITAVAS DE FINAL- TORNEIO MASCULINO

Eduardo Davi/Adrielson (PR) x Matheus Maia/Vinícius (RJ) – 11h30
Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF) x Evandro/Vitor Felipe (RJ)- 11h30
Jô/Léo Vieira (PB/DF) x Oscar/Luciano (RJ/ES) -11h30
Moisés/Vinícius (BA/ES) x Guto/Saymon (RJ/MS) – 11h30
Averaldo/Bruno (TO/AM) x Jefferson/Anderson Melo (CE/RJ) – 12h20
Ricardo/Álvaro Filho (BA/PB) x Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR) -12h20
Alison/André Stein (ES) x Miguel/Raul (MS/SE) – 12h20
Harley/Jeremy (DF/RJ) x Thiago/George (SC/PB) – 12h20

Mais em Vôlei de Praia